Depois de um impasse que durou quase duas semanas, a greve dos funcionários da Viva Petrolina terminou. A informação foi repassada em nota ao Blog enviada pela diretoria da empresa.
A Viva confirmou o pagamento integral dos funcionários referente ao que foi decidido em acordo, ontem (26), na reunião entre representantes da empresa e do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Petrolina (Sinttrop) no Ministério Público do Trabalho (MPT), por intermédio da vereadora Cristina Costa.
Os funcionaram reivindicavam o pagamento de dois meses de salários atrasados, o que totalizava uma dívida em torno de R$ 350 mil.
Desde o final da manhã desta sexta-feira (27) as linhas da Viva, São Gonçalo R1 e R2, na zona oeste da cidade, já estão com o serviço restabelecido. A empresa ressalta que o restante das outras linhas vai depender da liberação dos ônibus pelos funcionários grevistas, os quais se encontram no pátio externo do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, área central da cidade.
“Nossa equipe de manutenção já se encontra no local para efetuar os reparos necessários à remoção dos veículos, já que alguns deles, além dos pneus esvaziados ou rasgados, também tiveram suas instalações danificadas. Acreditamos que ao longo do dia de hoje seja possível concluir a liberação da frota para, a partir de amanhã, restabelecer plenamente os serviços”, fecha a nota.
Acordo
A vereadora Cristina Costa ratificou ao Blog o fim da greve. Ela disse ainda que os 23 veículos da empresa estacionados na área do Centro de Convenções serão liberados gradativamente, mediante vistoria da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC). No acordo que pôs fim à greve, Cristina adiantou também que 50% dos recursos em caixa da Viva, quando os ônibus voltarem a circular (chamados de saldo) ficarão bloqueados para o pagamento da primeira quinzena de junho dos funcionários, que deverá acontecer até 4 de julho próximo.



É a primeira vez no Brasil que ví um absurdo desses, os funcionários de empresa de ônibus, uma prestadora de serviço publico, fazer greve por falta de pagamento dos salários, comprovou que perdeu a idoneidade técnico operacional e financeira, ou melhor dizendo, ônibus quebrando nas ruas, motoristas alegando que estão trabalhando sem condições devido a falta de manutenção dos carros, atrasos nos pagamentos dos salários do pessoal que tem o caráter alimentício que faz que eles mantenham as necessidades básicas familiares e deixam decorrer todo esse tempo inadimplente e o órgão gestor que deveria tomar providencias serias faz é acionar o judiciário pra obrigar os trabalhadores mesmo no prejuízo do pagamento dos seus suados salários e nada faz contra uma empresa dessas, é, um Órgão que não merece o respeito da população, pois deixa um povo a mercê de tudo isso sem sequer adotar um providencia grave. É muito vergonhoso para uma cidade como Petrolina, é vergonhoso para um prefeito, é vergonhoso para um povo, é vergonhoso para um órgão tipo a EPTTC, que finge-se de morta e espera a empresa “arrumar” o dinheiro pra saudar uma divida, cujos credores derramaram o seu suor. AI DE NÓS PETROLINENSES SE NÃO FOSSE LEÃOZINHO, ESSE SIM É UM VERDADEIRO PETROLINENSE, QUE AMA ESSE TORRÃO, NAS HORAS MAIS DIFÍCEIS É ELE O SALVADOR DA PÁTRIA DOS IMPOSSÍVEIS, MESMO SABENDO QUE NÃO VAI TER O DEVIDO RECONHECIMENTO NEM DE EPTTC E NEM GOVERNO NENHUM, ALIAS VIVEM É O CRITICANDO, FALANDO NAS RÁDIOS EM MEIAS PALAVRAS QUANDO SABEMOS QUE AQUELAS TEM UM ENDEREÇO CERTO, NÃO É VEREADORA CRISTINA COSTA? SE LEÃOZINHO MANDASSE DE FATO NO SISTEMA DE TRANSPORTES DE PETROLINA, O TRATAMENTO ERA OUTRO E NÃO UM TRATAMENTO DE DESRESPEITOSO COMO O QUE TEMOS. MOSTREM QUANTAS VIAGENS DEIXARAM DE SER FEITAS PELA JOALINA OU PELA JOAFRA, NÃO SÓ NAS LINHAS DELAS COMO NESSAS QUE ELAS ASSUMIRAM POR ESSE CURTO ESPAÇO DE TEMPO. Parabéns seu Leão, pela dedicação e obrigado pela presteza, VIVA A JOALINA E VIVA A JOAFRA, ESSAS SIM MERECEM TER O NOME DE “VIVA”, POIS ESTÃO BEM “VIVAS” CHEIAS DE VIDA, IGUAL AO SANGUE CORRENDO NAS VEIAS CORPO HUMANO TRANSPORTANDO A NOSSA GENTE PELAS “ARTÉRIAS” DE PETROLINA. DESCULPEM MEU POVO O DESABAFO, MAS O SENTIMENTO É REVOLTA. FALEM DE LEÃOZINHO QUEM FALAR, GOSTE DELE QUE QUISER GOSTAR, EU COMO PETROLINENSE QUE SOU ATRIBUO A NOTA 1000 PRA ELE.
Falou e disse: acho que já virou um caso tipo time… cada um torce pelo seu. Eu torço pela Joalina.
Sou moradora da Areia Branca e desde adolescente quanto estudava no antigo CEFET que pegava os ônibus da Joalina que tenho simpatia pela empresa. Já tive parentes que lá trabalharam.
Pode não ser a melhor empresa… mas também não é a pior. Gosto porque gosto… gosto de graça!
Obrigada Leãozinho, pois lucrando ou não, gostando ou não… ai dos petrolinenses se não fossem a Joafra e Joalina agora durante essa vergonhosa greve no sistema de transporte coletivo de nossa cidade.
À Viva Petrolina digo apenas que: não devemos em hipótese alguma nos desculpar dos nossos erros atacando aos outros.
Reflitam e espero que possamos viver em paz no setor de transporte coletivo em Petrolina até que saia essa bendita licitação.
Que Deus nos abençoe.
Ainda bem que tem a Joalina, mesmo com a frota pequena atende bem a necessidade de parte da cidade. Mas, Petrolina é terra de ninguém, não temos prefeito e tampouco câmara de vereadores que se comprometa conosco. O que se Vê aqui é um caso grave de abandono que vem se perpetrando ao longo do tempo. Parafraseando Caetano Veloso “enquanto os homens exercem seus podres poderes, morrer e matar de fome, de raiva e de sede são muitas vezes gestos naturais.” E tem sido assim aqui, uma pequena parcela exerce seus podres poderes, se beneficia e que se dane o povo. O povo é bonzinho, leniente, aceita pagar tarifa cara e usar um serviço de transporte que já não atende as nossas necessidades. É uma pena morar em uma cidade onde tem Prefeitura sem prefeito e uma câmara de vereadores tão inerte.