Após reclamação de comunitária, AMMA explica que derrubar árvores sem consulta a órgão ambiental é crime

por Carlos Britto // 14 de agosto de 2014 às 13:04

restos de árvores areia branca (2)_640x480Depois uma comunitária reclamar que  uma árvore plantada pelos moradores do KM-2, em Petrolina, teria sido removida pelo proprietário do terreno, sem autorização, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) informou que a prática caracteriza-se como crime ambiental.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, a administração tem se esforçado para colocar em prática uma das principais reivindicações da comunidade: tornar a cidade mais arborizada.

Nesse sentido a AMMA desenvolve o programa ‘Uma Árvore, Uma Vida’ e tem um viveiro municipal. No entanto, na contramão dessa iniciativa, muitas pessoas insistem em tirar árvores das calçadas e de outros logradouros públicos, sob alegações que não justificam. O que alguns não sabem é que esse processo não pode ser feito de forma aleatória. Quem retira uma árvore sem autorização do órgão ambiental comete um crime previsto no artigo 49 da Lei Federal 9.605/98.

De acordo com o ambientalista e membro do setor de Educação Ambiental da AMMA, Vitório Rodrigues, o primeiro passo é procurar o órgão ambiental. A multa para quem corta árvore em espaço público sem a devida autorização do órgão competente, de acordo com o artigo 49 da Lei Federal nº 9.605/98, vai de R$ 100 a R$ 1 mil por unidade, podendo ser acrescido em até três vezes o valor inicial, dependendo da espécie, localização e porte da árvore.

Os critérios que determinam se uma árvore pode ou não ser cortada estão contidos na Lei Municipal nº 1.838/06. “Toda e qualquer árvore localizada em calçada, pátio, canteiro de avenida, praças, dentre outros logradouros, constitui patrimônio público independente de quem as plantou“, acrescenta Vitório.

Quem quiser tirar qualquer dúvida sobre os procedimentos legais para a retirada de árvores ou até mesmo fazer alguma denúncia de ação ilícita, deve entrar em contato com a AMMA, situada na Rua Tobias Barreto, Centro de Petrolina. O telefone para contato é o (87) 3861-4382, ou ainda denunciar à Ouvidoria Municipal, através do número 156.

Após reclamação de comunitária, AMMA explica que derrubar árvores sem consulta a órgão ambiental é crime

  1. ICARO BORGES disse:

    Eu gostaria de saber se diante desta afirmaçao de que a arvore plantada por mim na calçada da minha casa é patrimonio publico , entao a AMMA deveria cuidar das podas da retirada dos calhos que sao jogados em qualquer lugar por ai !! tenha santa paciencia e muita cara de pau desse povo!! e esta Ouvidoria e de faz de conta !! ja que liguei muitas vezes e nao acontece nada !!!! demagocia pura!!!

  2. ZANDRO SILVA disse:

    Me ajudem aí, pessoal… A PREFEITURA DE PETROLINA CONTINUA A CORTAR ÁRVORES SADIAS Atrás da Banca e Jardim Bandeirantes. Hoje foi a vez de duas árvores antigas na avenida Clementino Coelho. A poucos dias cortaram 6 lindas árvores aqui próximo e ninguém fala nada. Conversando com o pessoal de faz o cortes, eles me disseram que a ordem tem aval da AMA e que recebem lista diária de cortes da prefeitura, em sua maioria para árvores sadias e sem causa problema nenhum. Chamei a TV GRANDE RIO e gravamos uma matéria. Espero que isso provoque a população e cause a repercussão necessária para fazer a prefeitura parar com esse crime. JÁ VI PREFEITURAS PLANTAR ÁRVORES, MANDAR CORTAR É MUITO DESCASO COM A NATUREZA E COM A POPULAÇÃO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários