O ambientalista e comunicador Vitório Rodrigues fez este artigo para o Blog, lembrando que o mundo habitável dos seres humanos, o planeta terra, chegou hoje a 7 bilhões de pessoas. Uma marca histórica, que traz embutida uma série de reflexões.
Confiram:
O mundo cresce a uma velocidade geométrica de 1.6%aa e a continuar neste ritmo até o final chegará a mais de 10 bilhões, quando não haverá água potável para todos. Não porque a água está acabando do ponto de vista quantitativo, mas sim qualitativo.
Hoje nasceu o habitante de número 7 bilhões no mundo. É uma menina. Danica May Camacho recebeu da ONU o título simbólico que ilustra o crescimento demográfico mundial – com direito a bolo e uma pequena festinha ainda no hospital em Manila, nas Filipinas.
A garotinha veio ao mundo com 2,5 quilos, dois minutos antes da meia-noite, em um hospital público da capital filipina. Seus pais, Florante Camacho e Camile Dalura, foram parabenizados por representantes das Nações Unidas.
“É muito linda. Não consigo acreditar que é a habitante 7 bilhões do planeta”, foi o comentário emocionado da mãe, na sala de parto do hospital maternidade invadida pela imprensa.
A menina Danica May Camacho carregará o título simbólico das Nações Unidas.
A pequena “estrela mundial” receberá uma bolsa de estudos e seus pais uma quantia em dinheiro para que seja investido, com a devida orientação, em um negócio comercial.
De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Pobreza, as Filipinas são o décimo segundo país mais populoso do mundo, com 94,9 milhões de pessoas – 54% deles menores de 25 anos.
A China é o país mais populoso, com 1,35 bilhões de habitantes, seguido da índia, com 1,24 bilhões. Segundo a ONU, a população mundial continuará crescendo e chegará a 9,3 bilhões em 2050. E vai superar os 10 bilhões até o final do século.
Danica receberá uma bolsa de estudos e seus pais uma quantia em dinheiro para abrir uma loja.
Vitório Rodrigues/Ambientalista e Comunicador (*Com informações da agência France-Press)


