Atuação da Univasf poderá abranger parte de Minas Gerais

por Carlos Britto // 16 de novembro de 2011 às 18:44

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1584/11, do deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que autoriza a Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) a estender suas atividades à região de Minas Gerais banhada pelo rio São Francisco.

Instituída em 2002, a Univasf tem sede em Petrolina e autorização para atuar em todo o semiárido nordestino com a missão de integrar e desenvolver o potencial econômico, social e cultural da região.

O autor explica que, no entanto, ficaram fora da área de atuação da instituição quase uma centena de municípios de Minas Gerais, que também integram o semi-árido brasileiro. “A expansão da atuação da universidade muito contribuirá para o desenvolvimento da região mineira do Vale do São Francisco, cuja população é constituída, em sua maior parte, por jovens carentes, sem fácil acesso ao ensino superior de qualidade e à formação de alto nível para o trabalho”, argumenta o deputado.

Motivo justo
Atualmente, os campi universitários da Univasf oferecem mais de trinta cursos de graduação; quatro programas de pós-graduação em nível de mestrado, nas áreas das ciências da natureza, ciências agrárias, veterinária e das engenharias; além de programas e projetos de extensão em diversas áreas.

Recentemente, a Univasf expandiu sua ação para o Piauí. Segundo Eduardo Azeredo, não há motivo então para excluir da atuação da universidade a área contígua da região mineira do vale, “justamente o local onde nasce o rio São Francisco e em que se situa a maior parte de sua bacia hidrográfica”.

O deputado sustenta que a ampliação justifica-se plenamente, tendo em vista que a Univasf tem o objetivo de desenvolver projetos de extensão e pesquisas visando à revitalização do São Francisco e também à melhoria das condições de vida das populações ribeirinhas.

Tramitação
Sujeito à apreciação conclusiva, o projeto foi distribuído às Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.(Da Agência Câmara)

Atuação da Univasf poderá abranger parte de Minas Gerais

  1. Professor disse:

    Avisem, por favor, ao nobre deputado e aos demais desinformados que a Univasf, diferente do texto da matéria: “Recentemente, a Univasf expandiu sua ação para o Piauí”, atua no Piauí, mas precisamente, na Serra da Capirava – São Raimundo Nonato, desde a sua fundação, portanto, há sete anos.

  2. Wilzembergue disse:

    A finalidade de uma Universidade quando é implantada em uma região é o desenvlvimento da mesma se tratando de formação dos jovens dessas regiões. Más será que a Univasf com sua adoção do Sisu, onde jovens de outras regiões(sul e sudeste) do país vem e tomam vagas de pessoas que realmente merecem por se localizarem nessas regiões esta desenvolvendo 100 % nossa região? Esta certo que a Univasf alavancou vários serviços más como é um orgão para a passagem da educação não vem fazendo isso. Me respondam uma coisa! Será que um jovem de outra região que se formar em Medicina ficará aqui ? Lógico que não! conclui-se que esse mesmo jovem levará tal desenvolvimento contigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários