Em mais uma edição da Campanha ‘Eu Viro Carranca em Defesa do Velho Chico’, que marca o dia de conscientização ambiental acerca do Rio São Francisco e também para comemorar o Dia do Meio Ambiente (5 de junho), duas atividades foram realizadas na manhã desta sexta-feira (3) em Petrolina.
A primeira delas foi um plantio simbólico de mudas de caraibeira e ingazeira; a outra foi a soltura de 70 mil alevinos da espécie Piau e Curimatã, no povoado de Pedrinhas.
Para o diretor de projetos da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Victor Flores, o peixamento representa muito para a bacia e sustentabilidade para os pescadores. “Hoje ribeirinhos de toda a bacia estão unidos com ações pelo Velho Chico. O povoamento de peixes, além de mais vida para o rio, também é uma ferramenta de economia e educação ambiental para os pescadores“, comentou. Ele aproveitou para pedir a atenção dos pescadores para o período.
A ação é de iniciativa da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), que teve a participação dos alunos e professores da Escola Municipal Francisco Rodrigues de Santana e da Escola Estadual Adelina Almeida; da Colônia de Pescadores de Pedrinhas; de professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf); e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).


