Aposentados que recebem acima do salário minímo não terão reajuste real

por Carlos Britto // 06 de janeiro de 2012 às 21:02

O Ministério da Previdência Social informou nesta sexta-feira (6) que os benefícios previdenciários que estão acima do valor do salário mínimo, que foi fixado em R$ 622 a partir de janeiro deste ano, com pagamento em fevereiro, terão um reajuste de 6,08%. Segundo o governo, a portaria com os valores deve ser publicada no “Diário Oficial da União” na próxima semana. Cerca de nove milhões de aposentados ganham mais do que um salário mínimo.

O valor de 6,08% refere-se à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano passado, divulgado nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – que serve de referência para a correção dos benefícios previdenciários. O aumento para quem ganha acima do piso previdenciário representará uma despesa de R$ 7,6 bilhões para o governo em 2011, informou o Ministério da Previdência.

Os benefícios da Previdência compreendem aposentadorias (por idade, invalidez e tempo de contribuição), auxílios para casos de acidente, doença e reclusão, pensões por morte e especiais, salários família e maternidade, além de auxílios de assistência social como o Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).

Com isso, o governo confirmou a intenção de não conceder reajuste real, ou seja, acima da inflação, para os aposentados que ganham acima do salarío mínimo neste ano. A decisão ficou bem aquém do que pediam os aposentados, que buscavam a variação do INPC de 2011 mais 80% do PIB do ano passado – o que resultaria em um reajuste de cerca de 12%.

Estudo da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) mostra que a politica do governo, de conceder reajustes reais somente para os aposentados que ganham um salário mínimo, sem aumento acima da inflação para os que ganham mais do que disso, faz com que aposentadorias se aproximem, com o passar do tempo, ao piso (salário mínimo). (Do G1)

Aposentados que recebem acima do salário minímo não terão reajuste real

  1. jose barbosa pinto disse:

    fui aposentado por tempo propocional, so que apos aposentadoria trabalhei mais dois anos e seis neses , gostaria de saber se temnho direito a revisao dos meus beneficios

  2. ismael caetano disse:

    recolhi no inss como vereador 2004 a 2008 e tambem recolho como taxista.

  3. SILVA disse:

    melquizedeque resolverá tudo seus deputados e governadores,vós verão o que vai acontecer neste pais isto é uma covardia que fazem com os aposentados,tudo terá justiça e é de Deus.começar pelo o planalto se preparem…

  4. antonio cordeiro disse:

    eu um metalugico que trabalhou e deu sua contribuiçao para o crecimento desta republiqueta sinto uma grande decepçao ao ser tratado como um incomodo para os pseudos governantes atuais comandados por uma mulher insencivel e calculista convoco os prejudicados como eu para dar uma resposta a eles brevemente

  5. antonio cordeiro disse:

    eu um metalugico que trabalhou e deu sua contribuiçao para o crecimento desta republica sinto uma grande decepçao ao ser tratado como um incomodo para os pseudos governantes atuais comandados por uma mulher insencivel e calculista convoco os prejudicados como eu para dar uma resposta a eles brevemente

  6. benedito rodrigues. disse:

    senhora Presitenta. se o nss é uma entidade dos aposentados porque a senhora se méte tanto com ele, ponhe a maõ na cosciencia largue de nos perciguir caramba deicha nois em paz
    Tira tudo os noços direito que nois conquistamo com o suor do rosto, sabe como e quato nos custou,estes suor que derramamo para esta comquista?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários