A leitora Marinalva Barbosa faz uma desabafo ao Blog sobre a falta de informação acerca do concurso público promovido pela Prefeitura de Petrolina.
Ela foi uma das que concorreram a uma vaga para professor e se sentem incomodadas pelo absoluto silêncio dos organizadores do certame. Confiram:
O concurso para professores, realizado pela prefeitura municipal de petrolina, deixou muito candidato indignado,haja visto o processo extremamente excludente que perdurou durante todo o evento, a começar pelas exigências para aprovação, elaboração da prova. Prova essa que aprovou, apenas, um número ínfimo da quantidade de vagas, e o silêncio dos organizadores que nada declaram sobre o acontecido, dando por encerrado o concurso.
Esse silêncio deixa subentendido que esses organizadores não estão preocupados com a opinião pública, visto que o ato incitou a repugnância dos candidatos, que se sentiram lesados, pois foram oitenta reais jogados pelo ralo.
É necessário saber o que será feito com as vagas que não foram preenchidas. Sabe-se que elas existem em número bem maior que o exposto. Será que continuará a política de contratação?
Marinalva Barbosa/Leitora e Candidata no Concurso



O silêncio é uma resposta, está nítido que o objetivo era organizar um concurso excludente para que dessa forma tivesse continuidade a política de contratação.
Deixo aqui o meu repúdio a todo processo que envolveu esse concurso.
Parabéns Marinalva, pela iniciativa de expor este problema para a população. De fato não podemos considerar normal que concursos extremamente excludentes como esse – aliás desconheço qualquer outro na área de educação, com critérios de eliminação tão absurdos – sejam executados de forma confortável para os responsáveis e sem nenhuma discussão a respeito do processo.
Espero que haja maior interesse das autoridades locais e da própria empresa responsável pelo concurso, para contribuir com maiores esclarecimentos sobre as vagas que não foram preenchidas no certame.
Leonice Gomes
Candidata no concurso.
Eu não participo de um concurso que tenha a Facape como organizadora nunca mais!!!
Não vale a pena é jogar tempo e dinheiro fora, parece até que os futuros aprovados já foram selecionados.
Too fora…
Não tenho parentes influentes!
Foi a facape quem realizou? hahahahha
Desde já quero Parabenizar a Marinalva Barbosa pela iniciativa de publicar seu artigo e externizar seu repúdio à PALHAÇADA que foi esse concurso, Sou noivo de uma candidata que obteve 60 pontos e ficou fora do numero de vagas e confesso que não foi por despreparo, muito pelo contrario ela é super requisitada na cidade onde reside, cidade essa onde se uma das melhores Universidade do nordeste entre elas temos a UVA, UFC, INTA.
Porem que mais me deixa indignado é o alvoroço que foi feito pelos candidatos reprovados, sendo que na hora “H” todos caíram fora, uma candidata ate fez um E-mail pra unir os candidatos mais apenas minha noiva entrou em contato e a resposta foi que nenhum candidato se manifestou pra se unir e ficaram apenas no “ALVOROÇO” Então isso sim foi uma vergonha, Se não tem coragem pra enfrentar seu próprios direitos como querem falar mau da cidade???
Não sou Pedagogo mas existe uma frase de Fernando pessoa que é super importante: “Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor”.
Se os candidatos acham que não vale a pena brigar por isso, é porque têm alma muito pequena e só tem uma solução. “Permaneçam em vossa insignificância”. Que me desculpem os fortes apenas quero atingir os fracos.
É um concurso que foi feito com o intuito de reprovar… uma verdadeira “piada de mau gosto”. Sou concursado e sempre faço concursos, esse eu não fiz mas acompanhei…um absurdo. Mau planejado, questões mau elaboradas com o intuito de reprovar. A quantidade de assuntos não foi bem trabalhada pela banca. Fica uma certeza, se não houver outro concurso para preencher as vagas, o objetivo foi de manter as contratações e favorecer pessoas, e se houver outro concurso essa organizadora é a menos indicada.
Oi, Marinalva! Parabéns pela sua participação exitosa no concurso e pela atitude de reinvidicar uma resposta da organização do concurso. Também concorrí a uma vaga para as séries iniciais e acompanhei com atenção as discussões acerca do concurso, que infelizmente não deram em nada.
Acho importante que os candidatos, mesmo não tendo sido aprovados, busquem conhecer os rumos que a educação municipal seguirá a partir daqui. É uma situação para a qual os petrolinenses não podem fechar os olhos.
O que a Prefeitura de Petrolina queria provar com esse concurso? Que os professores não tem capacidade intelectual de passar? Ou chamar de incompetentes as Universidades da região, por não formarem bons profissionais? O incrível é que os mesmo professores que tentaram o concurso “os com capacidade intelectual baixa” foram chamados para assumir a sala de aula como contratado. É repugnante a atitude dos nossos dirigentes. A verdade é só uma: Petrolina não quer concursado.
Não conseguem passar num concurso da prefeitura? É de lascar. Eu, sem estudar e de olhos fechados, passaria facilmente!
É então vc tem dinheiro para comprar o gabarito da FACAPE.
O seu nome diz tudo “NAJA” só pode ser cobra mesmo. Você deve rasteijar muito aos pés de alguem pra lhe colocar em algum lugar, Quando tu fizer um concurso e passar por méritos proprios você poderá falar mau dos outros. enquanto isso “NAJA” Lave sua ligua pra falar dos outros. LIXO HUMANO!!!
Petrolina não quer concursados e sim uma secretaria de eduicação inchada cheia de pessoas que não fazem nada. era bom que o sindicato fizesse uma visitinha na secretaria de educação e ver as pessoas se esbarando uma nas outras sem terem o q fazer.Ou um grupo de fumantes em frente a secretaria.Quem não tem parente ou amigo lá dentro é dificil arrumar até um misero contrato.O q se ver é um gabinete lotado de acessoras de toda qualidade. Salas cheias e muita amigas da secretária é um verdadeiro trem da alegria.isso é horrivel.Enquanto minha esposa e cunhada todas as vezes que vai em busca de um mine contrato nunca consegue,tenta o concurso e acontece essa palhaçada.
Com tanto arrumadinhos assim não sobra vaga para os desapadrinhados.Lá o que valenão pessoas inteligentes,cultas, com pós graduação emestrado. O que valelá é o famoso Qi. Quem indica! É tudo fachada, uma tremenda falta de compromisso com quem realmente quer trabalhar.
Concordo plenamente com Fabio,Leonice, Carlos e os demais.Foi um verdadeiro meio que acharam para pagar os contratados! Fora Facape,fora PN(professor)fora Andreia,fora CR e seu trem da alegria!O pagamento do decimo terceiro. Cade o sindicato. Fale, se manifestem!
Parabenizo aqui a colega pelo ato de coragem, e também de sensatez. Eu não sei bem se a banca que realizou concurso quiz demonstrar qualidade, quantidade ou se nem aumenos sabia em que região estava. Lembro também que na vizinha cidade, que também realizou concurso para mesma area, que pessoas que passaram lá com nota acima de 7, aqui não conseguiram nem 2.
Em segundo, no edital pedia tipo: ECA ( enquanto agente se prendia a estudar os incisos e regimentos do estauto da criança, eles em sua majestosa metodologia de aplicar prova solicitaram apontar as colocações dos filosofos a despeito do assunto). Uma forma brutal, desastroza e imprudente de aplicar provas. Pois digo ainda, que se a banca aplicadora conheçe a diretrizes para aplicação de concursos e ainda a região aonde se aplicou a prova, saberia assim que o tipo de prova que foi proposta não foi condizente nem com o publico nem tampouco com com o solicitado.
E para encerrar, barbaridade foi um dos principais critérios seria 70% de acertos. AONDE JÁ SE VIU?? nem nos cocursos para universidade federal se ve tamanha preoculpação excludente.
Eu só acredito que a banca não é para ser aplicadora lá na cidade de BROGODÓ e não em Petrolina. O QUE É QUE O POVO ESTÁ ESPERANDO PARA SE MANIFESTAR??? E POR QUE É QUE A FACAPE NUM AVALIA O TIPO DE SERVIÇO ANTES DE CONTRATAR?? A FAMA ESTÁ FEIA…ESTÃO USANDO A CAUSA DO DESEMPREGO COMO FORMA DE MARGINALIZAR AINDA MAIS AS PESSOAS !!!
A prova não mediu conhecimento, pois sou professora contratada com plena capacidade de ministrar, tanto que o meu contrato foi renovado e no entanto não tenho capacidade de acertar 35 questões daquela prova cheia de erros e “cascas de banana”. Eu desafio a pessoa que elaborou aquela prova a fazer uma prova elaborada por mim, usando todas as artimanhas daquela lá. Ah! aquela coisa de fotografar o candidato é super suspeita,
Vc acredita de fato que tem algo de errado? Isto é notório! Entre com uma representação no MPPE (Ministério Público de Pernambuco) http://www.mp.pe.gov.br, na verdade não era nem para vcs terem deixado acontecer, acesse o site do MPPE e vá ao ícone OUVIDORIA MP-PE e solta o verbo, isso já vai te ajudar e muito faça isso, ele vai investigar e, se realmente for constatado aconterá as punições devidas. BOA SORTE MARINALVA!!!!!!!!!!!! Como funcionou em um outro concurso!
Maurício, fui eu que tentei fazer contato com varias pessoas, apesar de não ter sido eu quem criou o e-mail. Tentei reunir os candidatos, disponibilizei uma sala do meu trabalho, forneci endereço, todos os meus telefones. No inicio eu e mais 5 pessoas se pronunciaram. Fiz contato com o sindicato e solicitei a presença de um representante,mas na hora H como diz vc, so apareceu sua noiva. Voce acha que teriamos voz??? Aqui no blog td mundo fala, todo mundo se revolta, pq aqui não aparece cara de ninguem. No entanto na hora de fazer valer os direitos na luta, nao é todo mundo que tem coragem. Ainda estou disposta a lutar pelo que acredito ser certo. Mas não vou servir de bucha de canhão pra ninguém. Faço a briga, fico marcada e perseguida politicamente, enquanto todos se beneficiarão..Não concordo com isso. QUERO LUTAR, MAS QUERO UM BATALHÃO COMIGO. Quem ainda tiver interesse , estou pronta, mas sozinha não adianta.
O descaso ta grande, ninguém se importa com isso. E já esta entrando no esquecimento. Quem pagou perdeu, pois as pessoas estão acostumadas a pagar para serem enganadas…
MUITO INTERESSANTE MAIS UMA NOTA DE REPUDIO NO BLOG, QUE INFELIZMENTE NÃO PASSARÁ DISSO.
Concordo plenamente com você, na época adicionei o e mail, mas não encontrei ninguém online. Vamos lutar pelos nossos direitos. Te enviarei um email…
Aguardo retorno!
Bom título; SILÊNCIO QUE INCOMODA, tanto da parte da Prefeitura Municipal de Petrolina, como do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, como da Coordenação do Concurso, como da Facape! E a EXCLUSÃO, provavelmente premeditada permanece e se impõe!
Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina? Que orgão é esse?
KKKKKKKKKKKKKKK
NÃO VAI ME DIZER QUE VC NÃO SABE??
Acho que você não entendeu a crítica! Quando a gente lê uma frase interpreta . O que eu quis dizer é que não o vejo atuando.
Fora tambem para o sr.JL!
Aqui vou defender o sindicato. Como ja falei anteriormente, tentei reunir um grupo possíveis revoltados e pedi um representante do sindicato. A atual presidente me garantiu que nos apoiaria mas que a luta tinha que partir da gente e não do sindicato..e ela está certa. NÓS SOMOS O PREJUDICADOS, NÃO SOMOS ASSOCIADOS pq o sindicato se envolveria diretamente nesse caso? Tomando a frente e defendendo quem nao quer lutar? Se estamos “revoltados” como vez ou outra aparece aqui no blog, infelizmente só isso não vai resolver. Carlos Britto tem sido um ótimo canal para que nós possamos nos conhecer e nos reunir, mas infelizmente nós postamos nossas indignações, discutimos o assunto revoltado com a pessoas mais próxima( no meu caso , meu marido que não aguenta mais ouvir falar nisso) e mais uma vez fica pra outro dia, ou pra depois.
concursoppetrolina@hotmail.com
“Não diga que a vitória está perdida, tenha fé em Deus tenha fé na vida…tente outra vez!”
assim mesmo viu: concursoppetrolina@hotmail.com
é necessário nos UNIRMOS pois a união é que faz a força. A INTENÇÃO É obter respostas sobre o certame se eles não nos respondem só nos resta buscar nossos direitos, sabemos que eles existem em algum lugar não muito distante,porém para tanto é preciso
que haja disposição por parte dos prejudicados.
SITUAÇÕES COMO ESTA MERECE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA QUE ESSES GOVERNANTES ENTENDAM QUE POVOOOOO É GENTEEEEEE E TEM VALOOOOOOOOR!
Gente o e-mail anterior não foi criado por mim. Mas tb adicionei, Vou fazer contato com algumas pessoas que se mostraram interessadas na época.
Enviem e-mail para que possamos passar o endereço da reunião que acontecerá este final de semana.
Sabemos que será carnaval, mas quando mais tempo perdermos mais difícil será de modificar as coisas.
concursoppetrolina@hotmail.com
Olá pessoal! por que não aceitar o opinião da colega Maria e chamar a atenção do MP-PE?
na primeira lista não aparecia o nome de uma pessoa que fazia parte da equipe da educação, depoisem outa lista apareceu e essa pessoa já tomou até posse.Digo porque a conheço já trabalhei com ela em creche e ela é AC(assistentede Criança).Não vou revelar o nome por isso.ISSO É UMA VERGONHA! como diziaBORIS CASOY.
Marinalva, parabéns pela iniciativa de demostrar que nós professores apesar da falta de respeito, pelo qual estamos sendo tratados, sabemos reclamar nossos direitos, assim como cumprimos nossos deveres todos os dias com a educação, a partir do nosso comprometimento e dever de ser EDUCADOR. Classe essa marginalizada pelos nossos governantes, pela não valorização financeira e social.
Pois, esse concurso foi uma total CHACOTA social, reforçando publicamente que a educação não passa de um jogo político, em que o maior prejudicado são os alunos que se deparam com profissionais despreparados enquantos muitos profissionais de excelência são vetados do seu direito diante de um certame omisso e excludente como esse.
O silêncio já não existe mais, nós candidatos insatisfeitos, o quebramos para pedir uma explicação e não vamos nos calar tão fácil assim!!!!!!!!!!!!!!