Boa intenção longe de virar realidade

por Carlos Britto // 06 de junho de 2012 às 09:05

A Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou recentemente um projeto de lei, de autoria do vereador Osório Siqueira (PSB), determinando aos estabelecimentos de compras a substituição de sacolas plásticas por recicláveis. Mas por enquanto, a boa intenção deve ficar apenas nisso.

Num conhecido hipermercado em Petrolina, as sacolas retornáveis já existem, e são vendidas (sim, vendidas) a R$ 2,88.

Pelo projeto, a prefeitura daria um prazo aos estabelecimentos para substituir as sacolas. Mas, e aquelas ecologicamente corretas? Serão distribuídas ou a população teria de comprá-las? Essa é a questão que parece, ainda, em aberto.

Boa intenção longe de virar realidade

  1. ANTONIO disse:

    INFELIZMENTE FAZEM AS LEIS E QUEM PAGA A CONTA É SEMPRE O CONSUMIDOR.

    1. um alguém disse:

      eu não acho que deveriam acabar com as sacolinhas + prefiro a ideia das sacolas biodegradaveis (pois elas se decompoe rapidamente) porque ao invés de pagarmos R$2,80 por uma sacola “retornável” os supermercados não “dão” (como as antigas, com preços embutidos (centavos)) sacolas biodegradáveis, assim ninguem reclama dos valores e quem ganha somos nós e, principalmente o meio ambiente!

  2. lu disse:

    na minha opinião as sacolas não retornáveis devem sim serem vendidas, desde que seja um preço acessível, no máximo 2, 00, pois você já viu alguém valorizar algo dado? se as sacolas forem dadas as pessoas ao irem aos supermercados não “lembrarão” de leva-las, afinal elas já se encontrarão lá como as outras, as de plástico, e assim o processo continuará o mesmo, mudando somente o de material de fabricação das mesmas.

    1. Carla disse:

      Concordo plenamente!E que as sacolas sejam de qualidade,com reforço nas alças.È apenas uma questão de hábito,depois que acostumar até mesmoaqueles que adoram as sacolinhas para usar nas lixeiras dos banheiros,vão ter que adotarem a técnica de dobradura com jornal e assim substituir as sacolas pelo jornal,já que se trta de “lixo seco”.Vamos fazendo esas pequenas mudanças,para que os grandes resultaados aconteçam.
      Um abraço!

    2. Osvaldo disse:

      Concordo !

  3. Desgoverno disse:

    O mesmo erro cometido em São Paulo, está sendo cometido aqui.
    As sacolas tidas como “erradas”, eram/são cobradas dos consumidores, seu preço já é embutido (em centavos claro) no preço dos alimentos, etc.
    As sacolas lá foram removidas, mas, o preço não caiu, o consumidor paga ainda pelas sacolas, assim como paga pelas ecologicamente corretas. Logo, acabamos pagando 2 vezes por sacolas. No final, apenas o consumidor paga por tudo, além dos impostos.

    O erro em si não é tirar a sacola, isso acho plausível, mas, sim obrigar o consumidor a pagar 2 vezes literalmente, para sair de tal problemas, somos obrigados a levar outros tipos de sacolas ou comprar compartimentos (engradados para arrumar a feira dentro do porta-mala, evitando ficar tudo solto), é justamente ai onde se encontra o erro.

  4. lu disse:

    Sobre o comentário do Antônio, acredito que a conta será paga por todos se nossa consciência ambiental não mudar. Sim, as empresas vão economizar com a proibição do uso das sacolas plásticas, mas acredito que a humanidade economiza muito mais com atitudes como essa!

  5. claro disse:

    no ÚNICO hipermercado de Petrolina agente TEM que comprar as sacolas. E o valor da sacolinha de plástico que é embutido no preço dos produtos continua. Essas medidas são boa é pro comerciante que continua com o mesmo preço sem ter que gastar com sacolas.

  6. Petrolinese disse:

    Sou a favor da proibição da sacolinhas plasticas do supermerdados, mas essas sacolas ecologicamente correta estão muito caros, axo q ñ deve passar de 30 centavos, dependendo, de qnts vezes pd ser utilizados e o tamanho tbm.

  7. Lu Oliveira disse:

    Isto é meio de roubo! Aqui em SP eu não deixei de pagar caro pelos produtos, e pelas sacolas. Só quem lucra são os donos de supermercados, pois não tem mais os custos com sacolas. E o meio-ambiente? … As embalagens dos produtos são do que hein? Tenha paciência.. E dinheiro tbm, p/ sustentar estas decisões.

    1. WALTER COSTA disse:

      O PROBLEMA É DO GOVERNO BASTAVA TER SACOLAS COM CORES DIFERENTE. A DE PAPEL, A DE METAL, A DE VIDRO, A DE ORGÂNICO. E FAZER A MUDANÇA NOS COLETORES, SEJA FIXO OU MÓVEL, COM RECIPIENTES SEPARADOS E UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO. POR QUE TUDO HOJE JÁ VEM EMBALADO. SÓ AS SACOLINHAS DE NADA VAI ADIANTAR. POR QUE NINGUÉM MECHE COM A COCA-COLA. COM SUAS GARRAFAS PET.

  8. Cheira Xereka disse:

    Brincadeira isso!!!!!!!!

  9. WALTER COSTA disse:

    Eu só queria saber o q vão fazer com as embalagens dos alimentos, por que tudo que vc compra já vem embalado. bolacha,macarrão, café, tudo e isso depois também vai para o lixo. a sacolinha só faz carregar tudo de uma vez só. e virou a bola sete da vez, isso só funcionava no tempo do meu avô, que tinha budega e se compra as coisas a granel, ai sim vc levava a sua vasilha do café, do arroz do óleo e etc.
    TEM MESMO É Q CONSCIENTIZAR O POVO A SEPARAR O LIXO.
    PAPEL, PLASTICO, METAL, ORGÂNICO. CADA SACO COM SUA COR DE IDENTIFICAÇÃO.

  10. PETROLINENSE disse:

    Que povo mesquinha desgraçado!. pagar centavos para não ter a cidade suja… saiam de Petrolina, por favor!

  11. Yutaka disse:

    Ainda acho que o consumidor que faz uso de sacolas “ecológicas” deveria ganhar um desconto no valor da compra!

  12. Luana Amorim disse:

    O preço até acho acessível,porém ,tem pesssoas que realmente não tem condições de adquirir uma sacola dessas,às vezes vão ao supermercado comprar algo com o dinheiro já contado.É difícil,nesses casos,exigir que todos tenham sua própria sacola.

  13. Osvaldo disse:

    Sacolas retornaveis devem ser vendidas, sim. Se cliente não quiser pode usar caixas, outras sacolas. Se forem oferecidas cliente vai pegar cada vez que vai na loja e nada muda, muda que teria mais lixo. UMA dessas sacolas pode ser usada meses.

  14. Crítico disse:

    É MUITA BESTEIRA DESSE OSORIO SIQUEIRA!!!
    O POVO IMUNDO E MAL EDUCADO É QUE SUJAS AS RUAS DAS CIDADE.
    QUER SER ECOLOGICAMENTE CORRETO?? ENTÃO VAMOS ACABAR COM TODA E QUALQUER EMBALAGEM PLASTICA QUE EXISTA!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários