Árvore pode ser a causa dos esgotos estourados em rua do bairro São José

por Carlos Britto // 04 de abril de 2013 às 20:29

[slider id=”esgoto-estourado”]

O esgoto estourado tem tirado o sono e a tranquilidade dos moradores da Rua do Concreto, no bairro São José, região central de Petrolina. De acordo com a professora Teresa Leonel, que nos enviou um e-mail com as fotos comprovando o transtorno, os problemas na tubulação de esgoto se tornaram frequentes há quase cinco meses.

A Compesa faz o serviço de desentupimento das bocas de lobo, no entanto, o problema se repete. A causa principal do estouramento seriam as raízes de uma árvore, que estariam impedindo o escoamento da água. “Geralmente de 15 em 15 dias o bueiro fica entupido novamente. A própria Compesa já chegou a comentar com os moradores da rua que o problema é uma árvore fícus, que está na calçada e suas raízes ocupam a tubulação e não permitem o escoamento das águas. É importante registrar que esse tipo de árvore tem esta característica, suas raízes buscam a água”, explica a professora.

A população já tentou entrar em contato com o proprietário da casa, mas ele ainda não foi localizado. “O dono nunca se encontra na residência e ainda assim precisamos que alguma coisa seja feita. Afinal, a água podre vem da sua calçada, mas não prejudica em nada a residência dele porque o bueiro se localiza no fim da calçada, quase no portão do vizinho. A água, que fede muito, fica empossada na frente das demais casas até o dia em que a Compesa vem e faz o ‘serviço’ que só dura uns 15 dias”, reclama Teresa.

De acordo com a professora, a Compesa já foi acionada na tentativa de resolver o problema. Para ela, a solução seria notificar o proprietário da casa e, se necessário, arrancar a árvore da calçada.

Já a assessoria de comunicação da empresa informou, em nota enviada ao Blog, que a implantação de uma nova rede de esgotamento sanitário solucionará os estouramentos. De acordo com a nota, a intervenção já está sendo realizada e é necessária porque a rede atual não estaria suportando a demanda do saneamento na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…