De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2010, o município de Araripina ocupa o primeiro lugar na produção de mel no Brasil e, junto com outras dez cidades, responde por 80% da produção do estado de Pernambuco. A atividade tem crescido significativamente nos últimos três anos e hoje emprega em média 800 pessoas.
Capacitações e consultorias tecnológicas e gerenciais com foco no mercado têm ajudado a fortalecer o potencial da região. O objetivo é fazer com que a atividade seja encarada pelos produtores de mel como negócio, não apenas como uma prática de subsistência.
“Estamos trabalhando para promover o acesso ao mercado nacional de forma integrada e sustentável, agregando valor ao produto, e contribuindo para o aumento do volume de vendas e da lucratividade”, comenta Maria Lucélia Souza, gerente da Unidade de Negócios Sebrae Sertão do Araripe, núcleo responsável pela capacitação dos apicultores de Pernambuco. (da Ascom)



Esta informação sem elementos, dados numéricos, apenas no entusiamo, leva a quem acompanha o setor, dúvidas. Produzir mais que municipios catarinenses e paranaenses, parece estranho. Aliás não é preciso ir muito longe,o municipio de Campo Alegre de Lourdes na Bahia, era tido como maior produtor do interior nordestino, ultrapassando PIcos no Piaui. Recordo-me dos trabalhos do Sebrae-Ba, capacitando os produtores na elevação da produtividade. Mas se é assim que assim seja…
Parabéns Araripina, apesar dos políticos mediocres locais cumpre sua vocação para o progresso e desenvolvimento.
Parabéns terra querida! Como Araripinense me sinto orgulhosa e feliz por acompanhar o constante crescimento e desenvolvimento da princesa do Araripe. Segundo o site do IBGE, de 26 de outubro de 2011, ” A produção de mel no ano de 2010 foi de 38,0 mil toneladas, uma queda de 2,5% em relação a 2009. O principal estado produtor foi o Rio Grande do Sul, com 18,7% de participação no total nacional. Os principais municípios produtores de mel foram Araripina (PE), com 655 toneladas, Ortigueira (PR), com 510 toneladas, e Santana do Livramento (RS), com 460 toneladas.” Quem quiser acessar e conferir, o link é o seguinte: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=2002&id_pagina=1
Viva o Nordeste, viva Pernambuco, viva Araripina!!!
Como comprar o mel de Araripina ? Moro em Brasília.