Intensificar a celeridade dos processos que tramitam na Câmara Regional de Caruaru (Agreste) e aproximar ainda mais a segunda instância dos jurisdicionados dos municípios do Interior do Estado. Esses são os objetivos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) com a instalação da Câmara Regional Itinerante. A primeira sessão foi realizada no plenário do Júri do Fórum de Arcoverde (Sertão do Moxotó), na manhã de quarta-feira (27), com o julgamento de ações de 27 comarcas que integram a Câmara Regional de Caruaru.
Em Arcoverde, foram julgados cerca de 400 processos de natureza fazendária e criminal. A sessão contemplou 15 comarcas da 7ª Circunscrição; seis comarcas da 12ª Circunscrição; e seis comarcas da 14ª Circunscrição. Os relatores foram o coordenador da Câmara Regional Itinerante e presidente da 2ª Turma, desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira; o desembargador Paulo Victor Vasconcelos de Almeida; e o juiz de Direito Evanildo Coelho, desembargador substituto.
A iniciativa da instalação da Câmara foi do desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira. O magistrado explicou a ação itinerante, destacando a relevância do ato. “As sessões representam a oportunidade de promover a integração institucional, com a participação de faculdades de Direito, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público de Pernambuco, dentre outros atores e instituições do Sistema de Justiça. O intuito é criar um ambiente de aproximação entre a comunidade jurídica local e o Tribunal de Justiça de Pernambuco, fortalecendo o diálogo e a cooperação”, pontuou.
O desembargador também agradeceu ao presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, pelo total apoio à instalação da Câmara Itinerante. “Agilidade processual e expansão física do Judiciário para todo o estado são prioridades da atual gestão presidencial. Desde o primeiro momento em que falei com o presidente, ele ficou entusiasmado com a ideia e quis a concretização do projeto”, destacou. As informações são da Ascom do TJPE.


