Artigo do leitor: Estudante da Facape alfineta gestão administrativa da atual direção

por Carlos Britto // 18 de dezembro de 2014 às 18:37

Facape 3Neste artigo enviado ao Blog, o estudante da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais (Facape), Adão Lima de Souza, critica com veemência a condução administrativa da autarquia por parte da atual direção, que para ele parece desconhecer o termo “sem fins lucrativos, que fundamenta a instituição”.

Confiram:

A forma peculiar de administração da Facape

Planejamento administrativo não parece fazer parte da rotina da atual diretoria da Facape. Haja vista as recentes medidas adotadas a deporem contra uma boa gestão por ameaçar a saúde (?) financeira desta Instituição de Ensino Superior, como o crescente gasto dos recursos em pagamentos de cargos e funções gratificadas ou o custeio de inscrições e estadias de professores e outros servidores em seminários e congressos Brasil a fora doravante pagos com as caras mensalidades cobradas dos alunos, conforme projeto recentemente aprovado no Conselho Deliberativo Autárquico (CDA).

Não bastasse isso, temos o caso do curso de Gestão Tecnológica da Informação (GTI), implantado há pouco tempo, porém já com a extinção anunciada por não atender as expectativas de lucro projetadas por uma metodologia ineficaz para mensurar a relação custo-benefício, utilizada para fundamentar a necessidade de instalação de um curso que mais se assemelha a uma disciplina curricular do curso de Ciências da Computação, que também é capenga.

Por outro lado, também em rota de extinção, o curso de Economia, apesar de três de seus alunos terem sido aprovados para o curso de mestrado em prova concorridíssima. Pois o que se tem visto é um profundo descaso em se apontar um plano capaz de viabilizar a permanência deste importante curso, reduzindo-se a margem de lucro com o barateamento de suas mensalidades, a fim de aumentar a demanda pelas vagas ociosas, ou, quem sabe, assegurar sua existência pela ampliação de bolsas para filhos de trabalhadores deste município, garantindo a sua manutenção com os excedentes financeiros angariados nos cursos mais procurados e mais caros como Administração, Ciências Contábeis e da Computação e Direito.

E, também, pela efetiva redução de cargos e funções gratificadas que são muitas, o que ocasionaria necessárias metas de economia, reduzindo, por conseguinte, o nocivo inchaço da folha de pagamento.

Fora as citadas, têm-se ainda outras falhas, como os constantes apagões no bloco de Direito, mesmo tendo sido construída há pouco tempo atrás uma subestação que resolveria o problema de sobrecarga elétrica com a implantação de aparelhos de Datashow e de ar condicionados nas salas de aula. O que não aconteceu.

Somando-se a esse modo peculiar de gestão da coisa pública sustentado pela atual diretoria da Facape, salta aos olhos sua inabilidade política, em que pese possuir excessivo controle sobre a maioria dos votos dos conselhos, para fazer o Conselho Deliberativo Autárquico aprovar um programa de refinanciamento de ativos que a instituição tem a receber no importe de aproximadamente três milhões de reais em mensalidades não pagas, segundo projeções contábeis, que evitaria gastos dispensáveis com processos judiciais ou inscrições dos inadimplentes nos cadastros restritivos de créditos.

Ademais, tais recursos, pela renegociação direta entre aluno e faculdade jamais correriam o risco de contingenciamento pela Fazenda Municipal, se decorrentes de vitória em processo judicial. Podendo, portanto, servir como margem de reserva financeira para impedir que cursos tão necessários ao desenvolvimento econômico-social de nossa região, a exemplo de Economia e Turismo, fossem extintos.

Agora, mais recentemente, a mais nova trapalhada – o calendário escolar de 2014 – cujo início das matrículas se dá em 17 de dezembro, enquanto que o calendário anual só se encerra em 22 do referido mês, data na qual tem início o recesso escolar que se estenderá até 05 de janeiro de 2015. Ou seja, não se levou em conta as turmas retardatárias, que por motivos inesperados ou leniência das coordenações com programações insuficientes e falhas de planejamento pedagógico, não findaram ainda suas atividades acadêmicas.

Por fim, também não se atentou para um possível desequilíbrio nas finanças dos alunos, que arcaram com uma mensalidade em 30 de novembro, arcarão com outra em 20 de dezembro – prática de antecipação de vencimento corriqueira, porém, condenada pelo Código de Defesa do Consumidor – e mais a matrícula.

E isso apenas para satisfazer o desejo arrecadatório cada vez mais voraz desta direção que se recursa a reconhecer o verdadeiro significado do termo “sem fins lucrativos”, que fundamenta o estatuto dessa instituição.

Adão Lima de Souza/Aluno do 10º período de Direito – Facape

Artigo do leitor: Estudante da Facape alfineta gestão administrativa da atual direção

  1. Aluno de Adm disse:

    Com certeza Adão, Parabéns pela coragem e assertividade, sou do curso de Administração dessa Instituição e realmente eles só visam o lucro, possuem um regimento interno em que o aluno só tem obrigações, mínimos direitos, professores deitam e rolam, fazem o que querem, abusam do cargo, claramente prejudicam os alunos, coordenadores que quando procurados pelos alunos só olham o lado da faculdade e do professor, enfim uma instituição que de autarquia e sem fins lucrativos nada tem!!!professores despreparados, prepotentes, que perseguem os alunos que cobram seus direitos, que questionam os abusos como entrega de provas nas datas que bem querem, publicações de notas idem, que só vão para as aulas ler slides, se fosse uma instituição particular muitos, mas muitos desses professores do curso de Administração nem para o administrativo serviriam imagine para multiplicar conhecimentos, estou na reta final do curso e cada dia mais enojado com a postura de alguns professores e da
    tratativa da instituição com os alunos visando apenas resultados financeiros vê segurar ao máximo o aluno no curso, portanto coordenadores e direção, reflitam!!!!o curso de Administração da Faça pé tem uma nota ridícula no ENADE e alguns dos motivos estão acima elencados…..

  2. Formando de Administração disse:

    Concordo veemente em que o Aluno Adão expõe no texto! E ainda complemento para a atitude sem noção cometida por essa direção em indicar e dar posse ao atual coordenador do curso de ADMINISTRAÇÃO dessa autarquia. É sabido que os alunos e alguns professores repreende essa atitude em sua totalidade, sendo que a seu gerenciamento está baseado no modelo militarismo. Desta forma, essa atitude está levando a exiguidade dos alunos do supracitado curso e colabora para a perda de confiança imposta na reeleição da referida direção.

  3. Pedro Neto disse:

    POIS BEM, HOJE A FACAPE APAREÇA NA LISTA DAS PIORES FACULDADES DE PERNAMBUCO, NOTA 2, VAMOS DEIXAR DE GANÂNCIA E CUIDAR DO PEGAGÓGICO.

  4. hateloveyou disse:

    a facape tem que implantar urgentemente o curso de psicologia e medicina.

  5. Daniel Amorim disse:

    Bom Dia!

    Gostei bastante do comentário do Adão, contudo o mesmo não foi feliz no comentário referente ao curso de G.T.I, pois você desqualificou o curso quando afirmou que o curso se parece com uma disciplina de Ciências da Computação. Tenha o mínimo de respeito. Olha a FACAPE está em uma situação de calamidade devido ao índice de avaliação da instituição que foi 2, caso não faça mudanças para melhora este indicador, ficará impedida de fazer vestibulares e com isso poderá fecha as portas. Os alunos devem se unir e exigi melhorias, pois é a instituição de vocês e para onde vocês forem estarão levando o nome da mesma.

  6. Maria disse:

    A direção dessa autarquia, um descaso. Sou aluna de ADM e presenciei nessa terça feira,o professor Marcio de projetos, impedindo alunas que residem em outras localidades, de fazerem a prova final, por atraso de minutos, sendo que este mesmo docente chegou atrasado varias vezes. Segundo essas alunas que nao tiveram chance, foram na msm noite ate a direcao da Autarquia, o tal diretor recebeu as alunas,anotou o numero do telefone delas e nunca retornou com uma resposta. Elas foram reprovadas,pq. Chegaram na sala de aula para uma prova final as 19:10. Erradas? Não. Desumano da parte de um docente que nunca deu exemplo de pontualidade, e decaso da. DIREÇÃO que apoia esse tipo de coisa. Acredito que todos nós alunos de ADM e Economia que estavamos presentes naquela sala de aula, sentiu a injustiça com essas alunas , onde o regime interno só tem vez para o professor.

    1. junior disse:

      Injustiça…. falta de respeito..Existe professor 18:50 em sala de aula? Nao. Mas existe professor que reprova alunos por dez minutos de atraso. E a direção como sempre fecha os olhos e não resolve NADAAAA

    2. Rafaela disse:

      Verdade!!!!presenciei esse fato esse professor nunca chega no seu horário, sem a mínima postura, arrogante, e essa cena ocorreu com alunos que dependem de transporte (ônibus) eles vinham de Pilar e Sr do Bonfim, o transporte atrasou e chegaram na sala 10 minutos atrasados e foram reprovados na disciplina pois era a final nesse dia, e o professor não permitiu o ingresso deles na sala essa é a Facape!!!

  7. João de Adm disse:

    É por essas e outras que a Facape está afundando, ainda sobre o curso de ADM, tem um tal professor com mais de 30 anos na Facape, eu disse 30 ANOS na Facape, diz que só sai de lá com a aposentadoria compulsória, e se acha o tal, ameaça alunos com sua tal caneta vermelha, usa a frequencia como ferramenta de coerção, não abre espaço para troca de idéias, só vale o que ele diz, um verdadeiro poço de arrogância e prepotencia, tanto que nas duas disciplinas dele há uma enorme evasão para a Univasf e outras, recordes de desistência
    e reprovação, a direção fecha os olhos para isso, ONDE ESTÁ O PROBLEMA NA IMENSIDÃO DE ALUNOS REPROVADOS OU DESISTENTES OU NO PROFESSOR???? para se ter uma idéia, ele insiste em fazer cálculos manuais que ele há 30 anos faz, ou seja em 2014 ele aplica a mesma metodologia de 30 anos atrás e pasmem!!!! ele chama computadores, sistemas, softwares de “BICHO BURRO” é esse o nível de alguns professores da Facape…..

  8. ACORD@DINHO. disse:

    Com a palavra a Direção… Afinal esse ensino é PAGO e bem pago… Portanto a comunidade estuidantil e seus pais merecem respostas…!!!

  9. Manoela disse:

    A Direçao não responde alunos, até hoje nós alunas reprovadas na final de projetos pelo atraso de dez minutos, aguarda a ligaçao da diretoria, cujo anotou nossos contatos, alegando retornar, para informar se seria possivel ou não fazer uma outra prova final. Apoiaram o regime interno do professor, sabendo que eles nao cumpre horarios. A gente perde por cinco minutos, os professores não!

  10. karine melo disse:

    Karine
    Na FACAPE só tem vez o professor, aluno é tratado como lixo só esqueceram de dizer que os alunos sustentam o luxo deles, principalmente de Diretores que não fazem nada, com muito custo depois de passar por uma secretaria que trata muito mal o aluno que só sabe fazer cara de paisagem, depois você vai conseguir falar com um Diretor que não faz NADAAAA. Faz sim é colocar o dinheiro no bolso e rir muito da nossa cara.
    O diretor e nada é a mesma coisa, melhor não ter.

  11. ADM disse:

    Concordo com Karine melo, disse tudo. Alias, concordo com todos vcs.A Direção da Facape é um lixo, não resolvem nada, aluno nunca tem vez, e certos professores como Marcio de Projetos, deveriam passar na coordenaçao e assinar o ponto as 18:50 , para depois vir cobrar do aluno.

  12. Styl disse:

    São tantos absurdos mesclados com pitadinhas de razão que o texto até parece escrito por alguém que sabe das coisas mas eu vou explicar porque não.

    1 – O pagamento de cargos e funções gratificadas é algo previsto em lei e faz bem a instituição. Estadias e congressos não são “lucro” para os servidores, e sim para a instituição, conhecimento não é lucro e eu estou extremamente satisfeito por minha mensalidade estar sendo utilizada no engrandecimento dos docentes da minha instituição.
    2 – O curso de Gestão em Tecnologia da Informação foi criado e já tem mais alunos e dá mais lucro que muitos outros cursos.
    3 – O curso de computação não está capenga e representa o terceiro maior curso da Facape em número de alunos.
    4 – Existem várias formas de diminuir a mensalidade, e vários alunos usam.
    5 – Existem ar condicionados funcionais em todas as salas de computação, economia e administração. Eu não preciso conhecer as salas de direito (curso mais paparicado da instituição) pra afirmar que, com certeza, há ar condicionado em todas as salas do curso.

  13. Luís disse:

    Não restam duvidas acerca da péssima realidade da nossa instituição, Facape. Sou aluno do curso de direito e a situação é a mesma. Já presenciei diversas cenas de assedio moral entre professor e aluno. E quando o aluno recorre a coordenação, bem como a direção (nunca vi o diretor do curso de direito, estas ficam sempre do lado do professor, fechando os olhos para os seus alunos. Reconheço que não há aluno sem o professor, mas quem faz o nome da faculdade é o aluno. Enquanto a Facape continuar se omitindo as demandas dos alunos o resultado continuará sendo o mesmo.. os alunos que não recebem estímulos da faculdade, não se sentirão estimulados diante de uma prova como o ENADE, e continuarão a fazer essa prova por fazer, por obrigação, no chute, e como consequência estão aí os últimos resultados. Com relação a estrutura da faculdade, é péssima, precisa urgentemente de melhorias. Desde que estudo da instituição já aconteceram dois aumentos da mensalidade, e a faculdade continua aos pedaços, alguns locais sem forro, ar-condicionados sem manutenção apresentando diversas vezes defeito durante a aula, o gerador apresenta defeitos frequentemente acarretando em apagões, e bebedouros sem água. É valido salientar que a mensalidade está cada dia mais elevada , o que é errado tendo em vista que se trata de uma autarquia. Só no mês de dezembro paguei em torno de R$ 1004,00 á faculdade (valor da mensalidade somada a matricula), um absurdo! Nem nas faculdades particulares mais caras de recife o aluno paga tanto em 1 mês. Já ta mais do que na hora dos alunos buscarem os seus direitos, bem como a administração da facape refletir sobre a execução da mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.