Devido à baixa quantidade no estoque do banco de leite, o Hospital Dom Malan (HDM) através do Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (Biama), convoca doadoras para contribuir com o excedente de leite produzido ao banco de leite do hospital. As nutrizes devem procurar o Biama para realizar um cadastro e ainda receber toda a orientação sobre o processo de coleta e armazenagem.
Por ser referência em gestações de risco o hospital possui um grande numero de recém nascidos prematuros, o que eleva o consumo do leite, e as doadoras são imprescindíveis para a manutenção do estoque. Atualmente o Biama conta apenas com 6 doadoras, o que é insuficiente.,Dde acordo com Maria das Dores Silva, enfermeira responsável pelo Biama, são necessárias no mínimo 12 doadoras.
“A rotatividade das doadoras é muito alta, já que a medida que a produção cai as doadoras vão deixando o banco de leite, o que é doado representa apenas 10% do leite produzido, por esse motivo que permanentemente fazemos a campanha para convocar doadoras, já que nossa demanda interna não pára. E principalmente nessas épocas de festas como carnaval e férias nosso numero de doadoras fica bastante comprometido”, destaca Maria das Dores.
As doadoras realizam um cadastro e recebem toda a orientação para coleta e armazenagem do leite. Já o hospital cede os vidros esterilizados para a armazenagem, encarregando-se ainda de fazer a coleta da produção na residência das doadoras.
O Biama realiza atualmente cerca de 30 atendimentos diários, oferecendo gratuitamente orientações às nutrizes sobre a importância e os benefícios da amamentação, atendendo não só as pacientes do Hospital Dom Malan, mas também de todas as maternidades públicas e privadas da região. As interessadas em doar podem entrar em contato com o Biama que fica na Avenida Joaquim Nabuco, S/N , Centro, ou pelo telefone (87) 3866-4667.



Tive a oportunidade de conhecer o trabalho dessa equipe que por sinal é belíssimo por isso faço esse apelo para as mamães que tenham essa curiosidade de conhecer o BIAMA, assim como eu tive e fiquei encantado com o trabalho deles, e fiquei triste por saber a dificuldade que essa instituição passa, como eles mesmos ressaltaram são apenas 6 doadoras, é um número insuficiente para a necessidade. Hoje é meu próximo que está precisando amanhã poderá ser eu, pense nisto…