Devido ao longo período de estiagem, os municípios de Belém do São Francisco, Cabrobó, Flores, Floresta, Lagoa Grande, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Taquaritinga do Norte e Ibimirim no Sertão Pernambucano, decretaram estado de emergência e já estão na lista da Secretaria Nacional de Defesa Civil (SNDC). Há falta água nos riachos, açudes locais e o rio Pajeú, que banha cerca de 12 municípios da região, também está secando.
No norte da Bahia a situação não é diferente. A escassez de água assola alguns municípios, que também estão na lista da (SNDC). Senhor do Bonfim, Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Pindobaçu, Itiúba e Ponto Novo, todos do Território Piemonte Norte do Itapicuru, estão com os barreiros, tanques, aguadas, barragens e açudes secos, além de uma progressiva diminuição da vazão dos poços tubulares, provocando doenças e a morte de animais.
Outro problema provocado pela seca é a indefinição do início do ano letivo nas escolas por falta de água. Na tentativa de amenizar a situação que aflige os produtores rurais e as comunidades, Paulo Machado, prefeito de senhor do Bonfim e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território Piemonte Norte do Itapicuru (CDS TIPNI), encaminhou um relatório solicitando a Rui Costa, chefe da Casa Civil, uma audiência com instituições estaduais e federais competentes.
A disponibilidade imediata de créditos emergenciais para custeio pecuário e suprimento de água, recursos para desassoreamento e ampliação urgente de atendimento de carro-pipa para as comunidades rurais, estão entre as principais pautas a serem discutidas na audiência.
Participam do Consórcio as Prefeituras e Secretarias de Agricultura de Senhor do Bonfim, Andorinha, Jaguarari, Antonio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Pindobaçu, Ponto Novo, Caldeirão Grande, e de Itiúba, além de outros órgãos públicos e associações de pequenos produtores da região. (De agência)



eu gostei mais o que eu to procurando nao ta aqui