
Um dos mais importantes patrimônios da cultura de Petrolina chega ao seu centenário na próxima terça-feira (21), dia do aniversário da cidade.
A Banda 21 de Setembro receberá, por conta disso, uma homenagem à altura da Câmara de Vereadores: todos os seus integrantes serão condecorados com a medalha Dom Malan. A iniciativa partiu da vereadora Raimunda Sol Posto (DEM).
A entrega da honraria acontecerá na próxima segunda-feira (20) à noite, em sessão solene na Casa Plínio Amorim, a partir das 19h.



Ironia
Os tempos mudam
A 21 foi fundada pra não entrar Dem
Um contraponto do PDS à UDN, hoje DEM
pericles nunes
presidente da 21 de setembro
Desculpe
do PSD
Louvável a condecoração pela Câmara de Vereadores. Ao nosso ver, porém, independentemente de homenagem com conotação política, ou não, a Filarmônica 21 de Setembro é um patrimônio de Petrolina, e deve ter comemorado o seu centenário de uma forma bem mais abrangente e com uma série de homenagens públicas que tornem divulgado mais explicitamente para a população o seu valor histórico e cultural.. Dá pra se lamentar que ao completar um século de existência (a duras penas) a nossa “Banda de Música” conte ainda com um número tão reduzido de participantes, apesar do visível amor à causa que estes demonstram ter e da capacidade e brilho com que o conjunto nos brinda com o seu diversificado repertório. Espera-se que os órgãos competentes instituam um concurso (ou coisa parecida) para atrair mais músicos para compô-la, e que lhes sejam fornecidos novos instrumentos e todas as condições de funcionamento, para que possamos vê-la vigorosa e cada vez mais importante enchendo de melodias as ruas de nossa cidade! É importante mesmo que o poder público apóie e reconheça com méritos, sempre, os valores que formam o seu patrimônio cultural em qualquer que seja a área. Parabéns pelo aniversário, não só à Banda Filarmônica 21 de Setembro, mas ao nosso município!
JOTA MILDES
-jornalista e escultor-