Uma solenidade marcará a entrega de certificados para a primeira turma de agricultores de três assentamentos e um acampamento das cidades de Petrolina e Juazeiro. Eles participaram do curso de Agentes de Desenvolvimento, oferecido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento será realizado neste sábado (02) às 10h, no Centro de Convivência do campus da Univasf, em Juazeiro.
O curso foi oferecido de maio a julho de 2010 para 60 assentados, através do projeto de extensão “Formação de Agentes de Desenvolvimento: a extensão rural como estratégia de educação sustentável”, coordenado pelos professores da Univasf, Marcelo Henrique Pereira dos Santos e Luciana Souza de Oliveira, com fomento do CNPq.
O projeto conta com a parceria do IF Sertão (Unidade Agrícola) e Universidade do Estado da Bahia (Uneb). De acordo com professor Marcelo, a próxima capacitação deverá ocorrer em abril deste ano. A iniciativa prevê ações para a formação humanística e técnica dos agricultores, com aulas de sociologia rural, resolução de conflitos, agricultura industrial, entre outras.
O projeto inclui ainda o acompanhamento de equipe multidisciplinar nas localidades atendidas: os assentamentos Força da Terra (Juazeiro); Água Viva e Mansueto de Lavor, em Petrolina, e o acampamento Divisa, também em Petrolina. (com informações da assessoria/Univasf)


