Artigo do leitor: “A Ferrovia Transnordestina, a força política e um ramal para Petrolina”

por Carlos Britto // 01 de fevereiro de 2021 às 20:17

Foto: reprodução – arquivo Blog

A Ferrovia Transnordestina, que alavancará o desenvolvimento de Pernambuco, é reivindicada pelo leitor Carlos Amorim para que tenha um ramal em Petrolina. Ele aproveita para cobrar das lideranças políticas da cidade uma mobilização nesse sentido.

Confiram:

O Vale do São Francisco abrange quatro municípios do Sertão de Pernambuco (Petrolina, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista) e quatro municípios da Bahia (Juazeiro, Casa Nova, Curaçá e Sobradinho). É um dos maiores polos exportadores do Brasil.

Petrolina é a maior cidade deste polo exportador, uma cidade acolhedora e que cresce rapidamente cada dia mais.

Nossa cidade é representada por: Guilherme Coelho Presidente da (ABRAFRUTAS); 3 deputados estaduais: Lucas Ramos (PSB), Antônio Coelho (DEM) e Dulcicleide Amorim (PT); 2 deputados federais: Fernando Filho (DEM) e Gonzaga Patriota (PSB); e 1 Senador da República, Fernando Bezerra Coelho (MDB).

Mesmo com toda esta “força política”, Petrolina ficou fora da rota para o desenvolvimento nacional. Me refiro a Ferrovia Transnordestina, que levará o desenvolvimento para o Ceará, Piauí e Pernambuco.

Essa ferrovia irá integrar o Brasil com o nosso Pernambuco, facilitando o escoamento de produtos produzidos nos 3 respectivos estados já citados, além de alimentar a capacidade de escoamento da produção do Vale do São Francisco. Os custos serão menores comparados com os custos pagos para transportar a produção em caminhões nessas estradas, muitas vezes em péssimas condições.

Petrolina ganharia muito se tivéssemos essa ferrovia passando em nosso “terreiro”, em nosso ” quintal”. Conseguiríamos escoar a produção de nosso Vale do São Francisco para todo o Brasil através dos trilhos do progresso da Ferrovia Transnordestina.

Mesmo estando a 180 quilômetros de distância do ramal dessa ferrovia, não temos uma rota que permita utilizar a ferrovia, pois Petrolina, mesmo tendo uma enorme capacidade de produção e uma grande “força política”, parece que não temos representação alguma e nem força para incluirmos nossa cidade nos rumos do progresso.

Nossos deputados e senador estão calados, enquanto há chance de trazer mais desenvolvimento e empregos pra nossa região. Aguardo ansioso as ações desta tal “força política” de Petrolina.

Carlos Amorim/Leitor

Artigo do leitor: “A Ferrovia Transnordestina, a força política e um ramal para Petrolina”

  1. Defensor da liberdade disse:

    Eu defenderia ferrovia para aumentar o turismo na região, e transporte de alguns insumos como combustíveis, fertilizantes, alimentos, etc. Escoar produção já é feito pelos aviões pela elevada perecibilidade dos produtos, e a exigência de produtos frescos lá fora pelo consumidor europeu e americano.

    1. Carlos Amorim Petrolina disse:

      Ecistem produtos alem da fruticultura, seria o 1° passo pra ibdustrialização da região.

      1. Carlos Amorim Petrolina disse:

        “Existem”

  2. Sanfranciscano disse:

    Seria muito bom, também, estender esse ramal passando pela cidade vizinha de Juazeiro e indo até a RM Salvador. Seriam interligados o Vale do São Francisco com 3 dos principais portos do Nordeste , a saber, Pecem, Suape e Camaçari. Se fizesse um ramal para as cidades de Parnaiba/Luis Correia/PI, via Paulistana, teríamos mais uma opção de porto para escoar nossa produção agrícola. Mais concorrência, menos custos. Está de parabéns o responsável por este artigo. Serve para sacudir os nossos políticos. Tenho certeza que passando essa crise o Governo Federal deva priorizar projetos de infraestrutura, principalmente do modal ferroviário.

    1. Carlos Amorim Petrolina disse:

      A idéka seria essa.

    2. Carlos Amorim Petrolina disse:

      Obrigado.

  3. Benedito dos Santos castro disse:

    Concordo plenamente com todas as palavras que o nosso amigo falou.
    Cadê os políticos que representam nossa região?.

    1. Jorge Pereira de Souza disse:

      Aqui em nossa.regia.remanso.casa.nova.nos temos 12.aBilhoes.de.toneladas de minério dê ferro.falta.ferrovia.para.escoar.este.minerio.

      1. Carlos Amorim Petrolina disse:

        Ecistem produtos alem da fruticultura, seria o 1° passo pra ibdustrialização da região. Exatamente.

  4. Petrolinense disse:

    Carlos Amorim, parabéns!

    1. Carlos Amorim Petrolina disse:

      Obrigado.

  5. Eanes+Melo+dos+Santos disse:

    Faltou empenho de ambas as partes, do empresariado agrícola, voltado para exportação de frutas, como também dos políticos locais, deixando escapar uma oportunidade de baratear os custos com logística até o porto. Vamos aguardar os novos capítulos, pois agora com novo Presidente da Câmara e Senado, possa haver um alinhamento melhor. Obrigado.

    1. Carlos Amorim Petrolina disse:

      Tambem.

  6. servo disse:

    Essa ferrovia há mais de 40 anos é promessa.

    1. Carlos Amorim Petrolina disse:

      Desde 2006 ja e realidade

  7. Jorge Pereira de Souza disse:

    Nós aqui da.Bahia.temos.equivalente.12.Bilhoes.de.toneladas.de.minerio.de.ferro.nas.cidades.casa.nova.Ba.remanso.lagoa.do
    Alegre.outras.cidades.vizinhas.entao.esas.jacidas.estao.paradas.por.falta.de.uma.ferrovia.imagina.quantos.empregos.seriam.para.nossos.povos

    1. Carlos Amorim Petrolina disse:

      Vc tem toda razão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários