Bahia tem o maior aumento da taxa de homicídios em 10 anos, indica Ipea

por Carlos Britto // 21 de dezembro de 2013 às 21:30

Entre 2000 e 2010, a Bahia deixou de ser o quinto estado com a menor taxa de homicídios do Brasil para assumir a incômoda 24ª colocação entre as capitais com a maior concentração de assassinatos a cada 100 mil habitantes.

Os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), relativos a estudo divulgado nesta sexta-feira (20), apontam que a Bahia é o estado que apresenta o maior crescimento percentual da taxa de homicídios da última década. O aumento registrado é de 339,5% , já que a taxa passou de 9,4 para 41,1.

Na região Nordeste, conforme o estudo, apenas o estado do Pernambuco conseguiu reduzir a quantidade de assassinatos na última década. Em 2000, o estado apresentava taxa de homicídios de 54 (a cada 100 mil habitantes). Dez anos após, a taxa caiu para 39,2, uma redução de 27,5% . Os demais estados nordestinos, assim como a Bahia, presenciaram o aumento do números de assassinatos: Sergipe (+43,1%), Piauí (+67,6%), Ceará (+92,4%), Paraíba (156,7%), Alagoas (160,6), Rio Grande do Norte (184,6) e Maranhão (273).

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), por meio da assessoria de comunicação, afirma que não comenta este tipo de estudo por considerar que as metodologiais aplicadas nas avaliações são pouco precisas. A SSP diz que estados como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, não contabilizam como homicídios os casos de pessoas encontradas mortas com marcas de tiros, sem que as circunstâncias dos crimes tenham sido apuradas.

“Aqui, qualquer corpo que apareça com bala é homicídio. Lá [SP e RJ], consideram como ‘caso a investigar’. Cada estado adota um forma diferenciada de avaliar. A Bahia acaba sendo penalizada nestes estudos, porque adota uma metodologia mais precisa”, considera a secretaria.

Conforme o Ipea, além de questões econômicas, como melhoria de renda, o estudo realizado aponta como fatores que influenciaram o aumento das taxas na década o maior investimento federal na segurança pública – como o lançamento do I Plano Nacional de Segurança Pública e de campanhas de desarmamento -, bem como políticas conduzidas pelos próprios Estados. (de Agência)

Bahia tem o maior aumento da taxa de homicídios em 10 anos, indica Ipea

  1. Luiz disse:

    Conversa Secretário, o crescimento da violência na Bahia é pública e notória. É a falência da segurança pública e provar isto é só ver circulando nas ruas principalmente das cidades do interior, as viaturas sucateadas da policia militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…