Anvisa manda recolher pó utilizado em confeitaria e sal grosso

por Carlos Britto // 26 de janeiro de 2026 às 20:00

Foto: Reprodução/Internet

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (26), o recolhimento do pó para decoração da marca Sugar Art. O produto, que é da empresa Madi Comércio e Indústria de Artigos para Festas e Artesanatos Ltda. (Madi Comércio), teve sua comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e uso suspensos.

Ele contém materiais plásticos, o que o torna impróprio para ser consumido em alimentos.

Sal Grosso

Outro item atingido pela ação fiscal e que deve ser recolhido é o Sal Grosso Iodado (Ervas Finas) da marca Globo, fabricado pela Brasisal Alimentos Ltda. O produto também teve a sua comercialização, distribuição e consumo suspensos. A medida afeta apenas o lote 004/24, cuja data de validade é 30 de outubro de 2026.

De acordo com o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen/RJ), o lote citado foi reprovado no teste de determinação de iodo.

O iodo deve ser adicionado ao sal de cozinha, para evitar a deficiência desse elemento no organismo, que pode levar ao bócio (aumento da tireoide). A falta de iodo também pode ocasionar vários problemas ao desenvolvimento do feto, durante a gestação, entre outros problemas.

Orientações

A Agência sugere aos consumidores que já tenham adquirido o produto que entrem em contato com a empresa, através do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), para instruções a respeito do recolhimento do produto. O telefone do SAC é 0800 585 0303 (Sal Globo). Mais detalhes estão no site da Anvisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários