Já está disponível gratuitamente na loja virtual do Google (Play Store) o Aplicativo ‘GuardeÁgua’, que auxilia na identificação de áreas apropriadas à construção de barragem subterrânea no Semiárido brasileiro, além de fornecer sugestões gerais de práticas de manejo do solo e da água e indicar opções de cultivos apropriados aos locais de plantio. Desenvolvido pela Embrapa Solos (RJ), em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), sob liderança da Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento de Recife (UEP Recife), o aplicativo está disponível para Android, em versão beta, e conta também com uma plataforma na versão web.
A tecnologia recebeu aporte financeiro do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio de um Termo de Execução Descentralizado (TED) firmado em 2024. A barragem subterrânea é uma tecnologia social hídrica já consolidada e que facilita a convivência com a seca ao garantir umidade no solo para plantio durante boa parte do ano (assista vídeo para saber mais).
“Mas nem todo local é apropriado para a construção de uma barragem. A plataforma GuardeÁgua foi desenvolvida justamente para permitir que técnicos, extensionistas e agricultores tenham uma ferramenta que torne mais assertiva a identificação de áreas com potencial para implantação. É uma solução digital inovadora, com interface simples, amigável e orientadora“, explicou Flávio Adriano Marques, pesquisador e coordenador técnico da Embrapa Solos UEP Recife, durante o lançamento do aplicativo, em Santana do Ipanema (AL), no último dia 10 – veja álbum de fotos.
“O Programa Cisternas do MDS tem como foco a implementação de tecnologias sociais, sendo a mais difundida a cisterna de placas de 16 mil litros. Mas existem outras tecnologias de acesso à água para produção de alimentos, como a barragem subterrânea, pela qual temos muito apreço devido ao seu potencial de transformação das famílias agricultoras. Esse aplicativo será muito valioso para o dia a dia das famílias que tenham o interesse e a aptidão para desenvolver e implementar uma barragem subterrânea“, afirmou Yara Farias, coordenadora-geral substituta de Acesso à Água da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do MDS.
“O aplicativo automatiza uma resposta importante sobre a viabilidade ou não de instalação de uma barragem subterrânea na propriedade rural. Antes dele, muitas vezes, a resposta sobre a viabilidade era fornecida com base no bom senso dos técnicos e técnicas ou agricultores e agricultoras. Agora, essa decisão pode ser lastreada em informações técnicas“, complementou Antonio Gomes Barbosa, coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da ASA.
Como funciona
Desenvolvido para o uso direto em campo, por meio de tablets ou aparelho celular, o aplicativo e a plataforma GuardeÁgua funcionam mesmo sem acesso à internet, garantindo autonomia em áreas sem cobertura de internet. “Quando a conexão é restabelecida, o sistema recupera automaticamente os dados coletados, assegurando a atualização e o compartilhamento das informações em tempo real“, acrescenta Marques.
Alexandre Barros, pesquisador da Embrapa Solos que participou do desenvolvimento, explica que os dados de entrada para o funcionamento do aplicativo referem-se a solo, relevo, clima, geologia e vegetação. “Com todas as informações cadastradas corretamente, o GuardeÁgua indica com precisão se há viabilidade para instalação de uma barragem subterrânea no local, sendo uma ferramenta importante para planejamento da propriedade rural em locais de instabilidade hídrica“, complementa.
A partir dos dados inseridos, o aplicativo fará uma análise integrada e poderá retornar três resultados: ‘Apto’, quando o local é adequado para a construção da barragem subterrânea; ‘Restrito’, quando o terreno é adequado, porém com restrições ou limitações para a construção; ou ‘Inapto’, quando não é adequado para a instalação da tecnologia social hídrica. O usuário poderá então visualizar em tela ou baixar no formato PDF o relatório contendo todos os detalhes da análise e a justificativa do resultado.


