A segunda noite do Carnaval 2026 de Juazeiro (BA), ontem (30), não teve para ninguém. Após um longo hiato de 10 anos sem comandar a festa na sua terra-natal, a Rainha Ivete Sangalo “levantou poeira” no circuito que leva o nome dela, enlouquecendo os milhares de súditos que foram à avenida vê-la de pertinho.
‘Veveta’, como é carinhosamente chamada pelos fãs, iniciou seu desfile por volta das 17h, arrastando uma multidão desde as imediações do Águas Center, fez o sol se pôr embalado por clássicos do axé na Avenida Adolfo Viana e só encerrou o show já à noite, perto das 21h, na Orla I.
Quem decidiu acompanhar todo o percurso foi recompensado com muita música, coreografias marcantes e uma sequência de sucessos que atravessam mais de 30 anos de carreira. “Juazeiro é meu chamego. Poder cantar em um circuito que leva meu nome é muito especial. Aqui é meu lugar. Tudo me comove, tudo é memória, e eu sempre fico feliz de estar aqui”, declarou a artista, emocionando o público.
Além de Ivete, a noite foi marcada por uma programação potente, com nomes como Dudu Almeida, Nilton Freitas, Grace Di Calli, Maderada, Pagodart, Matheus do Acordeom, Pierre Onassis, Guig Guetto, Joyce Guirra, Paula Brasil, Psirico, Saiddy Bamba, Cristian Marques e artistas amadores e profissionais. O público “meteu a quebradeira” ao som do pagode e do axé, enquanto as pratas da casa brilharam e mostraram que o tempero, a identidade e a força cultural de Juazeiro seguem sendo protagonistas de um carnaval vibrante, democrático e cheio de alegria.
A grandiosidade da noite encantou também quem veio de fora. O historiador Rafael Lucena, que chegou de Salvador com amigos para curtir o carnaval antecipado de Juazeiro, elogiou a organização e o clima do circuito. “Eu me surpreendi com a quantidade de crianças e famílias inteiras curtindo todo o trajeto. A tranquilidade, a hospitalidade dos juazeirenses e a entrega dos artistas me marcaram muito. Pretendo vir todo ano agora”, destacou.
Impressão semelhante teve a empresária paulista Fernanda Torino, que passa o veraneio na Bahia e decidiu incluir Juazeiro no roteiro. Profissional da área de eventos, ela se disse encantada com a experiência. “Estou adorando. É um carnaval mais tranquilo do que o de Salvador, dá pra curtir de verdade, com muita família participando. Está sendo uma experiência muito boa”, afirmou. O orgulho também foi compartilhado por quem é da terra. Para o advogado Ultamar Gonçalves, a festa simboliza um novo momento da cidade. “Tinha muito tempo que eu não via um carnaval tão bonito, organizado e alegre como esse. Estão de parabéns. Nós, juazeirenses, merecemos viver uma festa assim”, ressaltou.

Foto: Ascom PMJ/divulgação
Outras atrações
Além da ‘dona’ da noite, a programação teve ainda nomes como Dudu Almeida, Nilton Freitas, Grace Di Calli, Maderada, Pagodart, Matheus do Acordeom, Pierre Onassis, Guig Guetto, Joyce Guirra, Paula Brasil, Psirico, Saiddy Bamba, Cristian Marques e artistas amadores e profissionais. O público “meteu a quebradeira” ao som do pagode e do axé, enquanto as pratas da casa brilharam e mostraram que o tempero, a identidade e a força cultural de Juazeiro seguem sendo protagonistas de um carnaval vibrante, democrático e cheio de alegria.


