Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina conclui curso de informática para turma de 22 alunos

por Carlos Britto // 22 de janeiro de 2015 às 08:40

deficientes visuais curso petrolinaSerá encerrado nesta quinta-feira (22) um curso pioneiro de Informática promovido pela Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP) para uma turma de 22 alunos. A iniciativa – que contou com parceria do Senai, Centro Regional de Esporte e Lazer (CEL), Secretarias de Cidadania e Executiva de Acessibilidade, Setranvasf e Centro de Reabilitação Visual (CRV) – foi realizada em janeiro. O evento acontecerá às 10h30 no laboratório de Informática do Senai, com a entrega dos certificados para os concluintes.

Com duração de 160 horas, o curso foi ministrado pelo professor Milton Peres, que também é deficiente visual e com larga experiência na área da informática.

Para nós, deficientes visuais, é uma oportunidade de melhorar o currículo, a fim de poder enfrentar o mercado de trabalho e conquistar cada vez mais espaço”, declarou o presidente do Conselho e gerente de articulação da Acessibilidade, Paulo César.

No curso os alunos têm acesso a computadores comuns, mas adaptados com softwares próprios, que atendem a comandos de voz. O deficiente visual, com perda total ou parcial da visão, é capaz de utilizar o computador por meio do fone de ouvido, pelo qual pode ouvir as orientações para usar os movimentos do teclado. O objetivo do professor é ensinar cada comando de modo que o aluno tenha autonomia para utilizar a máquina sozinho, posteriormente. (fonte/foto: Ascom Secretaria de Cidadania/PMP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários