Bahia e Pernambuco entre os Estados com mais inscritos na Prova Nacional Docente

por Carlos Britto // 14 de outubro de 2025 às 15:30

Foto: Ilustrativa – arquivo Blog

A primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), que será aplicada no próximo dia 26 de outubro, superou a marca de 1 milhão de inscritos em todo o país. O exame tem o objetivo de auxiliar estados e municípios na seleção de professores para as redes públicas de ensino. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), foram 1.086.914 inscrições confirmadas, sendo a Bahia o quinto estado com maior número de participantes (55.320) e Pernambuco o sétimo (46.452). O ranking é liderado por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A maior parte dos candidatos é da área de Pedagogia, com 560.576 inscritos (51,58%), seguida por Letras – Português (73.187), Matemática (72.530) e Educação Física (65.911).Apelidada de “Enem dos Professores”, a PND vai avaliar 17 áreas de licenciatura, entre elas: Artes Visuais, Biologia, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química.

A prova será voltada a dois públicos principais: Estudantes concluintes de licenciatura em 2025, inscritos no Enade das Licenciaturas, como parte da avaliação de seus cursos e Professores já formados, que poderão usar o resultado em concursos e seleções públicas das redes de ensino que aderiram à PND. Ao todo, 1.508 municípios de 22 estados adotarão a nota da PND como etapa de admissão ao magistério público.

O exame será composto por 30 questões objetivas e uma discursiva sobre temas ligados à prática docente e mais 50 questões de múltipla escolha, voltadas ao conteúdo de cada licenciatura. A aplicação ocorrerá em 750 cidades de todos os estados e no Distrito Federal. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com início da prova às 13h30 e término às 19h (horário de Brasília). O Cartão de Confirmação, com o local de prova, será disponibilizado nos próximos dias no Sistema PND, acessível com login do Gov.br. (Fonte: Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários