A partir desta quinta (4) até sábado (6), a cidade de Araripina sediará o 1º Congresso Jurídico do Sertão do Araripe. O evento promete reunir grandes nomes do Direito para debater as tendências e o futuro do mercado jurídico. Realizado pela OAB Araripina, OAB Pernambuco, CAAPE e a ESA-PE, o congresso contará com uma programação diversificada que inclui palestras, painéis de debates, feira de negócios e apresentações acadêmicas.
Amanhã a abertura oficial do evento será a partir das 19h, seguindo-se duas palestras: Ítalo Costa, advogado criminal e especialista em Direito Penal Econômico, que abordará o tema Inteligência Artificial aplicada ao Direito; e Shynaide Mafra, advogada previdenciarista e conselheira federal da OAB-PE, que discutirá o tema ‘Risco invisível: a relação entre câncer e trabalho’.
Já na sexta (5), a partir das 19h, o público poderá acompanhar as falas de Graciliano Cintra, advogado e professor, que vai analisar os impactos do Tema 1.236 do STF sobre os regimes de bens no casamento e na união estável após os 70 anos. Em seguida, Carlos Barros, diretor-geral da ESA/OAB-PE, falará sobre Direito Penal.
Na manhã do sábado, das 9h às 12h, acontecem as apresentações acadêmicas dos alunos de Direito da FACISA e, a partir das 22h, será realizada a 3ª edição do Baile do Rubi, no restaurante Mirante da Serra, em alusão aos 35 anos da OAB Araripina.
“Como presidente da OAB de Araripina, docente da AEDA/FACISA e idealizadora deste congresso, sinto a alegria de ver um sonho individual tornar-se realidade coletiva: a transformação do Sertão do Araripe em palco de conhecimento, diálogo e esperança“, afirmou Michelly Mororó. “Este encontro é mais do que um congresso, é um convite à reflexão, à união de gerações e à construção de um Direito vivo, que pulsa no coração do nosso povo. É com orgulho e gratidão que abrimos este espaço, onde a advocacia e a academia se encontram para escrever uma nova página na história jurídica da nossa região“, completou.
Certificados
O congresso Jurídico tem o apoio do Sebrae, das prefeituras de Araripina e de Trindade, da Autarquia Educacional do Araripe (AEDA) e da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina (FACISA). O evento se consolida como uma oportunidade única de atualização e networking para advogados, estudantes e profissionais da área. Os participantes receberão certificados de 8h/a emitido pela ESA-PE.


