Diante de recentes fatos relacionados aos concursos públicos realizados por prefeitura s da região, o professor Cleriston Willames Soares faz questionamentos relevantes no artigo enviado ao Blog.
Confiram:
Há meses vê-se o descaso da administração pública e de empresas responsáveis por realizar concursos e dar provimentos aos resultados em algumas cidades da região. Algumas delas bem próximas, como Afrânio e Dormentes (em Pernambuco), e Paulistana (no Piauí).
Durante o ano de 2012 foram lançados editais com propagandas excelentes para quem corre atrás de garantir uma vaga no setor público de forma efetiva entre as cidades citadas. Dentre elas, Dormentes saiu na frente e já vem convocando os aprovados no concurso público, depois de mais de seis meses após a realização das provas. Já em Afrânio e Paulistana os concorrentes não tiveram a mesma concretização de direito garantido.
O fato é que em Afrânio, segundo informações de funcionários, o último concurso realizado está cancelado, mesmo após a realização das provas na referida cidade. Já em Paulistana, no estado do Piauí, a situação está indefinida.
Ao menos é o que aponta a falta de informações tanto por parte da prefeitura quanto por parte da empresa, que nada têm a informar. Nesta última cidade, o resultado final já foi publicado, foi estipulado um novo prazo para realizar as provas de agente de endemias e motorista de máquinas pesadas, o que não se culminou graças à não autorização do novo prefeito da cidade.
Como se já não fosse o suficiente, o prefeito de Paulistana acaba de autorizar o Instituto Machado de Assis a abrir processo seletivo simplificado (cadastro de reserva) para professor.
Percebe-se, contudo, o pouco exercício prático daqueles que deveriam garantir a qualidade da prestação de serviços públicos em suas cidades (Executivo e Legislativo). E a pergunta que sempre vem às cabeças de muitos é: Para quê concurso, já que se nega o direito do concursado a assumir sua vaga e do munícipe de poder gozar da boa qualidade na saúde, na educação etc?.
Indo além, pergunta-se: Por que anular concurso público, se estão contratando funcionários e abrindo processo seletivo simplificado?
Espera-se que os prefeitos e vereadores possam prestar esclarecimentos a respeito dos assuntos abordados.
Cleriston Willames G. Soares-Professor de Geografia/Técnico em Informática/Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior



Infelizmente isto tem se tornado uma prática comum.
falta de respeito!!!!
Isto é um absurdo, porém é claro que esta é forma que os prefeitos encontraram para levantar fundos para as prefeituras, para que seja coberto os desvios feitos pelos mesmos.
Qual a melhor forma de arrecadaçao autorizada pela Constituiçao???? Realiza-se um concurso para preenchimento de vaga unica e temos 5.000 inscritos.
E ainda tem aqueles concursos irregulares e fraudulentos para colocarem parentes e amigos em cargos publico. Em janeiro/2013 o prefeito de Filadélfia na Bahia suspendeu os concursos de 2012 por irregularidades.
http://maravilhanoticias.blogspot.com.br/2013/01/bomba-em-filadelfia-analise-da-lista-de.html
Não precisa ir longe não, basta da uma olhada na vizinha cidade de Juazeiro, fez o concurso ano passado e tem vários cargos sem chamar ninguém e colocando contratados para trabalhar, exemplo e o cargo de enfermeiro sanitarista, como não passou ninguém da gestão, não chamaram os concursados……
Os concurseiros fica desacreditados ao fazer esse concurso. Por favor de esclarecimento do concurso de Afrânio, se vão considera do ano passado, fazer outro ou devolver o dinheiro?
Queremos resposta do concurso de Afrânio!
Esqueceram de falar sobre o concurso para a secretaria de saúde de Juazeiro-BA, o qual foi realizado com intuito de retirar contratos e convocar concursados. E desde setembro não há convocações e os contratados permanecem ocupando as vagas!
acho que as prefeituras estão se preocupando em ganhar dinheiro realizando concurso, sabemos que gera muitooooo dinheiro com isso assim enchendo os cofres das prefeituras. A prefeita de Afrânio por exemplo cancelou o concurso e disse que vai devolver o dinheiro . quando? não temos respostas de nada.
Os concursos não são pra encher os cofres públicos e sim diminuir o buraco que os prefeitos fizeram ao embolçar um boa grana afim de enganar a todos e o pior é que funciona! a exemplo temos julio de graça que contratou a facape pra realizar o ultimo concurso para professores onde apenas 3 pessoas passaram na area de educação infantiu. Lembrando que antes de chegarem a esse resultado já haviam postado 2 resultados anteriores onde apenas 1 pessoa tinha sido aprovada!
hoje mesmo liguei para a prefeitura de afranio para obter informaçoes, porem a atendente disse que nao sabe de nada, se vai ser devolvido o dinheiro. se vai ter outro concurso. enfin,ninguem sabe de nada,ninguem viu nada! com isso ficamos todos no escuro. isso e uma vergonha prefeita!
É complicado, o caso de Afrânio; é que a prefeita Lúcia Mariano, ou seja o prefeito e deputado Adalberto cavalcanti prometeu muitos votos à população, no entanto se forem convocados os aprovados no útimo concurso; seus planos iriam de “água abaixo”; pois o mesmo pretende ser novamente deputado. Já que até agora não fez nada na região, tem que pelos menos empregar aqueles que seguraram bandeiras e trocaram seu voto na sua esposa por um emprego. HAJA EMPREGO PRA TANTA GENTE, DIFICILMENTE CABERÁ NA PREFEITURA. Fala-se até que será dividido o salário entre as pessoas. Mesmo assim, acho impossível agradar a todos.
CONCURSO DE DORMENTES MESMO COM ALGUM TEMPO DE SUA REALIZAÇÃO ,MANTÉM NO HOSPITAL UNS 10 TECNICOS EM ENFEMAGEM CONTRATADOS ,SENDO QUE FORAM APROVADOS 7 E SÓ CHAMARAM 3 ,PRA MANTER CONTRATOS DE PESSOAS QUE VOTARAM NO ATUAL PREFEITO,ISSO É UMA VERGONHA ,POR QUESTÃO POLITICA ,PRA QUE CONCURSO RONIERE?
AS PESSOAS QUE FIZERAM O CONCURSO E ESTÃO APROVADOS E CLASSIFICADOS QUEREM UMA SASTIFAÇÃO……..