A partir desta sexta (4), 36 municípios que apresentam altos índices de risco de dengue vão receber mensagens via celular com informações sobre como prevenir a dengue. Desses municípios, 3 são baianos e 10 pernambucanos. Ao todo, 6,2 milhões de pessoas, usuárias de todas as operadoras, vão receber os torpedos.
De acordo com o Ministério da Saúde, as mensagens serão enviadas para os 24 municípios em situação de risco de surto e para as 12 cidades que apresentaram incidência igual ou maior que 200 casos de dengue por 100 mil habitantes no último trimestre de 2010.
Os torpedos vão repassar orientações sobre como manter residências e locais de trabalho livres do mosquito transmissor da dengue. A mensagem vai alertar ainda sobre o risco de surto na região onde a pessoa mora e terá como complemento a frase “Cuide da sua casa, fale com seus vizinhos. Se você agir, podemos evitar a doença”.
O Ministério da Saúde trabalha com três níveis de incidência de dengue para classificar a doença em relação à população: baixa incidência (quando há até 100 casos por 100 mil habitantes), média incidência (de 100 a 300 casos por 100 mil habitantes) e alta incidência (a partir de 300 casos por 100 mil habitantes), podendo indicar epidemia.
Abaixo, a lista de municípios com alta infestação por larvas do Aedes aegypti, o mosquito da dengue:
Epitaciolândia (AC)
Rio Branco (AC)
Humaitá (AM)
Itabuna (BA)
Ilhéus (BA)
Simões Filho (BA)
Caetanópolis (MG)
Governador Valadares (MG)
Santa Cruz de Minas (MG)
Afogados da Ingazeira (PE)
Araripina (PE)
Bezerros (PE)
Camaragibe (PE)
Floresta (PE)
Ouricuri (PE)
Pesqueira (PE)
Santa Cruz do Capibaribe (PE)
Serra Talhada (PE)
Timbaúba (PE)
Caicó (RN)
Ceará-Mirim (RN)
Mossoró (RN)
São Miguel (RN)
Porto Velho (RO)



a dengue é uma doença que atinge principalmente a classe + pobre.por isso que ainda não descobriram uma vacina pra tal.diferente da gripe suina .que é uma doença de todas as classes. um abraço.
nossa ernui que indiotice o mosquito ao picar uma pessoa ele não indentifica se e pobre ou rico o mosquito se prolifera em todas as partes isso depende do cuidado de cada morador em suas residencias sem descriminação de classe ou raça.