Biometria: TRE-PE fecha 1º mutirão do ano com mais de 16 mil atendimentos no Estado

por Carlos Britto // 02 de fevereiro de 2026 às 10:00

Foto: Ascom TRE-PE/divulgação

O terceiro mutirão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) – o primeiro neste ano -, iniciado na última quinta-feira (29/01) e encerrado sábado (31/01), realizou 16.191 atendimentos em todo o Estado nos três dias da ação. Desse total, 4.515 ocorreram no último dia. A maioria dos eleitores que procuraram as unidades da Justiça Eleitoral buscou o serviço de atualização do cadastro, que envolve a coleta da biometria: foram 8.838 atendimentos, representando 54,58% do total.

A emissão do 1º título foi o segundo serviço mais solicitado, com 5.422 atendimentos (33,49%), seguido pelas solicitações de transferência de domicílio eleitoral, com 1.931 (11,93%). Um novo mutirão já tem data marcada para acontecer: dias 26, 27 e 28 de fevereiro.

Os dados deste mutirão mostram um avanço no número de atendimentos em comparação ao anterior. No mutirão de novembro, o primeiro do TRE-PE visando as Eleições 2026, foram atendidos 19.517 eleitoras e eleitores; em dezembro, quando foi realizado o segundo, foram 13.368 atendimentos. Somados todos os mutirões, foram 49.076 atendimentos.

Na realização deste mutirão, nos últimos três dias, o TRE-PE estendeu o horário de expediente em duas horas, com funcionamento das 8h às 16h, e abriu todas as suas unidades no sábado. O objetivo foi ampliar a capacidade de atendimento e de acesso ao eleitor aos serviços da Justiça Eleitoral, buscando evitar filas no período próximo ao fechamento do cadastro, no dia 6 de maio, data limite para tirar o 1º título ou regularizar pendências para as Eleições 2026.

Uma das unidades mais procuradas neste mutirão foi a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) do Recife, a principal unidade do TRE no Estado, com 11 pontos de atendimento. As gêmeas Ana Vitória de Miranda e Ana Clara de Miranda, estudantes de 16 anos, moradoras do bairro do Ibura, na Zona Sul da capital, compareceram à unidade, neste sábado, para tirarem o 1º título. Elas explicaram o motivo de efetuarem a inscrição como eleitoras. “A gente queria saber como é a experiência de votar, a sensação de votar. Fomos incentivadas por uma tia, que agendou o atendimento, e foi tudo muito tranquilo”, disse Ana Vitória, acompanhada da irmã.

Sem filas

Apesar da procura, não houve registro de filas. Os eleitores foram atendidos nos horários agendados e, em alguns casos, houve encaixes. O diretor-geral, Orson Lemos, acompanhou pessoalmente os atendimentos no Recife e em Jaboatão dos Guararapes. Ele avaliou de forma positiva a realização do mutirão, com a mobilização dos eleitores, e confirmou a realização do próximo no final de fevereiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários