No dia 9 de abril de 2025, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou ao lado do CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, a criação de uma nova rota ligando o Recife a Petrolina, terceira maior cidade de Pernambuco. Com três voos planejados por semana, a previsão era de que a operação começasse nos meses seguintes, “ainda em 2025“, como informou a companhia aérea. Até agora, no entanto, o anúncio não saiu do papel. Procurada, a Latam respondeu que não vai comentar a situação.
Pré-candidato ao Senado por Pernambuco e deputado federal licenciado, o ministro fez questão de divulgar a abertura da nova rota ao lado de políticos do Estado, como os deputados Fernando Monteiro e Fernando Coelho Filho, o ex-senador e ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, e de integrantes do Governo Raquel Lyra. Silvio Filho já anunciou que deixará o cargo até abril para poder disputar as eleições deste ano.
Na ocasião, ele disse que a criação atenderia “uma demanda antiga do povo pernambucano“. Hoje, a Latam tem apenas um voo que tem como origem ou destino o aeroporto de Petrolina: de Guarulhos. De acordo com o Sistema de Registro de Operações da Anac, no qual as companhias aéreas precisam indicar com antecedência os voos que irão operar na próxima temporada do setor (no caso, de março a outubro), não há nenhum registro da rota anunciada no ano passado. (Fonte: Coluna Radar/O Globo)


