Após mais de 100 alunos passarem mal, Univasf investiga suspeita de intoxicação alimentar no RU de Juazeiro

por Carlos Britto // 12 de novembro de 2025 às 16:21

Campus da Univasf em Juazeiro-BA. Foto: Divulgação – arquivo Blog

Após cerca de 150 estudantes apresentarem sintomas de mal-estar e infecção gastrointestinal após o jantar servido na noite da última terça-feira (11) no Restaurante Universitário (RU) do Campus Juazeiro (BA), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) informou, por meio de nota oficial, que as medidas de investigação e fiscalização já foram iniciadas.

De acordo com a instituição, a Coordenação Geral dos Restaurantes Universitários (CGRU) e a equipe técnica de Nutrição tomaram conhecimento da situação por meio de relatos de estudantes e docentes. O caso é tratado com “seriedade, dada a gravidade e o potencial impacto na saúde da comunidade acadêmica”, conforme o comunicado.

A Univasf detalhou que a equipe de fiscalização do Contrato nº 026/2025 foi acionada para realizar uma investigação in loco na unidade e junto à empresa responsável pela alimentação, a BR ALL Alimentação e Serviços LTDA. A empresa foi formalmente notificada nesta quarta-feira (12), por meio do Ofício Nº 030/2025 CGRU/DRBA/Proae, e tem um prazo de 72 horas para apresentar um laudo preliminar com a análise das amostras de retenção, além de um relatório com esclarecimentos e ações corretivas.

A universidade reforçou que a responsabilidade pela segurança e qualidade dos alimentos é da empresa contratada, e que todas as medidas cabíveis serão aplicadas para garantir o cumprimento do contrato e a segurança alimentar dos estudantes. A Coordenação dos RUs informou ainda que um novo comunicado será divulgado assim que houver o resultado da apuração técnica com as causas e providências administrativas e contratuais adotadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários