Árvore centenária prestes a ser derrubada gera indignação entre moradores do Centro de Petrolina

por Carlos Britto // 22 de fevereiro de 2012 às 16:25

Uma árvore centenária nas imediações do Sesc Petrolina, Centro da cidade, virou motivo de engajamento por parte de vários moradores do local. A indignação reside no fato de que a árvore, uma espécie nativa da região, está com os dias contados. Na área onde está localizada, num terreno por trás do JB Hotel, será construída nova agência da Caixa Econômica.

Uma casa, além de algumas mangueiras que também haviam sido plantadas ali, já foi derrubada, restando apenas essa árvore. O Blog tentou saber o nome da espécie, mas ainda não conseguiu êxito.

Segundo informações, a derrubada da árvore está prevista para esta quinta-feira (23). Para efeito de lei, a prefeitura municipal só poderia intervir na questão se a árvore tivesse em terreno público. Se for área privada, os moradores poderão acionar o Ministério Público (MP) no intuito de tentar impedir que a espécie seja eliminada.

Árvore centenária prestes a ser derrubada gera indignação entre moradores do Centro de Petrolina

  1. Luzineide Brandão Ramos disse:

    Fico extremamente indignada com esse descaso público com a vegetação da nossa cidade Petrolina. Sei que esse problema não é novo ou seja não vem só desse governo. Valeu Carlos Brito a denúncia. Hoje Petrolina tem mais instrumentos legais e de comunicação para melhorar esse aspecto cruel que deixa nossa cidade cada vez mais árida, insuportavelmente quente, sem verde, sem sombras sem nossas árvores antigas onde os pássaros cantavam. Moro hoje em São Paulo não posso me engajar numa luta direta para bloquear essa nova derrubada. Agora é ação amigo. Convoque publicamente a população para impedir que isso aconteça. Peço para você fazer esse apelo aos Petrolinenses. Abraços Luzineide

  2. Sheldom Cooper disse:

    Luzineide está coberta de razão, será que a prefeitura vai continuar derrubando árvores indiscriminadamente? Para que serve a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, pra permitir a derrubada de todas as árvores que deem lugar a comércio e serviços? O progresso tem que continuar, mas as derrubadas de árvores, essas tem que parar. Alguém sabe o número de árvores eliminadas em Petrolina pela prefeitura ou com autorização desta?

    [ ]’s

    Sheldom Cooper.

  3. Marco Junior disse:

    Lembro quando eu morava num predio enfrente do sesc + ou – nos anos de 96,97 e agente a “gurizada” tinha acesso a esse terreno por um portão lateral que o predio tinha na epoca fizemos um campinho de futebol ao lado dessa arvore……enfim é lamentavel que isso aconteça mais é o custo do progresso e em beneficio da sociedade acho que as autoridades vão saber bem oque fazer !!!!!

  4. José Alves de Siqueira disse:

    Caros amigos, a Caixa Econômica, uma das instiuições financeiras mais poderosas do Brasil, financiador do maior projeto habitacional do país: MINHA CASA, MINHA VIDA pode tranquilamente adequar a obra de sua nova e moderna agência com características inteligentes e sustentáveis que permitam a manutenção desta belíssima árvore. A Caixa dispõe de quadro técnico formado por arquitetos e engenheiros qualificados que irão projetar a nova agência, sendo necessário apenas INCLUIR A ÁRVORE NO PROJETO ARQUITETÔNICO E PAISAGÍSTICO E NÃO A DERRUBE-A!!!
    A CAIXA TOPA O DESAFIO?
    Para efeito da lei, derrubar uma espécie nativa é sim crime ambiental e inafiançável (Lei n. 9655/98), sendo centenária, a pena é duplicada.

    1. Leandro Lucio disse:

      Sambou na cara da sociedade!

  5. Anny disse:

    Muiot bem Carlos Britto, parabéns por ter levado essa denúncia adiante! Petrolina tem que abrir os olhos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários