Em resposta às declarações de alguns leitores que se manifestaram contra a intenção do artista plástico juazeirense Lêdo Ivo de fazer uma escultura da “mãe d’água”, um dos seres folclóricos mais conhecidos da região, nas margens de Petrolina e com recursos da prefeitura, ele enviou um nota ao Blog justificando sua ideia.
Confiram:
Caros amigos,
Quando eu digo que pretendo realizar a escultura da Mãe d’água (IARA p/outros ) no leito do Rio São Francisco , nas margens de Petrolina, em nenhum momento me veio a ideia de solicitar um financiamento exclusivo da Prefeitura de Petrolina.
O tal espaço está fora dos limites administrativos da PMP, é a Capitania dos Portos que tem a autoridade. Embora eu conte com o apoio da Prefeitura, o meu projeto é de fazer uma SUBSCRIÇÃO PÚBLICA e financiar o monumento com PESSOAS, EMPRESAS e INSTITUIÇÕES de BOA VONTADE para com a ARTE e a CULTURA POPULAR do Vale do São Francisco.
De antemão eu sei que isso despertará a amargura de uma pequena minoria pessimista. No entanto eu sei que Petrolina tem uma MAIORIA que ama a ARTE e a CULTURA . Não tenho pressa. PORTANTO…
Lêdo Ivo/artista plástico



Este “nêgo d’água” já fez uma confusão danada em Juazeiro, agora vai ser em Petrolina a confusão da Mãe D’água. Se daí surgirem filhos para se colocar um em cada cidade ribeirinha, este artista terá serviço para o resto da vida e, no São Francisco, muitas confusões serão geradas. Até as tradicionais carrancas fugirão do São Francisco com medo de tanta confusão.
O artista tem o meu apoio.
Ledo Ivo, você tem o apoio dos petrolinenses, esqueça essas “aves agourentas”!
Arte é sensibilidade.Pena que nem todos são providos de arte.Você é um grande artista,Lêdo.Ignore os desprovidos de sensibilidade.
Que “aves Agourents” que nada. O povo tá fora disso e n~]ao aceita porque se a prefeitura não tem dinhero pra gastar com as coisa de necesidade de petrolina, imagina o povo. Isso não vai traze nnenhum baneficio pra petrolina c omo o nego dagua não troxe nenhum beneficio pra juazeiro. Essa idea do senhor ledo é muito cara e só vai ser bom pra ele. Eu sou contra!
Não sei como a Capitania deixa colocar estáuta no rio porque fica pertigoso para as embarcação principalmente de noite. Eu acho que tá faltando mais atenção e fiscalização nisso..
Arte ou poluição? Pra mim o nego dágua n o rio foi errado e se colocar mais estatua vai poluir as agua e o visual do velho chico. Estou com o Marcionilo quando ele pede a atenção da Capitania dos Portos pras essas ideia do artista Ivo.
O artista esquece que tentou o nego dagua no governo de Fernendo e não deu certo e agora tá pensando no prfefeito atual mais não vai dar certo também e nem o povo e enm as empresas vão bancar porque a predeitura de petrolina tem muita coisa pra fazer na cidade. se deu certo agora em juazeiro é bom acertar la também pra fazer a mãe do nego dagua. assim fica a familia dagua junto.
Pela amor de Deus, a estátua do Negro dágua fica em cima de uma pedreira onde nunca um barco passou, obviamente, pois bateria na mesma e afundaria! Se ele construir do lado de Petrolina será em cima daquela pedras pretas que tem dentro do Velho Chico, portanto as pedras já existem, não venham dizer que vai atrapalhar a navegação, ao contrário, será mais um ponto onde os barqueiros se orientarão!
SE A ARTE NÃO FOR POLEMIZADA DEIXA DE TER SEU BRILHO. CADA UM VER A ARTE COM SEUS OLHOS E INTERPRETAM COMO ASSIM O VEEM, FEIO, BONITO, IMPORTANTE, INDIFERENTE E ASSIM SUCESSIVAMENTE. O LOCAL DE EXPOSIÇÃO DA ARTE DEPENDE DE DO MATERIAL A SER UTILIZADO E SUA LOCALIZAÇÃO SE NÃO AFETA O MEIO AMBIENTE, COM POLUIÇÃO VISUAL, SONORO OU COM EMISSÃO DE POLUENTES, O QUE NÃO É O CASO EM PAUTA. A MÃE D’AGUA SÓ IRÁ ACRESCENTAR COMO O PAI D’AGUA, SE HOUVER PROCRIAÇÃO (REPRODUÇÃO) QUE SEJAM BEM VINDOS OS FRUTOS DA BOA VONTADE DO AUTOR E CRIADOR DAS CRIATURAS.
REFLEXÕES.
I – Não só de pão vive o homem,nem a mulher
II – Lendas não são fatos historicos,mas sim uma percepção poetica da realidade;
III -A presença de arte na cidade é um sinal que uma sociedade evoluiu do estado do estado Primario para a Civilisação;
IV – (EDGAR MORIN ) HOME FABER,SAPIENS,DEMENS, LUDENS
FABER – Fabril
SAPIENS – Racionalidade
DEMENS – Amor,Poesia (artes), Guerras, Ideologias,Crenças…
LUDENS – Festas, Jogos, Entretenimento…
V- NOKIA , nome da famosa marca Finlandesa,nada mais é que um dos apelidos ( NOKIE, NOKEN ) do nêgo d’gua ou melhor “branco d’agua” das lendas Escandinavas. -Simpatico e moderno, não ?!!
VI – E finalmente o que diser de nosso MONTEIRO LOBATO com o seu ,nosso, saci ?!
Grato
O artista enfeitou muito o discurso mais isso não influi nada pois os petrolinense verdadeiro não estão desfaserndo de arte mais dizendo que essa ideia de arte ou auqluer outa coisa no meio do rio mesmo que emcima das pedra fica perigosos e uqe a palavra final deve ser dita pela Marinha que não aprova isso em quelquer outro lugar e só se aqui em petrolina for diferente é que vai permiti. Outra coisa é que todo mundo sabe que a prefeitura só vive sem dinheiro pra bancar uma despesa dessa que a propia prefeitura de juazeiro quase não con seguiu resoilver. se a prefeitura aceitar é porque então tá enganando aagente.
Assino embaxo as palavras do Vicente. Quanto [é mesmo seu Ledo Ivo que o senhor vai cobrar pela mãe dagua? Deve ser uma fortuna pois pra arte não tem limite de preço e os artista cobra o que qer. Então quanto vai ser o sewu trabalho? Eu sube que da outra vez a prefeitura não se interesou porque não pódia pagar o preço cobrado e o senhor gaurdou para colocar depois e deu no deu pois segundo diz os prefeitos as prefeitura anda emborcada. é melhor esquecer disso.
Vou mandar o artisdta fazer uma mãe da lua pra colocar nos bairro da cidade porque anda faltando muito energia nas rua de petrolina. Qunato o artrista vai cobrar?