Após anos de luta, Simepe conquista Gratificação de Risco em Regime de Plantão para médicos da rede estadual

por Carlos Britto // 04 de dezembro de 2015 às 20:32

simepeApós anos de luta, os médicos da rede estadual de Pernambuco aprovaram, em Assembleia Geral, no auditório da Associação Médica (AMPE), um conjunto de propostas apresentadas pelo Governo do Estado e, em especial de tornar permanente o recebimento da Gratificação de Risco, em Regime de Plantão, com pelo menos 15 anos de serviço (mulher), e 17 anos e 6 meses (homem). Vale salientar que a adoção de tal medida não implica garantia de saída de plantão, mantendo-se a mesma prática atual para a mobilidade interna de regime de plantão para diarista.

O presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Mário Jorge Lobo, comemorou o feito histórico para os profissionais da rede estadual de saúde e justificou: “As lutas sempre pontuaram as mesas de negociação das entidades médicas com os representantes do governo estadual. Enfim, a conquista da gratificação de risco, em regime de plantão, que valoriza o trabalho médico, principalmente, no momento da aposentadoria, é histórica e marcante para todos nós“.

Na opinião do presidente do Cremepe, Silvio Rodrigues, a mobilização e o compromisso dos médicos foram peças fundamentais nessa importante conquista. “Lutamos com compromisso e disposição, por mais de 15 anos em busca da incorporação da gratificação de plantão dos médicos do Estado. Agora, temos que comemorar e, ao mesmo tempo continuar na luta sempre em defesa dos interesses da classe médica“, frisou.

Incorporação

O vice-presidente do entidade, Tadeu Calheiros, acredita que a incorporação do benefício representa um reconhecimento na esfera sindical para toda a categoria médica, bem como estimula o trabalho dos médicos mais jovens que atuam no serviço público. Ele comentou ainda que outros critérios serão definidos, a partir de março de 2016, conjuntamente entre o sindicato e estado.

De acordo com a assessoria de comunicação do Simepe, entre outros ganhos para categoria estão, por exemplo, a nomeação dos médicos concursados, realização de concurso público no primeiro semestre de 2016, publicação do Decreto nº 42.130 sobre progressão por desempenho e elaboração do Projeto de Lei que assegura a progressão decorrente de avaliação de desempenho. Além disso, o governo mantém o compromisso em relação à mesa de negociações para a campanha salarial em 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários