Após ações emergenciais em Petrolina, Compesa regularizará abastecimento d’água

por Carlos Britto // 13 de novembro de 2025 às 06:59

Foto: Ascom Compesa/divulgação

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) concluiu, na tarde de quarta-feira (12), as ações emergenciais que estavam em execução na Estação de Tratamento de Água (ETA Centro 1), em Petrolina. A intervenção ampliou e restabeleceu as vazões de produção de água da unidade, que está operando com 570 litros por segundo, 40 a mais do que antes das intervenções. Com isso, a produção de água da cidade foi normalizada, estando todas as unidades, incluindo as ETAs Vitória e Centro 2, operando com a sua capacidade plena. Com a produção de água restabelecida, será iniciado o processo de regularização do abastecimento.

A normalização ocorrerá gradualmente, uma vez que, diferentemente da energia elétrica, a água precisa percorrer um longo caminho até chegar a todos os bairros com as pressões adequadas. Por isso, a Compesa recomenda que, nesse processo, as áreas que tiverem dificuldade de abastecimento devem acionar imediatamente os canais de atendimento da empresa para que as situações sejam monitoradas, avaliadas e resolvidas.

A companhia também está com o dobro de caminhões-pipa para atender unidades de saúde, escolas, hospitais e demais órgãos públicos, que precisam fazer a solicitação do atendimento à Compesa. Também foram duplicadas as equipes de combate às perdas de água para intensificar as fiscalizações de ligações clandestinas e pesquisas de vazamentos, ações que irão contribuir com a melhoria da distribuição na cidade.

A instabilidade na distribuição de água em Petrolina ocorrida nos últimos dois meses é reflexo da falta de investimentos nos sistemas de abastecimento há mais de uma década, o que culminou com a crise de abastecimento devido ao estado crítico das unidades operacionais. Foi preciso executar ações emergenciais no sistema, intervenções complexas e de resultado não imediato, para evitar que os sistemas de abastecimento de água de Petrolina entrassem em colapso. Além da ETA Centro 1, as Estações de Tratamento Vitória e a ETA Centro 2 também foram alvos de intervenções, a exemplo de substituição de equipamentos e serviços de manutenção, para garantir a melhoria da performance operacional do sistema de abastecimento de água da cidade.

Intervenções

As intervenções emergenciais na ETA Centro 1 incluíram a desobstrução do sistema de filtração, o que aumentou a eficiência na produção de água, além da interligação do canal de água filtrada ao reservatório apoiado, proporcionando maior continuidade no abastecimento. Também foi realizada a reativação do reservatório de lavagem, a aquisição de novos equipamentos e a manutenção dos já existentes, reforçando a segurança operacional da unidade. O trabalho da Compesa irá continuar com o intuito de ampliar a oferta de água em Petrolina, num investimento de R$ 100 milhões. Algumas ações já estão em andamento e outras em processo de licitação.

Após ações emergenciais em Petrolina, Compesa regularizará abastecimento d’água

  1. Sempre alerta disse:

    So acredito vendo, quando a agua voltar com pressao em casa.

  2. Minatan disse:

    Por enquanto a única certeza que tenho é que a fatura chega todo mês.

  3. Everondib Bezerra disse:

    E a água nada ainda? Na rua 16 entre outras do bairro loteamento recife ainda sem água…. Mas a leitura dos hidrômetro foi realizada já hoje. Parabéns a Compesa água que é bom nada

  4. Maria disse:

    Água nem no pensamento. Tudo mentira

  5. Descrente disse:

    Água só na conversa da Compesa querendo enganar os bestas. Ninguém acredita mais em vocês.

  6. Franklin Wenzel disse:

    Porque nao fizeram essa intervenção no período mais frio da região, só vieram fazer agora no período mais quente da cidade, onde a população mais precisa de água?

    Isso é de uma falta de respeito, falta de responsabilidade.

    Essa falta de água se mostra como manobra política do atual governo para terem desculpas para privatizar a COMPESA, vendendo, a mesma, a preço de banana e o pior, com o aval de um monte de gente alienada e analfabeta política.

  7. Fabio alves Ferreira disse:

    Aqui joao de deus aumentou presao porem continua igual antes nao mudou nada nao ia melhora ta na mesma nao vi diferença na presao se tem predio so sober a noite por poucas horas de madrugada as 5 ja era

  8. Mauro Lima disse:

    Há dias sem água neste calorão, agora que a única torneira(1a e no piso) começou a sair água fraquinha à noite… Será verdade o que diz a COMOPESA?

  9. Alisson disse:

    Essa empresa Mente e engana as pessoas…a mais de dois meses que Falta água em toda a cidade…um desastre para a sociedade Petrolinense. As Pessoas passam dia e noite esperando água nas torneiras e não chega…uma vergonha.. Precisa se de um manifesto em nível Nacional.

  10. Cassiano Siqueira disse:

    Vale destacar, que além da eficiência da conta mensal, se você um dia pedir para cancelar o abastecimento de água, além da Compesa retirar o hidrômetro, você ainda assim , todo mês, recebe uma fatura de taxa de cortado, no valor de 30% da última conta, isso para sempre, tá no decreto da Compesa.

  11. Descrente disse:

    Até agora no alto cheiroso não mudou nada
    Água nem nada pensamento. Essa,Compesa é uma empresa super irresponsável. Só Jesus pra ter misericórdia de nós. A Compesa e essa mulher que se diz governadora devem é zombar com a nossa cara. Agora a conta chega todo mês e aí de nós se não pagarmos. Essa Compesa é empresa do satanás

  12. Carlos Enrique disse:

    Boa tarde,

    Até o momento continuo sem água na minha residência, bairro Jardim Guararapes.

  13. Karla disse:

    Abastecimento normalizado na vila Eduardo, água forte e com pressão

  14. Aqui no Henrique leite na rua dezesseis já tá com mais de dia messe que não cai água mais a conta tá chegando certinha 😁

  15. Mário Maniçoba disse:

    São Gonçalo houve a falta de água. Mas a noite sempre chegava. E como diz a matéria. Tinha mais de dez anos que não tinha investimentos do ex governo no sistema de água e saneamento.

  16. Muller disse:

    “Se era possível realizar essa ação antes, por que isso não foi feito? Essa postura demonstra falta de respeito com a população, e é ainda mais preocupante a ausência de uma resposta firme dos órgãos públicos responsáveis.”

  17. Cleide Santis disse:

    Aqui na rua 20 Lot. Recife continua na mesma. Mas de mês sem banho de chuveiro.

  18. Gilvani disse:

    Aqui no Loteamento Recife já tem meses que minha caixa de água não sabe o que é água e essa Compesa só enganando o povo mais a conta de água chega e cada dia mais cara que antes de quando tinha água essa Compesa já está bom de sair não aguentamos mais tanta incompetência fora já

  19. EDNA MARIA disse:

    No terra do Sul falta sempre as12 horas.e no enter valor da tarde .de noite 2 horas já ñ tem água.

  20. EDNA MARIA disse:

    Terra do Sul 12horas ja tem àgua. Nem pra fazer o rango da tarde. 15:52 já faltou hoje sabadão

  21. EDNA MARIA disse:

    Toma vergonha na cara compensa. O papel ñ deixa de chegar em casa direito todo mês. Água ñ tem.

  22. Jailton j da Silva disse:

    Aqui em casa tá “normal, com antes” sem água

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários