Bahia começa a distribuir vacina contra dengue produzida pelo Butantan

por Carlos Britto // 27 de fevereiro de 2026 às 18:32

Foto: divulgação/arquivo

A vacina contra a dengue produzida 100% no Brasil pelo Instituto Butantan começou a ser distribuída na Bahia nesta sexta-feira (27). De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), neste primeiro momento a imunização será destinada exclusivamente aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS). Para receber a dose, é necessário ter entre 15 e 59 anos e não ter recebido nenhum outro imunizante contra a dengue.

Entre os profissionais contemplados nesta etapa estão médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem; Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs); odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, profissionais das equipes multiprofissionais, nutricionistas e farmacêuticos.

A vacina é aplicada em dose única e pode ser administrada tanto em pessoas que já tiveram dengue (soropositivas), quanto naquelas que nunca foram infectadas (soronegativas).

Ainda não há definição sobre quando a vacinação será iniciada nas cidades baianas. Segundo a Sesab, a estratégia será progressiva, acompanhando o cronograma de envio das doses pelo Ministério da Saúde. A orientação é que cada município organize seu planejamento estratégico para a aplicação das doses conforme o recebimento dos imunizantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários