Associação Amigos da Ilha vai recorrer na justiça sobre ocupação do Exército na Ilha do Fogo

por Carlos Britto // 13 de junho de 2012 às 08:01

Um dos diretores da Associação Amigos da Ilha, Flávio Murilo de Souza (foto) já anunciou que deve recorrer da decisão da Justiça Federal, a qual autorizou a União entregar o comando da Ilha do Fogo – entre Petrolina e Juazeiro – ao Exército Brasileiro.

“Vamos dar entrada junto ao Ministério Público Federal (MPF) para recorrer desta sentença, uma vez que a população não pode perder o acesso a este ponto turístico, como deseja o Exército”, explicou.

A proposta da associação criada para revitalização da ilha, que há muito passa por um processo de abandono, é que a justiça conceda a posse das terras para outra instituição federal, a exemplo da Univasf.

“Se a justiça entende que as terras são da União, a nossa sugestão é que seja discutida, por exemplo, a hipótese de instituições federais como a Univasf assumir o comando do lugar, podendo desenvolver projetos de revitalização e com a participação da sociedade. Todos queremos o bem da ilha, mas que seja nossa, como sempre foi. Não consideramos justo que o Exército faça do lugar um base militar e negue o acesso à população, até porque eles já têm grandes áreas para treinamento, sem falar da outra parte da ilha que já é ocupada pelos militares” conclui.

Associação Amigos da Ilha vai recorrer na justiça sobre ocupação do Exército na Ilha do Fogo

  1. henrique souza disse:

    Agora me diga o que é que essa tal associação faz de benfeitoria naquela ilha? porque pelo que vejo só serve de ponto de droga e nada mais. Tem que entregar ao exercito mesmo para colocar ordem naquele local.

    1. Itallo Tavares disse:

      Você não pode ser hipócrita e falar o que não sabe! Se não anda lá, não acompanha o que essas pessoas estão fazendo, não adianta criticar, e vim com voz inquisitória, vem sendo feito vários projetos culturais na própria ilha, os quais são comunicados através das redes sociais. O preconceito ainda é grande, porém o Brasil dá direito a liberdade. Tanto de você falar merda, quanto dos outros usufruírem da ilha para fins que não sejam a comercialização e nem o uso de drogas.

      1. Maconheiro disse:

        Não é preconceito. Vou e volto todos os dias para trabalhar em juazeiro e só este ano, CONTANDO nos dedos, vi a viatura da policia saindo com 7 maconheiros. Isso apenas indo trabalhar e voltando do trabalho. Imagine o dia inteiro, todos os dias, o mês inteiro.
        Tem que ocupar mesmo e da com o pau nesse bando de vagabundo maconheiro, enquanto a ilha caia, se destruía com o mal uso, essa associação tosca e hipócrita estava lá com 90% fumando e se drogando.

        1. João Gilberto disse:

          Então a policia perdeu tempo,pois ,desde 2006,o porte de maconha não resulta em pena de reclusão,no máximo uma multa ou sexta básica.que país é esse hein??

        2. PARABÉNS AMIGOS DA ILHA disse:

          Amigo, 90 % deve ser o número de pessoas que falam mal e não vão a Ilha, Pois a maioria dos frequentadores não são usuários de drogas. E gente é preso todo dia em vários locais de Petrolina por causa drogas, conheço fumante dentro até da polícia, demais poderes e etc. Então, é justo que ninguém pise nesta cidade, tendo em visto que em toda parte tem pelo menos uma pessoa que use, pois ela deve ser dada ao exercito, pela sua lógica “inteligente”.

    2. João Gilberto disse:

      A associação construiu mesas para os jogadores de xadrez que frequentam a ilha(não são poucos),montou uma biblioteca com doações dos próprios frequentadores,um guarda volumes,sem falar que são os próprios membros da associação que sobem todo o lixo dos toneis(tonéis esses que a própria associação arranjou)para que sejam recolhidos pelo caminhão do lixo.
      E tudo isso é feito em prol de um bem maior,sem nenhum fim politico ou lucrativo,você quer mais?então para de falar besteira e vai lá ver,aproveita e toma um banho que a água tá bem verdinha em contraste com a praia amarela.limpa.

    3. Faz mais que muita gente disse:

      Primeiro: Não injurie os frequentadores da Ilha, nem todo mundo é maconheiro (A grande maioria não é). Segundo: A Associação faz muito perto de quem não faz nada, ou seja, quem fala e nada faz, Petrolina, Juazeiro e a União. Note que a União recebe muito em Tributos para cuidar deste bem e NADA FAZ, a obrigação é dela e não da Associação, que mesmo sem obrigação, tenta fazer dali um lugar melhor. E por fim: Dá aquela Ilha ao Exercito é abusivo, já que é um bem de uso comum do povo e a finalidade é quase ridícula (Imagina um avião pousando numa árvore). Logo, a Associação é muito boa, o problema está no abandono pelos Entes e na gente que fala muito e não sabe o que diz. Apoio a Associação e espero que o Judiciário faça JUSTIÇA, pois de Abusos de poder, no Brasil, eu já estou cheia.

    4. Osvaldo dos Santos Junior disse:

      Só pode falar quem tem conhecimento de causa. Não é o exército quem vai resolver os problemas de droga. Droga é um problema social. Quem usa droga usa em qualquer lugar, inclusive na porta da sua casa!!!

  2. Watergate disse:

    Salvem os maconheiros!

    1. Coco seco disse:

      Precisam de salvação mesmo!

  3. R!CARDO RODR!GUES disse:

    . Os caras querem um lugar livre para fumar maconha, cheirar pó e usar seus cachimbinhos de craque.

    Ambas as populações de Petrolina e Juazeiro reclamavam do abandono desta ilha, antes só ocupada por vagabundos e viciados, agora, vem um grupo de viciados que se acha importante, reclamar da ocupação da ilha por parte dos drogados.

    Vão procurar o que fazer, daqui a pouco vão querer arrecadar fundos da população para poder fumar sua “bolinha” seu “baseado”… .

    OCUPA EXÉRCITO! OCUPA, MESMO, E DÁ DE PAU NO MACONHEIRO QUE QUISER INVADIR ÁREA DA UNIÃO!

    1. João Gilberto disse:

      Um grupo de viciados?então pelo jeito droga não atrapalha ninguém de se organizar e lutar por seus direitos,que é isso que estou vendo esse pessoal fazer.PRA FRENTE ASSOCIAÇÂO,ABAIXO OS DIFAMADORES.
      (ah ,e não esqueça difamação é crime.).

      1. R!CARDO RODR!GUES disse:

        NINGUÉM SE ATRAPALHA NA HORA DE SE ORGANIZAR EM DEFESA PRÓPRIA… “NÃO DOUTOR, EU SÓ MATEI PQ TÁ DROGADO” … “Õ DOUTOR, SOU PAI DE FAMIA, SÓ ROUBEI 10 CELULARES HOJE”

        1. João Gilberto disse:

          Fala isso para o demóstenes torres e o carlinhos cachoeira,tenho certeza que esses dois fazem muito mais mal ao país do que esses coitados marginalizados que vc odeia tanto.Ou então fala isso para o Fábio Assunção que acabou de sair de uma clínica de recuperação e agora tá na t.v fazendo pose para sua filha.

          1. R!CARDO RODR!GUES disse:

            Que bom que você assiste TV, pois no máximo curto apenas meu futebolzinho lá. De fato, não curto minha filha assistindo novelas e sendo que sou separado da mãe dela, pedi a ela que proibisse minha filha de assistir a TV em determinados horários e pelas informações que tenho estou sendo atendido. Se não estiver tomarei as medidas legais para que seja atendido.
            Se você se liga em Carlinhos Cachoeira e essas outras coisas, deve estar lendo a VEJA, também, não. É bom que saiba que notícias manipuladas são notícias também E que a VEJA tem quase toda a sua equipe de edição nos inquéritos da Polícia Federal sobre toda essa fuleragem que ocorre aí e não tem meu apoio de maneira alguma.

    2. Thiago Farias disse:

      É triste saber que existem pessoas idiotas assim como você.

      1. R!CARDO RODR!GUES disse:

        EXISTEM COMO VC, PQ NÃO EXISTIA QUEM DEFENDA O DIREITO DE QUEM NÃO FUMA MACONHA COMO VC, NÃO É!?

        1. Pablo Ambruch disse:

          a discussão é sobre o livre acesso a ilha, questões ligadas ao consumo de entorpecentes é um problema social, não militar. ou você é a favor da tal “limpeza étnica” e grupos de extermínio? certamente deve ser um daqueles que, como Caco Antibes*, odeia pobre e suas atividades (que certamente é criminal). Ponha a cabeça no lugar rapaz, todos somos irmãos aqui na terra, respiramos o mesmo ar e vamos pra debaixo da mesma terra.

          1. R!CARDO RODR!GUES disse:

            Amigo, vc me pareceu um tanto quanto preconceituoso, ao dizer que odiamos pobres, visto que não são apenas pobres que usam psicotrópicos. Na verdade, em nossa região quem trafica são playboys que usam os pobres apenas como seus aviõezinhos ou fogueteiro, sei lá que porra de noma dão… Todos somos irmãos, mas até mesmo irmãos se afastam e lugar de viciado não é criando uma ilha só para eles.

    3. João Gilberto disse:

      enquanto vc sapateia a associação cresce,inclusive com o apoio do prefeito e dos vereadores de juazeiro,o prefeito lóssio também parece sensível a causa.tendo em vista que colocou a ilha na programação do são joão,vai ter barca do forró todos os dias da semana até o final do mês,esteja convidado Ricardo Rodrigues.Aproveita e extravasa dançando essa revolta toda.

  4. Eric Cartman disse:

    Boa ideia….

  5. pedro hipolito disse:

    olhe eu sou a favor da ocupaçao desse espaço pelo exercito , por que aquilo ali é um prostibulo e ponto de venda e uso de drogas, há noite por exemplo ,quem custuma atravessar a ponte quando chega pra passar aquele espaço é uma tortura a possibilidade de ser assaltado ali é altissima ,portanto a ocupaçao do exercito só vai trazer mais segurança para a populaçao.

    1. João Gilberto disse:

      A possibilidade de ser assaltado aumenta quando vc entra na parte da ponte mais próxima de Juazeiro ,que não tem iluminação,disso vc não reclama né?eu passo pela ponte todos os dias voltando da faculdade e nunca fui assaltado.

  6. leonardo disse:

    O exército tem que ocupar o local mesmo! Apoiado!

  7. FERREIRA DE JUAZEIRO disse:

    Carlos Britto,leitores do conceituado.Entendo que a associação que ora defende tal postura,deveria ao logo de todo o tempo de abandono que a ilha tem,era cuidar daquele espaço que é realmente de todos nós porém,foi muito esquecida e,pouca, poucas são as pessoas que utilizam aquele espaço para o lazer(prática educação física,natação).
    Eu,particulamente sou a favor,de que o EB,continue alí cuidando e,impedindo vandalismo,já que executivo de Juazeiro/Petrolina,nunca tiveram zelo pelo espaço turistico do são Francisco.

  8. Carlos Peixoto disse:

    QUE O EXERCITO OCUPE A AREA E MANTENHA A ORDEM, NÃO CONCORDE EM IMPEDIR O ACESSO DO PUBLICO, A ILHA É DO POVO COM O CEU É DO AVIÃO……DITADURA NUNCA MAIS. BASTA O PT.

  9. candido miranda disse:

    Acho que os leitores do blog estão misturando as coisa , não estamos defedendo a maconha , o vandalismo ou coisa parecida, as policias de Pernambuco e Bahia , que deveria fiscalizar com mais frequencia , fazendo blits etc , agora fechar a ilha para os banhistas ? é brincadeira ,,,,
    Flávio Murilo de Souza , estou com voce nesta briga

    1. Murilo Guedes disse:

      Eu tbm tou nessa luta!

  10. RoG disse:

    Manda o exército tomar a orla toda de juazeiro… Venda e uso de droga, é o que mais rola por lá. (Ironia)

    Tsc Tsc, existem várias formas de se resolver um problema, o exército realmente é a mais FÁCIL, porém a sociedade é que perde com essa solução.

  11. Manoel Malaquias disse:

    Antes não tinha “amigos da ilha”, antes era tudo largado agora tem até associação?

    Aquilo ali só servia para tráfico de drogas, abusos sexuais e bebidas e afogamentos.

    Exército tem que ocupar mesmo.

    1. João Gilberto disse:

      Quem é você para dizer que antes não tinha,quantas vezes você foi lá esse ano?

      1. R!CARDO RODR!GUES disse:

        PQ NÃO TINHA SEU VADIO!

        1. Pablo Ambruch disse:

          uiii.. ele pegou ar.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        2. João Gilberto disse:

          Me ofenda mais uma vez que eu te apresento meu advogado,vadio é uma pessoa desocupada o que não é meu caso,gasto meu tempo trabalhando e estudando para escrever pelo menos um comentário com um português correto ,o que não é seu caso ,seu analfabeto funcional.esse é seu nome mesmo?

          1. R!CARDO RODR!GUES disse:

            SIM, É MEU NOME. ADVOGADOS: CONHEÇO AOS MONTES.
            TÃO OCUPADO QUE ESTÁ A COMENTAR TANTO QUANTO EU NO BLOG.
            TÃO ANALFABETO FUNCIONAL QUANTO VOCÊ QUE NÃO SABE O QUE ISSO QUER DIZER, ESTOU CERTO?
            AGORA, ADOTE OUTRO NOME, OU DIVULGUE SEU REAL NOME, PORQUE EU NÃO PRECISO DE MÁSCARAS.
            OPINIÃO É COISA QUE EU POSSO DAR A RESPEITO DE QUEM QUER QUE SEJA, MAS ME EXALTEI REALMENTE AO CHAMÁ-LO DE “VADIO”. INFELIZMENTE, PARA ALGUNS EU SOU ASSIM MESMO, MEIO DESBOCADO. E DESDE JÁ PEÇO DESCULPA PELO TERMO QUE USEI. MAS, AINDA SIM, NÃO FAZ DE VOCÊ QUE ESTÁ AQUI, COMENTANDO, TAMBÉM UM CARA OCUPADO.

  12. MARIA DE BRITO disse:

    Parabens exercito pela oculpaçao da ilha….

  13. Salustiano disse:

    Quem vai perder o acesso à ilha não é a população não, que nem anda lá…são os maconheiros e os pedófilos!

  14. Márcio disse:

    Eu frequento a ilha acho um lugar que deveria ser melhor explorado turisticamente. Maconheiro, drogado, viciado, seja lá o que for, é um outro problema que deverá ser cuidado. Se a polícia sabe que lá tem isso, porque não estabelece um posto policial permanente. Uma coisa são os usuários de drogas, outra coisa é a ilha em si.
    SOU A FAVOR DA REVITALIZAÇÃO DA ILHA JÁ.

  15. João Gilberto disse:

    Senhor Salustiano e senhor Manoel malaquias,os senhores estão muito equivocados, a associação dos amigos da ilha existe a mais de um ano,se o senhores pensam ao contrário façam o favor de ir até lá sem o objetivo de arranjar uma prostituta e veja o que já foi feito,veja que não tem mais lixo na ilha,que lá tem lanchonete,biblioteca e muito mais.dizer que só quem faz uso da ilha são drogados é uma tremenda mentira de gente que nem vocês que só passam pela ponte em seus carros poluidores,desde 1990 (32 anos)nem uma prefeitura ou organização tomou conta da ilha,no pé da ponte tá cheio de prostituta se vendendo para quem se esconde atrás dos vidros dos carros,quem quiser droga não tem problema em encontrar em nenhuma das duas cidades,pois,com atual politica de drogas,que só incentiva o tráfico,quando uma boca fecha,duas abrem em seu lugar.
    A ilha tem que funcionar para o povo,com iluminação noturna e guarda,ações simples e baratas que podem resolver o problema de forma satisfatória para todo mundo.VIVA A ASSOCIAÇÂO AMIGOS DA ILHA,VIVA O POVO,E ABAIXO OS HIPÒCRITAS QUE EMPESTEIAM NOSSA SOCIEDADE COM IDEIAS RETROGRADAS.

    1. R!CARDO RODR!GUES disse:

      ANHAM E SÓ REVITALIZOU A MACONHA POR LÁ, NÉ, NÃO? OS PEDÓFIILOS, PQ EU VOU A UNIVASF E VEJO UM MONTE DE GURIA FREQUENTANDO AQUELA ILHA E TODAS DROGADAS. ATRAVESSANDO MUITAS VEZES À FRENTE DOS CARROS!

  16. Danilo Andrade disse:

    Olha, Carlos Peixoto, eu sinceramente não vejo espaço para difamação do PT neste artigo, se alguns precisaram achar motivos e assunto para fechar a ilha, você não precisa achar o mesmo para se defender. Peço-lhe humildemente que tenha uma boa defesa, um bom argumento para o não fechamento da ilha.
    Quando quiser discutir sobre o PT pode me avisar, estou a disposição. Grato..

    1. R!CARDO RODR!GUES disse:

      CONCORDO.

      FAÇO PARTE DO PSB PETROLINA E NÃO VI NINGUÉM COLOCANDO POLÍTICA PARTIDÁRIA AQUI.

      1. João Gilberto disse:

        são pessoas assim que compôem o PSB de Petrolina?é pessoal já sabem em quem não votar ,se colocarmos mais desse tipo pensamento na politica é que o país afunda mesmo.o cara diz que vê prostitutas drogadas na ponte e em vez de pensar em uma forma de acabar com isso vai chamar o exercito,como se os drogados e traficantes não fossem para outro lugar depois que tomarem a ilha.olha colega,você faz parte de um partido que se diz social ,então começa a pensar assim.peça ao dirigente do seu partido para te dar uma cartilha,ou então arranje um partido que represente suas ideias,o nazismo ou o fascismo,por exemplo.

        1. R!CARDO RODR!GUES disse:

          TCHAU PRA VC, VICIADO, INDEPENDENTE OU NÃO DO MEU PARTIDO, QUE É O QUE EU QUIS DIZER, SOU A FAVOR DO EXÉRCITO OCUPAR AQUILO SIM, POIS NENHUMA ASSOCIAÇÃOZINHA DE ÚLTIMA, PELO QUE ME CONSTA, PROCURAR LEVANTAR FUNDOS OU FAZER CAMPANHA PARA REVITALIZAÇÃO DA ILHA DO FOGO, SÓ AGORA, QUE O EXÉRCITO OCUPARÁ, É QUE OS CABEÇA-FEITA VEM FAZER FURDUNÇO, POIS PRECISAM DE UM LUGAR LINDO E ISOLADO PARA TRAZER OS FREGUESES DE FORA, NÃO É!?

          OCUPA EXÉRCITO!

          1. João Gilberto disse:

            como estou de bom humor só te digo o seguinte,n´s estamos ganhando e você perdendo,o único vício que tenho é a liberdade,coisa que você nunca saberá o que é,seja feliz,se possível…começou a escrever certo né?muito bem.

  17. Wesly disse:

    Apoio totalmente qualquer coisa, pode chamar que ajudo em tudo…
    A ilha é nossa!

  18. Roberto Bahia disse:

    É impressão minha ou a população de Petrolina não tem mito apreço pela Ilha do Fogo? Sendo assim, digam ao prefeito que não precisa cuidar e a galera convence o o prefeito de juazeiro, que a sociedade tem uma relação de carinho com a Ilha do Fogo. é, pensando bem, quando de fala em ilha do fogo a lembrança maior é de Juazeiro, por isso que os petrolinenses ficam querendo denegrir a imagem da ilha e das pessoas que a frequentam. Não é com pobreza de espírirto que uma cidade se desenvolve

  19. Pablo Ambruch disse:

    A Associação de Amigos da Ilha vem desdo ano passado na luta para devolver a ilha do fogo à população ribeirinha, revitalizando, preservando, combatendo (como possível) o trafico e uso de drogas, promovendo eventos culturais, incentivando a leitura e a prática de esportes, e vocês tem feito oque por ela? NADA!! Assim como os governos dos dois municípios!

    Se a ilha se encontra nesse estado a culpa é sua que não fez/faz nada por ela. agora acham que a ocupação do exército vai solucionar alguma coisa!? vão tirar o acesso dos banhistas ao “melhor lugar” de banho que temos e enquanto isso os drogados, esses que deveriam ser cuidados por órgãos da área de saúde, vão continuar a se drogar independentemente do local.

    tem um coroa, não o conheço, que todo dia vai na ilha fazer exercícios na água, com seu colete salva-vidas e uma boia daquelas tipo macarrão, acredito que ele não seja nenhum drogado ou tenha qualquer envolvimento com práticas criminosas.

    dizer que lá só anda marginal, sem nem ao menos ter ido lá e ver oque realmente acontece, isso sim é hipocrisia! e digo mais, se a ilha é reduto de marginais, pode ter certeza que vão me encontrar lá! Pois também sou marginal, marginal do rio São Francisco e dele eu não abro mão, nem da ilha!!

    NOSSA SOCIEDADE É REFLEXO DOS SEUS ATOS

  20. =) disse:

    A ilha já foi ocupada por muitos usuários hoje nem tanto, quem frequenta sabe que muitas famílias vão lá ter seu momento de lazer… Se o caso todo é usuário de drogas pois que o exército tome conta da orla de Petrolina, a de Juazeiro, praça do algaroba e tantos outros lugares públicos… Que acabem com o lazer de muitos. ¬¬

  21. Francisco disse:

    Olha sinceramente, após analisar todos os comentários, a Justiça Federal está certa. Ninguém olhava a ilha e tinha que ser feito alguma coisa, pois, acabou sendo um local perigoso. Tomou uma providência: Entregou ao Exército. E o Exército corretamente vai tomar posse. O Exército a Instituição, hoje, de maior crédito social vai dar de conta, com certeza!

  22. Jorge Cerqueira disse:

    Olá! Senhores (as),
    Acredito que o caminho certo para “Evolução” dos questionamentos apresentado acima, é convocar as devidas representações e entidades, que temos nas duas cidades, e tentarmos juntos buscar uma melhoria social e turística para a ILHA DO FOGO, como um projeto ecologicamente correto, independente das múltiplas questões políticas expostas acima. Contudo, convoco enquanto cidadão, pedagogo e amigo da ilha, a todos para conjugarmos desta proposta.
    Saudações a todos os amigos da ILHA.

  23. maria lucia disse:

    É muito fácil pra todos vocês que comentaram contra ou a favor, quando não se tem um filho nesse mundo horrível das drogas, tenho um filho que frequenta a ilha, não por meu total apoio ou mesmo por não fazer nada pra impedi-lo, mas sim por agora deixar ele e todos que la se encontram fazendo uso delas nas mão de DEUS, pois ele é e sempre será o único a fazer eles sairem dessa vida.
    Sou sim a favor da posse do exército na ilha, se esse que se dizem “AMIGOS DA ILHA” tivessem que fazer alguma coisa ja o deveriam ter feito, é que brasileiro é mesmo assim, só se mobiliza quando vê que vai perder algo.

    1. João Gilberto disse:

      Dona Maria Lucia,com todo respeito,se a ilha hoje é reduto de drogados,é porque a sociedade dos últimos vinte anos não fez nada para mudar isso,não podemos salvar seu filho mas podemos transformar a ilha em um lugar melhor para que os filhos de outros não tomem esse caminho,reflita e venha junto com a associação mudar alguma coisa..pois só agindo se transforma.

  24. jcsouza disse:

    deixem o exercito tomar de conta, e acabou, vamos criar uma associação dos amigos dos maconheiros… qndo estiverem todos juntos joga uma granada… e acabou….

    1. João Gilberto disse:

      porquê não joga a granada em um dos milhares de bares cheios de alcoólatras das nossas duas cidades?ah,bebida pode e cigarro também né?porquê não joga granada nas festas de camisa com bebida free que enche de cana os adolescentes?Mais um falso moralista formado na escola do ócio,pode chorar,que a ilha é nossa.

  25. Ludmila disse:

    Acredito que aquelas pessoas que são à favor da ocupação da ilha pelo Exercito certamente nunca a frequentou e fala de fatos que não conhece. Realmente anos atrás o número ocorrências envolvendo a ilha era grande, e não podemos negar esse fato. No entanto, nos últimos 15/17 meses a situação da ilha tem mudado, pessoas de bem e que desejam a boa preservação do espaço, estão tomando por iniciativa própria atitudes para a melhoria da mesma. Atividades culturais, de limpeza, sinalização, colocação de lixeiras e até uma biblioteca são resultados dessa iniciativa PARTICULAR de alguns FREQUENTADORES da ilha, que desejam um lugar para ver o pôr do sol no fim da tarde, praticar seus exercícios físicos ou simplesmente ter um lugar com sombra para fugir do calor.

    Portanto, acredito que a solução para o empasse aqui levantado, que na minha opinião é de extrema ignorância e antissocial, é que ambas as prefeituras assumam uma postura que lhes é de OBRIGAÇÃO e juntamente com as pessoas que já estão realizando o projeto “Amigos da Ilha” tornem o lugar cada vez mais agradável.

    Sobre o o assunto das drogas e seus usuários, assim como a questão da prostituição, digo o seguinte: quer acabar com o tráfico na ilha: coloque um posto policial permanente, alguém lembra quando a PF esteve lá na época da reforma da ponte? pois que repitam a mesma coisa, um posto permanente lá em cima já seria o suficiente, pode até ser do exercito, já que eles estão do outro lado da ilha; sobre a prostituição: bem ela ocorrer em ambas as cabeceiras da ponte e em toda sua extensão, basta passar por ela da rotatória de Petrolina próximo a rodoviária à rotatória e Juazeiro próximo a São Luiz a partir das 22h. Então, se é pra acabar com os “estorvos” de nossa sociedade, nãos sejamos hipocirtas e pelo menos façamos direito!

    Sobre o Exercito entrar na ilha para ocupa-la sob o argumento de que a mesma só é visitada por pessoas de má índole não cabe, assim como não cabe que “tal” juiz (não sei quem foi essa pessoa) considere apropriado tal atitude como forma de “solucionar” os problemas sociais existentes em ambas cidades, tal atitude não só é inaceitável como inapropriada, antissocial, preconceituosa, racista, nazista, fascista e ditatorial. Acredito que escolhas que afetam uma sociedade como um todo deve ser consultada em plebiscito, de forma esclarecedora e imparcial por aqueles que requisitam tal consulta (no caso juízes, promotores, etc.) e não que a mesma seja decidida de forma ditatorial como se ainda estivéssemos na ditadura.

  26. Jorge Cerqueira disse:

    Para aqueles que não compreendema importância da mudança, em um ambiente carente de intervenções sociais.

    Hoje aconteceu a reunião as 19:00 em Petrolina – PE Na orla da cidade, sobre a posse da ilha do fogo que é o nosso espaço (Juazeiro e Petrolina) de patrimônio natural, histórico, cultural, turístico, biológico e social, com o comparecimento de um bom numero de pessoas que estão envolvidas nas discussões a cerca da tomada de posse da nossa ilha pelo Exercito brasileiro.
    Depois do informe da situação, onde nos é revelado que a posse não foi dada ao exercito e sim a concessão de administração do espaço, através de um ato administrativo, cedido pela justiça. Após algumas discussões sobre o assunto decidimos fazer uma frente em três vertentes: 1º A popular (que consiste na informação da população sobre proibir a essa o uso da ilha para os banhistas) 2° ao Ministério publico (com baixo assinado, para conseguir juridicamente a revogação dessa ordem), 3° Aos políticos ( com o intuito de apoio e que uma das prefeituras ou as duas se responsabilizem pela ilha e o direito das populações de ir e vir da mesma).
    Com isso as propostas que foram aprovadas em reunião foram:
    o Fazer ações publica continuas dentro das cidades para chamar atenção a este assunto e conscientização da população e se necessário alguma ação mais radical;
    o Fazer um baixo assinado;
    o Inserir todos os segmentos sociais das cidades dentro dessa luta ao patrimônio;
    o Ir às câmaras municipais, para colocar essa luta na pauta dos vereadores;
    o Procurar entre a instituição federal (UNIVASF) ou aos municípios (Juazeiro e/ou Petrolina) para ficar com a concessão judicial da ilha, garantindo o espaço as populações;
    o Fazer uma carta aberta;
    o Elaborar documento para ser entregue nos órgãos públicos;
    o Um estudo histórico, social, antropológico e arqueológico da ilha, para fazer um projeto detalhado para melhoria do espaço e entrar com um processo de tombamento da ilha como patrimônio;
    o Construção dos materiais a serem usados nas ações ( cartazes, faixas e panfletos), sem frases agressivas, que serão iniciados no próximo domingo (17/06/12) na ilha do fogo as 8:00, com materiais que tenhamos em casa mesmo;
    o Obter do próprio grupo uma verba mínima através de doação dos componentes para divulgação (panfletos e faixas);
    o No espaço que estivermos pegando o baixo assinado, teremos divulgação de vídeos e fotos da ilha e em todas as ações quando for possível;
    o Ocupar a ilha de forma a ir passando informação as frequentadoras e frequentadores, sobre a atual situação;
    o Uma comunicação que chegue às escolas das duas cidades, para trabalharmos com os adolescentes e crianças sobre a importância desse patrimônio;
    o Procurar um apoio dos movimentos sociais;

    E para agilizar os trabalhos foram divididas comissões:
    • Política e judiciária;
    • Comunicação (mobilização) e financeira;
    • Cultural;
    • O projeto da ilha.

    A próxima reunião, além da de domingo (17/06/12) as 8:00 para construímos os cartazes e material a ser usado, ficou marcada para segunda ( 18/06/12) na praça da igreja (da bandeira) em Juazeiro –BA as 19:00.

  27. Jorge Cerqueira disse:

    è impresionamte como, agora as multiplas visões mudaram, ou deixaram de ser espostas aqui, apos a visibilidade da organização popular…

    1. João Gilberto disse:

      Talvez estejam percebendo que nem todos os frequentadores são usuários de drogas.

  28. PARABÉNS AMIGOS DA ILHA disse:

    A verdade é que a Equipe está de PARABÉNS, estão agindo para que aquela Ilha seja do povo, como sempre FOI E tem que ser. É um bem de Uso Comum do Povo, área de lazer para GENTE DE BEM, Local de passeio para famílias, crianças e pessoas idosas.Eu, brasileira, pessoa DIGNA, universitária, não usuária de drogas e, acima de tudo, NÃO SOU ALIENADA, SEM NOÇÃO, FALANDO DO QUE NÃO SABE/ VÊ, orgulho-me de ver que este grupo luta por um Direito que é meu e de toda sociedade: Temos Direito ao Lazer, a cultura. E antes de Dizerem que lá só há drogas, vão a prainha e olhem quanta gente de bem vai lá. Inclusive, ser VICIADO NÃO É CRIME, mas injuriar todo mundo que vai lá, dizendo que são TODOS MACONHEIROS, É CRIME. Peguem o preconceito e conheçam primeiro a realidade. Orgulho dos AMIGOS DA ILHA, PARABÉNS. Quanto ao abandono do Lugar, antes de falar coisas inverídicas, observem que nós pagamos TRIBUTOS para O PODER PÚBLICO CUIDE DA ILHA E ETC. O que o grupo faz é por bondade, pois não têm nenhum obrigação. E eles fazem mais do que O PODER PÚBLICO (PETROLINA, JUAZEIRO E UNIÃO) e quem só entra na Internet para dizer O QUE NÃO SABE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários