Área de Segurança de Arcoverde destaca-se no combate a homicídios

por Carlos Britto // 31 de janeiro de 2026 às 18:30

Foto: SDS-PE/divulgação

A Área Integrada de Segurança (AIS) 19, com sede em Arcoverde (Sertão do Moxotó) e responsável por dez municípios, finalizou o ano de 2025 sendo destaque no combate de crimes contra a vida em Pernambuco. A área, juntamente com mais sete AISs, faz parte da Diretoria Integrada do Interior (Dinter) 2 e obteve o menor número absoluto de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) – ou homicídios – da Dinter 2, no ano passado. A AIS-19 abrange os municípios de Arcoverde, Buíque, Ibimirim, Itaíba, Manari, Pedra, Sertânia, Tupatininga e Venturosa.

Os dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da Secretaria de Defesa Social (SDS) mostram que, no acumulado do ano, houve 75 homicídios – diminuição de 21,9% em relação a 2024, quando foram registrados 96 crimes contra a vida. Quanto ao mês de dezembro, foi registrado um recuo de 14,3% no comparativo com o mesmo mês de 2024.

O coronel Ivanildo Moura, responsável pela Dinter 2 da Polícia Militar (PMPE), destaca o trabalho realizado pela tropa do 3º Batalhão: “As ações que foram planejadas, os mandados de prisão cumpridos, mandados de busca e apreensão realizados, ações em conjunto com as demais forças de segurança, além do implemento das novas viaturas, a exemplo das caminhonetes, criando novas patrulhas rurais e dando cobertura nas diversas regiões da zona rural, fizeram alcançar esse grande resultado na AIS-19“.

Esse resultado é fruto de muito trabalho de operações integradas, a Polícia Civil teve destaque na localidade com apreensões de armas, prisões e operações de polícia judiciária. Todo esse trabalho qualificado, aliado a todo o trabalho integrado das demais operativas contribuiu para esse resultado“, completou a diretora Integrada do Interior 2 da PCPE, delegada Isabella Pessoa.

Avanços

A área também demonstrou avanços no combate à criminalidade em outros indicadores. Em dezembro, a região registrou queda de 69,2% nos CVPS, incluindo uma redução de 50% em roubo de veículos e 45,7% nos celulares subtraídos. No acumulado do ano de 2025, a região apresentou uma diminuição significativa de 35,7% no indicador de MVI contra mulher e 26,9% nos crimes de estupro do sexo feminino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários