Com cerca de 60 integrantes representando os 14 Comitês de Bacias Hidrográficas Estaduais, a delegação da Bahia marcará presença no 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que acontece entre os dias 8 e 13 de setembro, em Vitória (ES). A expectativa é fortalecer o intercâmbio de ideias, refletir sobre os desafios da gestão participativa da água e ampliar a presença baiana em debates estratégicos sobre crise climática, governança e sustentabilidade hídrica.
A delegação baiana é composta pelos três segmentos dos Comitês de Bacias – poder público, usuários da água e sociedade civil – e está confirmada em diversos painéis do evento, com representantes atuando como moderadores e palestrantes. A programação inclui temas como mudanças climáticas, monitoramento inteligente da água, usos não consuntivos, mediação de conflitos e justiça climática.
A delegação baiana também terá protagonismo em painéis estratégicos da programação. Larissa Cayres, membro dos Comitês das Bacias dos Rios Grande, Corrente e Paramirim e Santo Onofre, será uma das palestrantes no painel “Água em Disputa: Mediação de Conflitos, Pactuação e Governança Hídrica em Tempos de Crise”.
Além do painel “Água em Disputa: Mediação de Conflitos, Pactuação e Governança Hídrica em Tempos de Crise”, os representantes da Bahia estarão presentes nas mesas de discussão que terão temas como “Monitoramento Inteligente da Água: Tecnologia na Gestão Hídrica”, “Clima, Cultura e Território: Vozes que Resistem à Crise”, “Gestão da Água: Conexões que Fortalecem” e “Usos Não Consuntivos da Água: Desafios e Potenciais na Sustentabilidade Climática”. O ENCOB é considerado o principal fórum de diálogo entre os Comitês de Bacias Hidrográficas do país, reunindo representantes dos poderes públicos, usuários e sociedade civil para discutir os rumos da gestão dos recursos hídricos no Brasil. A programação completa está disponível pelo link https://www.even3.com.br/26-encob-575839/.


