Após denúncia de vereador Ronaldo Cancão, PF coíbe crime ambiental no povoado do Capim

por Carlos Britto // 30 de dezembro de 2014 às 08:15

[slider id=”crime-ambiental-capim”]

A Polícia Federal (PF) em Juazeiro conseguiu coibir um crime ambiental que vinha ocorrendo na Serra do Capim, localizada na zona rural de Petrolina. A denúncia tinha sido feita pelo vereador Ronaldo Cancão, no ano passado, a este Blog.

No local, que pertence ao povoado do Capim, a cerca de 30 quilômetros da sede, algumas pessoas faziam extração irregular de uma jazida de pedras, além de explorar discriminadamente várias espécies de plantas da caatinga – a exemplo da baraúna, aroeira, angico e pau d’arco.

A prática acontecia em meio a uma trilha de 12 quilômetros entre a Serra do Capim e o povoado, o que chamou a atenção do vereador. Sem hesitar, Cancão levou imediatamente o fato a conhecimento da PF.

Um ano depois, ele disse que as marcas do crime ambiental ainda podem ser vistas, mas já se percebe as mudanças após a ação policial. “Fizeram uma estrada e colocaram uma cancela. Usaram até explosivos para quebrar a pedreira. Mas pude ver que o aspecto da Serra do Capim está voltando a ser o que era”, comemorou Cancão, citando alguns tipos de pássaros da fauna local, como juritis e asas brancas, que também já retornam ao seu habitat natural. “Não podemos fechar os olhos para as coisas que fazem mal ao ambiente”, ponderou o vereador.

Processo

Cancão revelou ainda que existe um processo tramitando na Justiça Federal em relação ao fato e que as punições estão acontecendo. Ele ressaltou estar fazendo um requerimento, em caráter de urgência, solicitando à Prefeitura de Petrolina que transforme a Serra do Capim num parque ambiental. O município, segundo ele, já estaria se mobilizando nesse sentido. O vereador acredita que a medida vai valorizar o ecoturismo naquela área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários