Em Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforçou alerta à população sobre a necessidade de intensificar as ações de prevenção ao Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya) após a chuva registrada no último fim de semana. O acúmulo de água em ambientes domésticos e áreas externas favorece a formação de criadouros e, consequentemente, aumenta o risco de transmissão das arboviroses.
A Secretaria enfatiza que o controle dos casos requer ações permanentes, como manutenção das caixas d’água e reservatórios devidamente tampados, o armazenamento de garrafas com a boca voltada para baixo, a cobertura de pneus e objetos que possam acumular água, além da destinação adequada de resíduos sólidos para evitar o acúmulo de lixo.
A Pasta recomenda ainda a troca regular da água de vasos de plantas, bem como a inspeção periódica de ralos, calhas e demais locais que possam acumular água limpa, ambiente propício para a reprodução do mosquito. A participação da comunidade é decisiva para eliminar os focos e o controle das doenças transmitidas pelo mosquito. Todos os dias, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) visitam os domicílios e orientam as pessoas. “Esse é um trabalho que só tem um bom resultado com a participação dos moradores”, frisou a SMS.


