Bancários de Pernambuco rejeitam proposta e iniciam greve por tempo indeterminado

por Carlos Britto // 30 de setembro de 2014 às 08:20

Em assembleia na noite desta segunda-feira (29), na sede do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, na área central do Recife, os bancários rejeitaram mais uma proposta de reajuste salarial e aprovaram para esta terça-feira (30) o início de greve por tempo indeterminado. A parada afeta os clientes dos bancos públicos e privados. Em Pernambuco, são mais de 12 mil funcionários que atuam em cerca de 600 agências bancárias. Segundo a classe trabalhadora, a greve é uma resposta para as instituições financeiras, que não atenderam nenhuma reivindicação da Campanha 2014.

Com a paralisação, os clientes não poderão acessar o interior das agências que estarão fechadas, com isso, serviços como debitar cheques, receber cartões, retirar empréstimos ficam suspensos. Poderão ser realizadas apenas tarefas oferecidas nos terminais de autoatendimento,como saques, pagamentos e transferências. De acordo com a presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Jaqueline Mello, as agências contarão apenas com a presença dos gerentes, que poderão resolver questões especiais.

Os bancários pernambucanos não são os únicos a cruzar os braços. Em todo País a categoria segue mobilizada. Os trabalhadores alegam que a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) tem feito propostas inaceitáveis e que não garantem nenhum aumento real. Até agora, foram oito rodadas de negociações desde a entrega da pauta, em 11 de agosto. A última paralisação nacional dos bancários ocorreu entre setembro e outubro do ano passado e durou mais de 20 dias.

Entre outras reivindicações, eles defendem um aumento de 12,5%, com ganho real de 5,8%. Para o cálculo da inflação foi utilizado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que acumulou alta de 6,35% no período de 12 meses encerrado em agosto. A data base dos bancários para renegociar os contratos coletivos de trabalho é 1º de setembro. No último sábado (27), a federação ofereceu um reajuste de 7,35% nos salários, na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e nos valores dos vales e auxílios. Para o piso da categoria, o reajuste oferecido foi de 8%.

Nesta segunda-feira (29), O Procon orientou, em nota, os consumidores a continuarem pagando suas contas, o que pode ser feito pela internet, nos caixas eletrônicos, casas lotéricas, supermercados e agências dos Correios. A Fenaban ainda esclareceu que apenas 10% das operações bancárias são feitas por meio das agências. (fonte:NE10)

Bancários de Pernambuco rejeitam proposta e iniciam greve por tempo indeterminado

  1. Luis Fernando disse:

    Na última greve os bancários do Banco do brasil e da Caixa desabilitaram das máquinas de auto-atendimento a opção de depósito e recolheram todos os envelopes que possibilitam isso. Fui lesado, pois os débitos em conta continuam a ser realizados normalmente e não consegui depositar um cheque sequer em minha conta na Caixa. Cheguei a fazer uma denúncia no MPT e no MPPE, mas nada aconteceu.

    Só para constar: Os bancários estão entrando em greve pelo 11º ano consecutivo. Já está mais tradicional que o especial do Roberto Carlos. Considerando que essa categoria possui umas das médias salariais mais altas do país e todo ano entram em greve, lesando um monte de clientes, espero, do fundo do meu coração, que ganhem uma banana.

    Ah! Os bancos tem muito lucro! Simples. Juntem-se e, ao invés de se mobilizarem para parar de trabalhar, abram um banco ganhando a metade dos lucros exorbitantes que eu viro cliente na hora.

  2. maria disse:

    A população é quem fica prejudicada. Vamos nos unir para por fim a esta palhaçada. Se for o caso até obrigar o Ministério Público a dar parecer favorável à população que é quem sustenta os bancos e paga os salários desse povo. Formar vários grupos e entrar com ação coletiva, todos de uma vez, não é possível que um juiz desse não se sinta prejudicado por esta arbitrariedade dos bancários. O pior é que quando terminam as greves, o serviço piora mais ainda.

  3. Sangia disse:

    No fim desta manhã os terminais da Caixa Economica da agência do River Shopping já estão sem dinheiro e sem envelopes para depósito. Coincidência?!

  4. Simplício disse:

    Sacanagem dos bancários. Como farão os candidatos compradores de cabos eleitorais e de eleitores? Greve assim na última hora? Como danado vão conseguir dinheiro em espécie pra pagar os votos? Comprar com cheque é perigoso. Será que foram tão cautelosos e sacaram com antecedência?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários