A polêmica sobre a possível venda do Estádio Municipal Paulo de Souza Coelho mereceu um destaque do advogado Pedro Patriota (foto).
Neste artigo abaixo, ele levanta alguns pontos relevantes sobre o assunto. Confiram:
Petrolina costuma deslumbrar e cativar tanto seus moradores quanto os visitantes que por aqui passam pelos inúmeros atrativos que possui. Com ares de terra das oportunidades, verdadeiro oasis no sertão, ocasionalmente esta cidade desperta grande orgulho em seus cidadãos, sejam natos ou “naturalizados”. Este orgulho, quando exacerbado, porém, causa uma falsa ideia de aqui tudo dá certo, por mais grandioso e difícil que o projeto seja. É a terra dos impossíveis.
Mas nem sempre isso é verdade.
Vejamos a recente discussão que tem tomado conta da cidade: a venda do estádio Paulo de Souza Coelho para financiamento de uma “arena multiuso” em Petrolina, obra da moda no Brasil recente, diante da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
Em meio à discussão do pedido de autorização para alienação do estádio, projeto enviado pelo Poder Executivo municipal à Câmara de Vereadores, algum dos edis chegou a dizer-se favorável ao projeto, pois considerava que o estádio municipal Paulo Coelho era “um elefante branco” e que uma arena seria de muita utilidade para Petrolina. Como prova da viabilidade do projeto, citou a recente audiência pública onde o presidente da Federação Pernambucana de Futebol – FPF instigou as autoridades de Petrolina a se apresentar como alternativa de apoio a seleções para a Copa que se avizinha.
Sem emitir ainda uma opinião pessoal sobre o tema, o qual se apresenta ainda muito imaturo em termos de discussão, contribuo com o debate lançando os seguintes questionamentos:
– Já existe projeto para a tal arena? Quanto vai custar?
– Só o preço da venda do estádio já custeia toda a obra?
– Qual o prazo para sua construção? (Lembre-se que estamos em janeiro de 2012, a menos de 30 meses da Copa do Mundo).
– Existe algum acordo concretizado com a FIFA, a CBF ou o Comitê organizador da Copa de 2014 para que Petrolina seja realmente uma sub-sede?
– O projeto que visa a autorização para alienação do Paulo Coelho vincula o valor obtido com a venda exclusivamente à construção da arena?
– Qual o legado da obra quando se passarem os 30 dias de evento? Em outras palavras, há demanda por uma arena deste porte em Petrolina?
– De onde virá o dinheiro para a manutenção deste equipamento público?
Não se trata de complexo de vira-lata ou rabugice do autor destas mal-traçadas, mas apenas o desejo de um cidadão petrolinense cansado de ver que certos debates sobre assuntos de grande importância para o município se dêem sob bases pouco sólidas em termos de informações; de números, enfim.
Os vereadores de Petrolina precisam refletir bem antes de votar este projeto, sob pena de serem coniventes com a má-aplicação de recursos públicos em obras que nem de longe são prioridade para a população.
Petrolina-PE, 16 de janeiro de 2012.
Pedro Patriota/Advogado



Pense num Zeca seca pimenteira.
O fato de sair da boca de um Patriota Já é motivo para se ignorar este comentário contrario a construção de uma arena em Petrolina, amigo a FIFA como a CBF só pdem analizar as cidades que oferecem condições de receber as seleções, você acha que Petrolina do tamanho que é, não comporta ter uma arena,mostra que você tem de ouvir mais o povo ou conhecer melhor a nossa cidade, ao menos um poquinho, quem sabe não vai mudar esse pensamento PATRIOTA de ser contra o desenvolvimento da cidade, entre Caruaru e Petrolina quem você acha que tem melhores condições de receber uma das seleções da copa, claro que depois da copa além de temos DOIS TIMES aqui na cidade em que um disputa a primeira divisão e a outra disputa a segunda divisão do campeonato pernambucano, sem contar as muitas modalidas de esportes que temos aqui em Petrolina que os atletas precisam de um melhor local para se preprarem , para que depois da copa possamos desfrutar desta arena, e outra questão, o governo de todo o Brasil estar ajudando na construção de estadios será que só em pernambuco não vai ajudar, inclusive nas cidades que terão sede a estrutura de hospital,segurança,aeroportos e outros setores, sempre recebem melhorias devido a copa e depois melhora a vida das pessoas daqui, seria bom que Petrolina force uma das sede de uma seleção que a cidade só sairia ganhando, agora devido a política contrária ao prefeito muita gente quer colocar dúvida na cabeça das pessoas, parem com isso, seria um grande acontecimento para a nossa cidade, deixem a política só uma vez de lado.
É muita imbecilidade para uma pessoa só (Dario Coelho)
Já esta na hora da população ter um ambiente de lazer confortável e com capacidade para mais pessoas… Independente da copa a cidade tem que ter um estádio decente para população
Estádio novo sim merecemos conforto…fora q a cidade com 300mil pessoas não pode mais ter um estádio como o Paulo Coelho pequeno e desconfortável
Todos sabemos que se venderem o estádio nada será construido com esse dinheiro, pq no Brasil funciona assim com o dinheiro público. Brasileiro gosta de destruir e odeia conservar. Foram bastante pertinentes as colocações feitas pelo advogado. Merece reflexão essas ponderações!
Quero dizer ao nobre da família Patriota que Petrolina é a encruzilhada do progresso, esse tipo de pensamento pequeno não passa por aqui.
Encruzilhada so serve p/ fazer macumba.
A cidade merece um Estádio maior, independente de copa do mundo, é do conhecimento de todos que o entorno do atual Estádio não comporta um simples aumento de sua capacidade.
Petrolina necessita de um novo Estádio ou Arena, como quiserem denominar, com ocupação mínima de 20.000 pessoas.
Vincular a construção do novo estádio à Copa do Mundo é no mínimo muita estupidez.
Vão todos no oba-oba e caiam em mais uma cilada desse governo patético que temos. Vão em frente!! Voces já estão acostumados a se deslumbrar com falsas promessas. ô povinho apolitizado.
Isso ta me cheirando a dor de cotovelo, minha cidade tem 300 mil habitantes com um estádio de futebol que comporta 5 mil, só isso já é um motivo para a construção.
Até parece que os 300 mil habitantes tem algum interesse de ir a um estádio. Fala sério!!!!
O mal de todo político é que só olha para esse lado da coisa, não pensa que antes de qualquer político existe a população da cidade. Para tirar a dúvida é só fazer uma pesquisa ou faz um plebicito, ai sim veremos o que a população ache e quer.
André f… g…. imbecíl eu seria dependendo de ser parente seu, você deve ser UM COITADO, se você tiver capacidade de ter uma opiniâo compartilhe com as pessoas racionais, pois essa forma de tratar as pessoas já mostra sua incapacidade de raciocinio, se for da familia ai eu entendo, você estar perdoado, quem vive na lama tem de andar melado, eu falei a minha opinião e não dei coice para agredir ninguém, não concordo com a opinião desse Patriota devido ser a caso da vespera de uma eleição, queira você ou não.
Sem querer agredir ninguem,mas vc só escreveu besteiras. Petrolina não precisa de uma arena agora, precisa de muitas outras coisas que são básicas e faltam na cidade.