Associação de ribeirinhos promove encontro em Sobradinho (BA) para discutir manifestação em Brasília

por Carlos Britto // 18 de maio de 2012 às 13:32

A Associação de Ribeirinhos e Pescadores do Lago de Sobradinho (BA), que luta junto ao Poder Judiciário por indenizações para as famílias atingidas pela barragem na década de 1970, promoverá uma reunião neste sábado (19), às 9h. O evento acontecerá na quadra poliesportiva Sobradinho.

De acordo com Genivaldo da Silva, o ‘Geno’, presidente da entidade, a reunião vai discutir a ida de uma comitiva da associação até Brasília (DF), no mês de junho, para pressionar o governo federal a atender as reivindicações dos ribeirinhos, junto à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), através de uma manifestação na Esplanada dos Ministérios.

Durante a reunião também serão repassadas informações sobre o andamento das ações em favor das famílias desalojadas pela barragem. A associação possui cerca de 3 mil integrantes nos municípios de Sobradinho, Casa Nova, Sento-Sé, Remanso e Pilão Arcado, que foram afetados pela hidrelétrica.

Associação de ribeirinhos promove encontro em Sobradinho (BA) para discutir manifestação em Brasília

  1. DIVA DA CRUZ disse:

    GOSTARIA DE MANTER INFORMADA SOBRE ESTA ACAO POIS MEUS AVOS FORAM PREJUDICADOS COM ESTA DESOCUPOCAO.

  2. Geronildo dos Santos disse:

    GOSTARIA DE FAZER PARTE DESTA MANIFESTAÇÃO EM BRASILIA.
    POIS MEUS FAMILIARES FORAM PREJUDICADO DEUS ILUMINE NOSSOS IRMÃOS QUE IRÃO PARA ESTA MANIFESTAÇÃO INFELIZMENTE NÃO POSSO IR MAS ESTAREI NA TORCIDA PARA QUE TUDO DE CERTO!

  3. fabio junior bruno da cruz disse:

    meu sogro também foi atigindo com a desocupação ele e toda familia mais deus é justo e tenho certeza que vai dar tudo certo.

  4. armando bispo sento-se disse:

    eu e meus pais so tivemos prejuiso com barragem de sobradinho forao muitas promessas e noa foi feito nada so nos em ganarao com as terra das agrovilhas dizendo eles que as terras produzia muito e mostrarao para nosso povo que as produçoe erao muitas que as espigas de milhos e as rais de madioca era tudo diszagerado no tamanho como? meus pais eraom lego acreditarao como outras pessoas tambem cairo na armadolha.eu tenho serteza que todos lembram das fotos que eles mostravao para o nosso povo ribeirinho .

  5. jivaldo disse:

    Eu tinha 06 anos, guando meus pais tiveram que sair às pressas, deixando para trás tudo que levou décadas para conseguir. U ma pequena propriedade, uma casa e toda uma historia de vida Resumindo tiraram nossa dignidade nossa cultura, nossa infância…portanto é justo recebermos aquilo que é nosso por direito. E vamos conseguir com ajuda Divina.

  6. Ananda disse:

    gostaria de saber como anda esse processo???minha familia foi prejudicada por essa desocupação,e não tivemos noticias de quando sai essa idenização….

  7. Eva Lopes F. Pimenta disse:

    Minha família era de Barra da Cruz velha. Meu pai era Manoel Bento Ferreira, conhecido como ” Mindoca ” . O meu pai ficou doente mental por conta da Barrágem de sobradinho. Essa barragem provocou muitas tragédias na nossa região. Além de ter causado tantos prejuízos as famílias, também provocou um desastre ecológico. Acabou com o Rio São Francisco, com as matas ciliares, com as plantas nativas e acabou com as famílias. A população foi obrigada a se mudar querendo ou não. Ou mudava ou morria. Nós Morávamos na beira do rio e tínhamos água cristalina e terras férteis. Com a construção da barragem a população foi separada e todos foram morar em local sem água e sem terras adequadas para trabalhar. Precisamos nos unir para lutar pelos nossos direitos.

    Eva Lopes Ferreira. , 08 de outubro de 2014

    evalopes1960@hotmail.com

  8. Eliel disse:

    Mais de trinta anos nessa espera,enquanto esses representantes que colocamos no poder ficam enchendo as cuecas com dinheiro do povo,ate quando dona Dilma passou e muito a hora de idenizar esse povo,com o dinherão que esses safados deviaram,já dava par
    a
    pagar muitas famílias,fica aí minha indignação.

  9. Eliel disse:

    Gostaria de saber como está esse processo.

  10. Jose victor disse:

    Alguém poderia me responder como vai esse processo ficaria grato por alguma resposta

  11. Eliel disse:

    Até o mento nenhuma movimentação do processo o que acontece,estão esperando caducar,será que vai cair no esquecimento .Está virando uma palhaçada.

  12. Manoel Costa Ferreira disse:

    Boa tarde. Toda minha família foi prejudicada com a construção da barragem de sobradinho. Perdemos nossa casa,nossas roças,nosso gado, ovelhas Carneiro, porco em fim tudo… o pior foi a dignidade. Meus pais sofreram tanto e tanto, fome passamos, sofremos e comemos o pão amargo… nada mais justo a chesf indenizar a todos nós.

  13. João Bosco disse:

    Depois de quarenta anos o juiz deu o parecer a favor da Chesf

  14. Regynado s santos disse:

    Gostaria de ter noticias

  15. Evanilsa Borges disse:

    Solicito o contato da Associação, por favor que puder informar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários