“Às vezes precisamos ir até o fundo, para renascermos das cinzas como a Fênix”, desabafa Maria Elena

por Carlos Britto // 06 de janeiro de 2011 às 08:27

Confiram, agora, os detalhes da entrevista concedida pela vereadora Maria Elena (PSB) sobre toda a polêmica envolvendo a eleição da Mesa Diretora da Casa Plínio Amorim:

Emenda 006

“A sessão legislativa anual vai do dia 1º de janeiro a 31 de dezembro. Mas o texto da Lei Orgânica diz que a partir da emenda (006), a sessão legislativa vai começar do dia 1º de janeiro a 1º de fevereiro. É aí onde está o equívoco e que vamos modificar. O que vai de 1º de janeiro a 1º de fevereiro é o recesso parlamentar. Não podemos alterar a sessão legislativa anual. Nossos gabinetes não deixam de funcionar durante esse período. O que ocorre é que o juiz entendeu que sessão legislativa é o mesmo que recesso parlamentar”.

Presidente da Mesa Diretora

Considero que sou eu a presidente, porque em nenhum momento o juiz cita na liminar a eleição do dia 15 (de dezembro). Já despachei e solicitei informações, porque independente de estar lá (na Presidência) ou aqui (no gabinete dela), não faço nada sem ter informações”.

Críticas a Ibamar

“No dia 1º nós passamos por todos os departamentos (da Casa) e nos apresentamos como tal. Procuramos o vereador Ibamar e pedimos as chaves da Presidência. Ele solicitou uma ordem jurídica que nós não tínhamos. Então solicitamos dele um documento por escrito dizendo que não entregaria as chaves. Ele foi covarde, porque ficou de voltar em meia hora, esperamos quase três e ele não voltou”.

Desgaste da Casa

“Às vezes precisamos ir lá no fundo para depois ressurgimos das cinzas, como a Fênix. Eu só peço à imprensa que procure os ex-vereadores como Paulo Cavalcante, Ruy Wanderley, Pedro Norberto, Chico Freire, que estão solidários conosco”.

Poder pelo poder

“Vocês acham que uma pessoa de trés mandatos como eu, está com essa sede? É claro que isso é bom para o currículo (ser presidente da Mesa). Quem não quer ser presidente? Acho que chegou o meu momento, mas é preciso olhar nos olhos e procurar o que está por trás (em relação ao Grupo dos Seis)”.

Projetos adiados

“Todos nós tivemos essa preocupação e observamos que só um tinha a necessidade de ser aprovado até o dia 31 de dezembro (de 2010): o do IPTU. Nem o do concurso público (para professores) tinha. Nós agimos orientados. Nosso próprio advogado disse que mesmo sendo aprovado em fevereiro, o concurso só será realizado em meados do ano”.

Críticas a Dr.Pérsio

“Pérsio tem que baixar a bola dele. Pérsio tem de se acostumar a conviver democraticamente. Nenhum dos projetos era urgente. Ele fez um péssimo discurso sobre a participação das mulheres. Gosto muito de Pérsio e tentamos uma convência a mais respeitosa do mundo. Mas ele tem de acbar com essa arrogância que ele trouxe para cá. Ele tem  de se convencer que só é ele mais um. E são 12 da oposição. Agora,quem quiser ir para a situação, assuma”.

Preconceito contra as vereadoras

“Não tenho dúvidas que passa pelas mulheres da Mesa. Eles jamais imaginariam que a gente levasse a sério isso. Se a gente retroceder, a gente vai mostrar sinal de fraqueza. Se temos um departamento jurídico que nos garante que estamos corretos, como é que vamos retroceder? Por um capricho? Que na hora que qualquer um da (nova) Mesa advogue para que dois deles (do Grupo dos Seis) permaneçam, tudo isso acaba?” 

Governo Lóssio

“Não pense que vamos atrapalhar Júlio Lóssio em nada. É tanto que queremos até o último momento tentar ajudá-lo, embora o grupo dele tenha trabalhado contra. O que queremos é fazer com que seus secretários, a sua procuradora, respeitem os trâmites legais dessa Casa e encaminhem toda produção que carecer de votação para esta Câmara, na época certa, respeitando esse poder, tanto quanto respeitamos o Executivo. Não estamos aqui para caçar bruxas. Este não é nosso papel” .

“Às vezes precisamos ir até o fundo, para renascermos das cinzas como a Fênix”, desabafa Maria Elena

  1. SÉRGIO ELEOTÉRIO disse:

    É muito triste o que o povo de Petrolina esta assistindo hoje no legislativo, a falta de respeito com aqueles que os elegeram é grande, o Vereador Pérsio tem que entender que a época da ditadura já passou, dos projetos que beneficie o povo só o do Concurso o resto só é bom para o Prefeito e mais estes Vereadores tem que decidir se é oposição ou situação como fizeram o grupo dos 08, quem mais ta prejudicando o povo são os 06 Vereadores que alteraram a votação depois entram com uma liminar cancelando o que eles mesmo decidiram porque isto não veio só do Vereador Alvorlande não foram todos os seis.

  2. SÉRGIO ELEOTÉRIO disse:

    O que mais me deixa triste é que eles mesmo os “vereadores” estão sujando a imagem da casa e perdendo o pouco de respeito que o povo tinha por eles me desculpe não são todos mais nunca em Petrolina se viu uma legislatura tão ruim igual a esta, o povo de Petrolina esta de LUTO.

  3. SÉRGIO ELEOTÉRIO disse:

    Vereadora Maria Elena concordo com Vossa Excelência quanto a pior coisa no momento é recuar mostraria fraqueza e é isto que o grupo dos 06 querem desmoralizar vocês não recue a em frente e Boa Sorte ao grupo dos 08

  4. ZÉ SIMAO disse:

    VEREADORA MARIA ELENA; A credito piamente que a justiça há de enchergar essa manobra anti democrática que esconde interesses obscuros e vis. Confio na sua garra, no seu histórico de lutas. Força sempre!!!

  5. Pedro Silva disse:

    Essa é a pior bancada de veradores que já foi eleita na história de Petrolina. Um desempenho pífio e medíocre.
    Infelizmente a função de vereador, a muito não é mais a de cuidar dos interesses dos munícipes, mas sim a de cuidar dos interesses pessoais. É uma busca sem fim pelo poder. Trsite realidade essa.

  6. Roberto Gomes disse:

    O interesse pelos problemas do povo não existe mais. Apenas o poder está interessando a eles. Já estão preparando o rolo compressor para a eleição de 2012.

    E o povo de Petrolina, como fica nessa história?

    Concordo com o Pedro. Nunca houve uma câmara de vereadores tão sem compromissos e sem interesse por nossa cidade como essa.
    Vamos dar a resposta nas urnas Petrolina!

  7. Esperançoso disse:

    Tenho certexa de que Maria Elena terá o apoio necessário para soerguer a boa reputação e a confiança da população no seu Legislativo. O povo não quer um legislativo fraco e carcomido pela postura anti ética de alguns vereadores despreparados, incompetentes e ou equivocados.
    Petrolina clama, aos que fazem justiça, para ficarem atentos contra os que disfaçam vantagens pessoais com a roupagem do interesse público.

  8. Jose Antonio disse:

    A nobre vereadora tem que ficar é calada, quem não lembra da outra eleição para presidente, em que ela disse que ela era a única que tinha experiência, ela é que tem sede de poder… vai trabalhaar…

  9. ZÉ SIMAO disse:

    CARO PEDRO SILVA; ; Generalizar é um tanto quanto cruel de sua parte. existe sim na atual assembléia legislativa municipal, brilhantes cabeças como Marcia cavalcanti e Maria Elena.vale salientar o senso humanitário de Raimunda sol posto.quanto as representaçoes masculinas … ai sim, o bicho pega…

  10. pedro caldas disse:

    precisamos deixar de lado a hipocrisia na politica. ninguem tá brigando por poder. o embate é salutar para a boa democracia o que a população tem que entender é que a disputa pela mesa diretora é um direito dos edis e os trabalhos da camara depende a eleição da mesa diretora e que os poderes executivo e judiciário cada um no seu quadrado.
    Parabens Maria Elena e os demais vereadores que querem transparencia, eu vou cobrar….

    Viva a democracia em Petrolina…

  11. Cida disse:

    Brito vc deve saber nos bastidores, que a maracutaia tá grande na câmara. O buraco tá quase em 1 milhão de reais… E estão com receio de Maria Elena provar as corrupções deles. Não adianta colocar notas frias para constar que está tudo bem… vão ser descobertos… Eles não querem entregar a presidência a Maria Elena porque querem ganhar tempo para camuflar . .

  12. Dilma disse:

    Companheira cida, acho que você tem razão quando diz que a maracutaia é grande, acredito que haja mesmo um grande esquema de corrupções na casa Plinio amorim, pois se isso não tivesse acontecendo o grupo dos 6 não iam estrem tão preocupados em perderem a pôse e sim , há muitos interesses e um rombo bastante grande e eles (6) não querem que descubram, mas a população esta de olho . E Maria Helena , a busca pelo poder é muito grande, mas muito ainda confiam em você, B O A S O R T E!!!!!!!!!!!

  13. O galo cantador disse:

    O galo canta para despertar as pessoas sobre riscos que nos rondam. Eu já vi comentário neste blog, salvo engano de um tal de desconfioso, sobre as razões que levam o grupo dos seis fugirem da mudança de comando como o cão foge da cruz. E as ligações entre edis e gerente de empresa pública e que tambem não quer largar o cargo. Por qual razão? Esta Dilma pode ser o galo que nos desperta. É pena que o Galo canta e nenhuma autoridade toma a iniciativa de ir a fundo, esperam que sempre hajam denuncias. Quem é doido de denunciar? As pessoas tem medo de ficarem indiferentes enquanto as formigas podem andar livremente pela boca. Em todo caso, não nos cancemos por esperar. O futuro pode está bem próximo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários