Responsável pelo atendimento a milhares de pacientes da região do Vale do São Francisco e de estados circunvizinhos como Piauí e Ceará, o Centro de Oncologia (Ceonco) da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami) começa 2012 com a aquisição de novos profissionais e serviços. A ideia é possibilitar um atendimento cada vez mais especializado a todos os que buscam o acompanhamento na unidade. Uma das novidades diz respeito ao tratamento de pacientes com leucemia aguda, uma das formas mais rápidas da doença, que pode atingir crianças e adultos jovens.
O tratamento desses pacientes tem que ser imediato, uma vez que as células cancerígenas se acumulam rapidamente, entram na corrente sanguínea e podem se espalhar facilmente por todas as partes do corpo. Patologia de origem ainda desconhecida, a leucemia deve atingir 8 mil novos casos somente este ano, segundo projeções do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
“Esse tratamento é intenso e caro porque exige, sobretudo, a realização de exames de alta complexidade. Para possibilitar um acompanhamento de pacientes da região, tivemos que firmar parceria com o laboratório Progenética, do Rio de Janeiro, que é referência nacional. Antes de implantarmos este atendimento, em fevereiro, os pacientes com essa patologia tinham que ser tratados em grandes centros como Recife e Salvador, por exemplo”, explica o enfermeiro-chefe do Centro de Oncologia da Apami, Paulo Loivo. Em caso de internamentos, os pacientes utilizam a estrutura do Hospital Dom Malan (HDM), graças à parceria entre a Apami e o Imip.
Além do início do tratamento local de pacientes com leucemia aguda, o Ceonco também firmou neste início de ano uma parceria com o Laboratório de Patologia Carlos Bacchi, que possui uma equipe com serviços reconhecidos nacional e internacionalmente. Sediado em Botucatu (SP), o laboratório realiza exames imunohistoquímicos,ou seja, complementares para diagnósticos mais precisos. “É uma avaliação feita em cima de uma peça de biópsia. Falando de maneira que todos possam compreender, é esse exame que vai complementar um diagnóstico inicial e fornecer informações que darão à equipe de profissionais mais segurança para escolher o tipo de tratamento que será desenvolvido junto ao paciente”, destaca Loivo.
Demanda
Para atender a demanda com mais rapidez, outros profissionais foram contratados neste começo de ano: um oncologista clínico, um oncologista pediátrico, um mastologista e um enfermeiro devem se juntar à equipe de especialistas que já atuam na unidade. Além disso, mais cinco salas de atendimento foram construídas em um espaço anexo ao Ceonco.
“Nosso objetivo é atendermos com excelência a todos aqueles que nos procuram. Para isso é importante que possamos aumentar o quadro de profissionais, ampliar serviços, adquirir equipamentos, firmar parceria. A ideia é que possibilitemos o maior número de serviços justamente para evitar que os pacientes tenham que sair para outros centros. Muitos têm dificuldades financeiras, outros não querem se afastar de seus familiares então, quando melhoramos o que fazemos no Centro temos a real certeza de que estamos ajudando de fato a todos aqueles que são atendidos por nós”, finaliza Loivo. (Da Assessoria)



Muito boa ajuda da apami pra nossa região só Deus pra pagar a atenção que o dr. augusto tem por nós da terra. muitos anos de vida pra todos.
Agradeço a Deus e a Apami o atendimento recebido quando fui tratado por Câncer de bexiga no Ceonco , e em especial quero registrar a minha gratidão a todos os funcionários desde a recepção até o consultório principalmente ao Dr.Gray e o Enfermeiro Paulo.
Estou vendo essa notícia com atraso, mas não tem como deixar de mandar um comentário parabenizando a APAMI. Só que conhece a angústia desses pacientes (e seus familiares) com a necessidade de transferência imediata (e a constante falta de vagas na capital) sabe a importância de um serviço como esse na região.