Passada mais uma edição da Feira do Vinho e da Uva de Lagoa Grande (PE), a Vinhuva Fest, o momento agora é de colocar em prática a teoria, priorizada pela organização do evento, que este ano pretendeu valorizar os agricultores familiares.
Para Nivaldo Carvalho, coordenador geral da Vinhuva Fest 2011, as experiências relatadas durante a feira por pequenos produtores gaúchos dos municípios de Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul – que tiveram grande êxito quando incrementaram seus negócios na cultura da uva e do vinho com outras atividades como o turismo – foram muito positivas.
A ideia da Prefeitura de Lagoa Grande é justamente integrar a agricultura familiar na cadeia produtiva da uva e do vinho da região. “Temos condições de melhorar, ate porque a gente precisava revitalizar o processo neste polo produtor e esse ano deu pra realizar com a apresentação deste novo modelo, tendo como foco principal o pequeno produtor rural de Lagoa Grande e do Vale do São Francisco. Os descrentes, que ficaram com um pé na frente e outro atrás, entenderam a nossa proposta, que é dar oportunidade ao pequeno produtor para ele transformar sua vida difícil numa vida melhor”, avaliou Nivaldo.



Residindo na região já por 15 anos, sempre tive a curiosidade sobre o evento “VINHUVA FEST” tenho ouvido em diversos meios de comunicação, chamadas, entrevistas com organizadores etc., recentemente em uma das estações locais, ouvi do organizador do evento, diversas informações que despertaram em mim o desejo de realmente conhecer este evento. Falava o mesmo inclusive da existência de “Praça de Alimentação” instalada no local pois bem, saí de Petrolina no ultimo sábado, eu e minha esposa para ver a tão falada “VINHUMA FEST”, saímos às 7:00 hs, chegamos aproximadamente às 07:40 e retornamos às 8:00 hs., motivos? Ficamos decepcionados! Nada do que se falou até então sobre este evento condiz com a realidade. A cidade infelizmente não tem público para eventos deste tipo, o local é totalmente inapropriado, para chegarmos até o ginásio, passamos por uma passarela repleta de botecos onde um punhado de biriteiros e biriteiras, dançando em plena rua nos impedia o livre acesso, tínhamos que desviar ou até para o veículo temendo u atropelo ou até algum dano no veículo. Chegando no “evento” passamos por algumas barraquinhas com produtos totalmente fora do contexto da referia feira. Chegamos finalmente até os “stands” das coitadas das empresas que, tenho certeza não mereciam o publico que já chegando embiritado, chegava ás vezes até a forçar a entrada, na maioria, pessoas totalmente alheios ao evento, estavam lá apenas para tomar mais algumas doses de uma bebida que tenho certeza não era da sua preferência, vi pessoas pegando uvas expostas, numa atitude grotesca.
Como falei anteriormente, é vergonhoso até convidar empresas de outros estados para uma feira tão mal projetada num local tão inapropriado, Lagoa Grande apesar de concentrar a maioria das vinícolas da região, não tem perfil para tal evento, infelizmente isto é questão de cultura, a postura demonstrada deixou bem claro para mim que necessita-se urgentemente uma avaliação dos pontos aqui questionados, fazer propaganda para uma feira como foi efetuada para a “VINHUVA FEST” para mim trata-se de uma propagando enganosa.
Para não esquecer, a tal “Praça de Alimentação” tratava-se apenas de alguns barracos vendendo pasteis, coxinhas e acarajé, lamentável.
tu fala demais,ninguem ler isso!!!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkk
Sr DEMETRIO BRAGA não se consegui entender onde esta o erro … Vc altomaticamente critica a festa em si e como tbem a população…
Sabendo o senhor que cada qual tem sua forma de curtir e viver a vida, se o senhor de do contra não critique os d+.
A vaga para prefeito(a) continua em aberto , que tal ? Só assim a população n seria más biriteira, e as lanchonetes seriam coisa de 1º mundo com DEMETRIo BRAGA o prefeito do seculo xxI…
Quém eis tuh ? festa é festa … n quer ver animação fique em casa.
A minha revolta com o seu coméntario é simplesmente a critica com a população que fique bem claro .
Os frutos da 7ª vinhuva fest estão começando escolas sem merendas, pagamento de transporte escolar só 50%, falta de água nas escolas abastecida pelo pipa da prefeitura aguardem que vem mais é só esperar
ou será coincidência?
Os frutos continuam sendo colhidos reunião de executivos com secretários degola a vista.
aguardem começam as demissões aguardem