Após tremor moradores da zona rural demonstram apreensão, mas especialistas garantem não ter motivos para pânico

por Carlos Britto // 06 de dezembro de 2011 às 08:24

Após o tremor de terra ocorrido no último final de semana em várias localidades da zona rural de Petrolina e dos municípios de Afrânio e Dormentes, no sertão do São Francisco, a apreensão dos moradores daquela região é se novos fatos semelhantes podem acontecer de novo.

O abalo sísmico, segundo informações do site do Nossa Voz (Grande Rio FM), foi de 3.1 na Escala Richter. A medição foi feita por duas estações, localizadas nos municípios de Sanharó (PE) e Cabaceiras do Paraguaçu (BA). Ambas são monitoradas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), pertencente ao Departamento de Geofísica (DGEF), Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET).

O cabeleireiro Lindomar da Silva é um dos que testemunharam o fato. Morador do povoado de São Bento, interior de Dormentes, ele conta que no momento cortava o cabelo de um cliente quando começou a sentir um barulho semelhante a um trovão. Mas garante que no povoado o tremor não foi tão forte. Segundo Lindomar, em Caititu, na zona rural de Petrolina, a situação foi mais preocupante. “Eu soube que um posto de gasolina foi sacudido pelo tremor e tem muita gente por lá com medo”, afirmou.

Os especialistas reconhecem que abalos sísmicos nessa área do Nordeste são fatos bastante incomuns, pois a região está no meio de uma placa tectônica e esses tipos de tremores só ocorrem nos limites entre essas placas. “No entanto, os pequenos tremores acontecem porque a placa possui imperfeições, pequenas fissuras que, quando comprimidas, se movem“, garantiu ao G1 o sismólogo Aderson do Nascimento, do Departamento de Geofísica da UFRN, deixando a entender que não há motivo para pânico entre os moradores das localidades. (Foto/ilustração Google)

Após tremor moradores da zona rural demonstram apreensão, mas especialistas garantem não ter motivos para pânico

  1. DEOMIRO SANTOS disse:

    Recentemente ocorreu o abalo sísmico no Japão seguido de tsunami. Estive no Povoado de Cruz de Salinas onde fui participar de Casamento da filha de um primo. Ao chegar as pessoas estavam todas assustadas falando à respeito do acontecido, que no inicio pensavam em se tratar de um trovão, mais quando saíram das suas casas o céu estava sem nuvens, pois o barulho foi forte e tinha balançado suas casas.

    Quando cheguei os meus parentes vieram me contar o acontecido e já tinham a certeza de se tratar de um terremoto. Demostrando preocupação com à distância do Mar, no inicio eu fiquei sem entender, mas se tratava de preocupação de tsunami, para eles o Mar ficava muito distante. No entanto, “se tratava de coisa de Deus” e não era de se duvidar.

    No Povoado de Atalho foi a mesma discussão e preocupação, todos estavam assustados, ninguém nunca tinha visto esse tipo de acontecimento por lá. Será que não tem petróleo? kkkk Bem que a Petrobras podia ajudar a descobrir.

    1. Ricardo disse:

      É Deomiro, com certeza, vai haver uma tsunami aí, tb, tá!?

      Petróleo… Pouco provável, mas ainda sim, é uma possibilidade, se o epicentro foi aí, a maior probabilidade é de um vulcão, não!?

    2. Lembrando disse:

      Mais uma vez esqueceram de dar os compridos de tarja preta desse rapaz, assim não dá, assim não pode, comentário de maluco mesmo!

  2. Watergate disse:

    Povo matuto é duro de lidar!

    1. Alex disse:

      E com você que é um Idiota pior!

    2. observador conciente disse:

      Rapaz vc é o cara mais indiota que já vi.
      vc pare que tem merda na cabeça.

  3. Watergate disse:

    Isso não foi um terremoto, foi alguem com mal de parkinson.

  4. danilo disse:

    pro ecriveu que pareça aqui na localidade de rajada tremeu sim a naum foi muito forte nao
    poucos lugares ou balanços de casas muitas pessoas estao nas duvidas sera o fim dos tempos??
    ta ai a pergunta q nao cala

    1. Ricardo disse:

      21/12/2012

  5. Ricardo disse:

    Brasil realmente é país de primeiro mundo… daqui a pouco teremos furacão em direção a ao Bairro Periférico de Petrolina JUAZEIRO…

    Após isso a piracema dos salmões canadenses, será na barragem do São Francisco!

  6. andeson disse:

    foi assustador nunca v coisa iqual

  7. nadi disse:

    querido waltergate,antes de chamar as pessoas da quela comunidade de matutos, procure se iformar dos fatos,vc deve ser só mais um imbicil q não tem o q fazer e fica fazendo comentários sobre assuntos q vc não entendi nada…lave sua boca porca e enfie essa sua cara de merda nos livros de geografia…..

  8. Patricio Nunes disse:

    Na minha opinião eu acho que estes tremores ocorrido em nossa cidade é devido ao grande numero de implosão realizada nestas localidades para para construção da adutora. Não vejo nenhum Engenheiro da CODEVASF para fiscalizar esta obra nem muito menos o IBAMA para ver os impactos ambientais. Não sou engenheiro e nem muito menos geólogo só estou danando minha opinião com Técnico registrado no CREA-PE e ex- aluno do IF Sertão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Ao observar essa emblemática fotografia, com personalidades que fazem a história de Petrolina, me vem a lembrança do nosso Carlinhos…