O atendimento no Expresso Cidadão em Petrolina, sobretudo, no setor destinado ao Detran, tem sido alvo de queixas da população.
Neste mês, a situação fica ainda pior. Os vencimentos das placas de automóveis em Pernambuco ocorrem justamente em março. Isso faz aumentar o movimento de pessoas em busca de serviços relacionados ao IPVA.
Os proprietários de veículos procuram o órgão para imprimir seus documentos, pegar boletos, consultar dados, etc. Centenas de pessoas diariamente se dirigem ao local, o tumultuo de gente provoca estresse. As agressões verbais usuários e funcionários são freqüentes e às vezes se tornam, quase agressões físicas.
Usuários que preferem não se identificar acreditam que tudo isso ocorre devido à falta de um painel eletrônico de senhas, que caso existisse poderia ordenar melhor o atendimento.
Fica a sugestão à Secretaria de Administração de Pernambuco, responsável pela gestão do Expresso Cidadão.



O povo reclama de tudo, acabei de chegar do Expresso e fui muito bem atendida, o pior era antes quando não tinha nada disso. Pensem um pouco antes de criticar!!!!!
reclamam de tudo mesmo, gente sem educação o povo desta terra é criticado por muitos pela falta de princípios!
Isso é uma imitação mal feita do SAC da Bahia que ganhou vários prémios internacionais pelo serviço. Expresso cidadão tem Atendimento ruim, tempo demais e só propaganda.
É o Pacto Pela Vida que o governador da Bahia copiou ate o nome? vc não fala ne?
o expresso foi um ganho para nossa cidade, não se pode avaliar o atendimento num momento de pico em função do IPVA.
Mas não existiu aqui crítica relacionada aos atendentes, muito menos a ultilidade pública que tem o expresso cidadão. realemnte antes quando não existia o expresso era pior, mas não é por isso que temos que nos conformar com o que acontece por lá. Esse problema do painel de fichas já é muito antigo, e pelo jeito não vão resolver é nunca. Se existisse, a coisa ficaria muito mais organizada.
Na Biblioteca Virtual o atendimento é bom, MAS tem vários computadores que não estão funcionando. Porque? Tão novos? Kd a assistência técnica? É dinheiro público PARADO!
Realmente posso falar por experiência própia, estive no expresso essa semana e fui altamente mal atendida. O que aconteceu foi: Tive lá pela manhã estava lotado eu não pude esperar, perguntei para atendente qual o horário de funcionamento e ela me informou que é de 08 as 20, entao sai do trabalho as 18, fui em casa pegar meu filho e me diriji pra lá. Quando cheguei lá faltava exatamente 20 minutos para as 20h, estavam tres atendentes sentadas batendo papo e dando risadas, eu perguntei como fazia pra pegar a ficha e ela simplesmente bem mal eduacada, com cara de abuso me respondeu que já tinha encerrado a entrega. Eu questionei que estava dentro do horário, ela virou pra mim e disse que se eu estivesse achando ruim procurasse a supervisora. Mas ela falou achando que eu não ia, e eu fui. Procurei o supervisor, por sinal bem educado e me atendeu, resolveu o meu problema dentro de 2 minutos. Sai de lá bastante irritada. Eu estava toda certa, tentanto resolver um problema, com meu filho de 1 ano no braço e uma atendente imcompetente e preguiçosa vir tirar onda com a minha cara. Isso é um desrespeito grande. Precisa-se ser visto quem quer realmente trabalhar, quem não quer desoculpa o lugar…
pior é para quem precisa fazer a prova eletrônica do detran, os computadores trava e os alunos são reprovado e os coordenadores não fazem nada.
O expresso cidadão tem muitas qualidades, mas tb tem muitos problemas que precisam ser resolvidos. Problemas de fácil solução: falta de um painel de senhas, falta de cabine para fazer as provas eletrônicas, já que sem isso, o barulho é muito grande pra quem faz as provas, realmente os computadores da biblioteca virtual estão parados muitos deles, pouquíssimas cadeiras para os requerentes se acomodarem.
o que seria de Petrolina e região se não fosse o expresso cidadão não é verdade? E mesmo assim ao que parece, o governo do Estado não tá nem aí, não resolve nenhum dos problemas. Até quando????? Acho também que falta uma boa administração ao estabelecimento aqui em Petrolina.
Nenhum orgao publico funciona num horario tao extendido como o Detran do Expresso Cidadao. Sao 12 horas, de segunda a sexta, e ainda funciona aos sabados. Nao entendo pq as pessoas ainda reclamam tanto. Se ja tem umas 50 pessoas para serem atendidas ate as 20h, é claro que tem parar a entrega de senhas, pq o governo, com certeza nao paga hora extra para os funcionarios, que estao ali gritando, chamando senha o dia inteiro, e a culpa nao é deles. Acho correto reivindicar sim a chegada de um painel eletronico, de mais cadeiras, espaço adequado para prova eletronica, isso é o minimo que o governo tem que disponibilizar depois de receber bilhoes em IPVA e tantos outros impostos. Mas de horario nao reclamem. A Ciretran esta la, funcionando ate as 13h sem emissao de documentos e serviços de habilitaçao.
Já trabalhei no expresso e presenciei tudo isso que está sendo falado Aqui. ainda além disso tudo que tá sendo falado aqui e que é verdade, além de todos esses problemas que existem desde o começo, não há valorização dos funcionários. O Governo do estado paga uma miséria aos funcionários e há mais de 5 anos nunca houve um aumento salário. Muitas promessas foram feitas com relação a isso, e nunca cumpridas, só ilusão para os funcionários. Nem vale-transporte os funcionários tem, nem aqui nem em nenhum expresso cidadão de Pernambuco. Boas pessoas trabalham lá, muitas pessoas dedicadas, mas muitas estão desmotivadas. POr isso mesmo que saí de lá. É melhor trabalhar no comércio do que no expresso. VALORIZAÇÃO ZERO AOS FUNCIONÁRIos.!
Confrontando a sua resposta com o que Karolyne disse acima, não acho justo o fato do servidor estar desmotivado e extravasar sua indignação contra o cidadão que precisa ser atendido. Mas achei muito válido o apoio que você está registrando aqui aos atendentes desse órgão diante de uma realidade que você conviveu.
no DEtran da areia branca tem uma máquina só pra imprimir boletos, tipo um caixa eletrônico. pq não colocam uma dessas no espresso também? fica a sugestão.
ME REVOLTEI ONTEM NO EXPRESSO. NÃO OUVIR MINHA SENHA SENDO CHAMADA E TIVE QUE PEGAR OUTRA E TINHA MAIS DE 40 PESSOAS NA MINHA FRENTE DEPOIS DE TER ESPERADO UMAS 20. O PÔVO NÃO É OBRIGADO HÁ TER QUE OUVIR OS GRITOS DOS FUNCIONÁRIOS. E TIVE QUE FIKAR EM PÉ O DIA TODO PORQUÊ NAO TINHA CADEIRA PRA CENTAR. GOSTO MUITO DO EXPRESSO, TENHO AMIGOS QUE TRABALHAM ALI, MAS NO MÊS DE MARÇO É SEMPRE A MESMA COISA. BURRICE DO GOVERNO COLOCAR O VENCIMENTO TUDO EM MARÇO.
esse povo só reclama. ruim com o expresso pior sem ele. e se vocês reclamam de lá, vão lá no detran pra ver como é muito pior.
Isso é atitude de conformismo. Somos contribuintes e não temos direitos de reclamar por um serviço mal prestado? O que se precisa aprender é dirigir a reclamação a quem de direito e da forma adequada, e não agredindo as pessoas que estão apenas cumprindo com o seu dever.
Por isso que as coisas continuam ruins e a tendência é piorar, pois o conformismo com a má educação do povo, o mal atendimento e a grosseria é algo comum.
Vejo as pessoas serem desrespeitadas e não fazem nada; pessoas furando fila e as outras olhando e não fazem nada e acham ruim quando alguém reclama de alguma coisa, mesmo estando no seu direito e que a reclamação vai beneficiar a todos…
Busquem seus direitos, reclamem dos atendimentos mal feitos, briguem para serem respeitados, como pessoa, cidadão e contribuinte.
Agora uma observação, sou daqui mas conheço gente de vários lugares e a critica é realmente a má educação das pessoas; são grossas e preguiçosas..parece até que tem emprego sobrando na cidade. (claro que tem exceção, mas fica aqui um alerta. Talvez se os funcionários passassem por treinamento e fiscalização, as coisas seriam melhores.
Sejam cidadãos de verdade e não apenas figurinistas, pois a vida é de verdade e não uma novela com final feliz.
Liguei pra ouvidoria do estado ontem para reclamar do expresso cidadão petrolina. REclamei da falta do painel e de cadeiras. Me falaram que iriam avaliar e rezolver o problema mas acho meio difícil. Parabéns carlos britto por representar o povo aqui no seu blog. Amanhã vou procurar saber quem é o gerente do Expresso pra falar com ele pessoalmente.
A Ouvidoria é um canal importante para que a população faça suas críticas e dê suas sugestões. Se as pessoas que se sentem insatisfeitas utilizassem essa opção, em vez de entrar em confronto com os atendentes, poderia surtir uma solução mais pacífica.
O ano passado fui vitima dessa desorganização, fiquei 30 minutos de espera e na hora que fui chamada eu não ouvi fui reclamar eles disseram que teria que pegar outra fixa, ouvi muita gente reclamando na epoca era um gestor muito mal educado…acho que esta na hora de colocar um painel eletronico…já estou pensando que tenho que ir nessa semana pegar meu documento ufa!! tomara que tenha a sorte de dar td certo, ficarei atenta.
“Ficha” com “x”.
Peraí, pessoal. Antes de vir aqui despejar o veneno, vamos antes frequentar um cursinho de português. Isso fragiliza e muito os argumentos dessa cidadã. Lástima!
Infelizmente os funcionarios são vitimas da falta de estrutura que o governo do estado proporciona….passam o dia gritando fichas e na maioria das vezes são obrigados a tolerar a grosseria, ignorancia e falta de educação de muitos requerentes que ali estão. Além de tudo são desvalorizados…ganham praticamente um salário minimo (R$ 668 reais liquidos pra quem não sabe!) SEM vale alimentação, vale transporte ou qualquer outro tipo de beneficio. 99% da população acha que os funcionarios ganham bem. Lá há poquissimas reclamações se comparados com a quantidade total de atendimentos e a maioria da culpa nem é dos funcionários. Sei disso tudo porque ja trabalhei lá…O GOVERNADOR não merece os funcionários que tem….Se um funcionário trata mal um requerente este tem todo o direito de reclamar….mas não culpe os funcionarios pela falta de estrutura.
Esse povo reclama de barriga cheia! Queria ver se não existisse o expresso, esse amontoado de gente tudo na CIRETRAN da areia branca e com horario de atendimento limitado.
Ao que parece, o Expresso cidadão está ao Deus Dará. Fui lá hoje a noite, lá pelas 18h e o supervisor do detran não estava, me informaram que ele vai embora as 17h. Procurei saber do coordenador e ele também não estava, o expresso estava aos cuidados de um dos funcionários, muito despreparado por sinal. Nem adianta procurar o Estado pq ele não liga pro Expresso, que o diga no Detran que nem cadeira nem painel nem funcionários suficientes tem. e O papel das fichas que entregam é minusculo, pra perder é fácil. PELO AMOR DE DEUS EIN EDUARDO CAMPOS!
QUANTO AO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: O Detran do expresso é aberto de 8h as 20h, mas como a maioria das instituições públicas e privadas é necessário fazer um relatório diário sobre os atendimento e este é feito no final do expediente. Às 20 horas o sistema fecha, e mal consegue-se abrir os programas, portanto a EXECUÇÃO de quase todos os serviços, de forma mais que necessária, se encerra antes das 20h mesmo. Já o ATENDIMENTO (esclarecimento de dúvidas e outros serviços rápidos) permanecem até o fim do expediente. E tem outra, nesse período do ano a entrega de senhas está se encerrando bem antes do normal, já que é preciso estipular o número exato de senhas para se encerrarem até próximo das 20h.
QUANTO AO MÉRITO PELAS RECLAMAÇÕES: Se os usuários fossem um pouco mais cientes dos seus direito e obrigações saberiam que os IPVA’s de 2012 já estão disponíveis para pagamento e recebimento do documento desde o dia 2 de janeiro. Os mais esclarecidos, programaram-se melhor para o pagamento e já receberam seus documentos a mais de 3 meses, sem pegar nenhuma senha se quer. Tudo isso está explicito no site do Detran-PE. O que faltou, e pelo que vejo vai continuar faltando por mais alguns anos, é aquele pensamento “Sobre o que tenho razão para reclamar?”. Os servidores agradecem muito pelas reclamações quanto à FALTA DE ESTRUTURA aqui no site, muito mesmo, já que quem está lá todo dia é quem mais sente por essa falta de estrutura. Vocês passam 3hs horas lá, os funcionarios passam 6h todos os dias. Então eles realmente sentem essa falta de estrutura BEM mais que vcs, acreditem. Rouquidão, estress e trabalho sob pressão. Continuem reclamando sobre o painel de senhas, sobre a falta de cadeiras, sobre a falta de uma máquina de xerox, sobre a falta de banheiros, sobre a dificuldade para se beber água… Mas sobre o CAOS no atendimento, sinceramente, é só um reflexo da falta de preparação daqueles que deixaram tudo para a última hora.
Se estas pessoas que estão reclamando soubessem que os funcionários do Expresso Cidadão não recebem Vale Transporte, Ticket Alimentação, Não têm direito à Férias e 13º proporcionais, etc etc E ainda por cima receberem apenas 1 salário mínimo! Ou seja, os funcionários do Expresso Cidadão pagam para trabalhar!