A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) participou, na última quarta-feira (13), do seminário ‘Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Mudará Pernambuco’, promovido pelo portal Movimento Econômico e realizado no auditório da CDL. A iniciativa integra uma série de encontros itinerantes que percorrem arranjos produtivos locais e reforçam a importância da mobilização social e política em torno da conclusão do equipamento logístico, incluindo o trecho pernambucano.
Principal financiadora da ferrovia, a Autarquia aproveitou o evento para ouvir a sociedade e destacar que o empreendimento é um projeto regional com potencial de se tornar ainda mais estratégico para a economia e a integração logística do Nordeste.
O debate ocorrido em Petrolina concentrou-se na retomada do projeto do ramal ferroviário Petrolina–Salgueiro, interrompido em 1992. Parceria entre a Sudene e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizará estudo de viabilidade, que deverá ser concluído até o primeiro semestre de 2026. Serão avaliados aspectos técnicos, socioambientais e econômicos, com o objetivo de conectar o polo de fruticultura do Vale do São Francisco ao entroncamento da Transnordestina, integrando a produção local à malha ferroviária nacional.
O evento foi prestigiado por lideranças políticas locais, representantes de universidades, trabalhadores dos arranjos produtivos locais e movimentos sociais. A próxima edição do evento ocorreu nesta sexta (15), em Araripina, município estratégico do polo gesseiro no Sertão do Araripe.



So conversa fiiada e promessa eleitorera
É melhor esperar sentado que em pé cansa! Até hoje Petrolina espera a ferrovia “Recife ao São Francisco”, anunciado nos anos 1850’s.