Arquiteta petrolinense representa PE na 1ª Bienal de Arquitetura Brasileira

por Carlos Britto // 05 de janeiro de 2026 às 21:06

Foto: Divulgação

A arquiteta e artista multidisciplinar Thayná Padilha, natural de Petrolina, foi selecionada para representar o estado na primeira edição da Bienal de Arquitetura Brasileira (BAB), que será realizada no mês de abril, em São Paulo. Reconhecida como um dos mais relevantes eventos de valorização da arquitetura nacional, a BAB reúne projetos de diferentes regiões do país que destacam inovação, diversidade estética e identidade cultural, promovendo um panorama contemporâneo da produção arquitetônica brasileira.

O projeto escolhido para representar Pernambuco é a “Casa Pernambuco”, uma residência de 100 m² que traduz, por meio da arquitetura, a essência cultural do Estado. A proposta une elementos como ritmo, memória, calor humano e criatividade, características marcantes da identidade pernambucana.

Inspirada na pluralidade cultural do território, a concepção da Casa Pernambuco parte de um percurso sensorial, que simboliza a travessia do litoral ao semiárido. Cada ambiente foi pensado para representar diferentes paisagens, saberes e histórias, compondo uma narrativa arquitetônica que conecta tradição e contemporaneidade.

A participação de Thayná Padilha na Bienal reforça o protagonismo de profissionais do interior nordestino no cenário nacional da arquitetura e evidencia a força criativa do Sertão pernambucano. Mais informações sobre o trabalho da arquiteta podem ser acompanhadas em seu perfil profissional no Instagram: @thaynapadilha.arq.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários