ANS volta a suspender venda de planos de saúde, apesar de disputa judicial

por Carlos Britto // 30 de agosto de 2013 às 17:29

Planos de saúdeA Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) retomou a suspensão da venda de 246 planos de saúde de 26 operadoras, a partir desta sexta-feira (30). O Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região determinou que a agência deve rever quais reclamações podem ser usadas como base para a decisão de suspender ou não a comercialização de planos.

Em nota, a ANS afirma que todos os requisitos exigidos pelo TRF já foram cumpridos e a decisão permite manter a suspensão da venda dos planos que descumpriram as normas.

“Após detalhada análise da decisão judicial dessa quarta-feira (28), a ANS reexaminou seus próprios critérios e concluiu que todos os entendimentos expressos pelo TRF foram adotados pela agência no processo de monitoramento. Não houve impacto no número de operadoras nem de planos cuja suspensão havia sido anunciada. A ANS obteve no TRF a decisão que permite manter o monitoramento do atendimento e, portanto, suspender a comercialização de planos de saúde que descumpriram a legislação e os contratos firmados com o consumidor”, diz a nota.

Briga judicial

No dia 20 de agosto, a agência anunciou a suspensão, por três meses, da venda de 212 planos de saúde de 21 operadoras por descumprimento de prazos para realização de consultas, exames, cirurgias e negativa de cobertura. De março a junho deste ano, foram computadas 17.417 reclamações. Somaram-se à lista, mais 34 planos de cinco operadoras que já tinham sido suspensos em processo de avaliação anterior.

No mesmo dia, a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) ingressou com ação judicial alegando que identificou “equívocos no processo de monitoramento dos prazos de atendimento aos beneficiários de planos”. Em resposta à ação, o TRF2 determinou que a ANS fizesse a revisão das reclamações usadas como base para determinar a suspensão de cada plano. A agência recorreu da decisão.

Na nota, a agência informou ainda que tem reativado as vendas dos planos que sanaram os problemas. Segundo o órgão, 125 planos de seis operadoras tiveram reativação. (Fonte: Folha de Pernambuco)

ANS volta a suspender venda de planos de saúde, apesar de disputa judicial

  1. Aurelio C. Todd disse:

    Começou a valer, ontem, a decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de suspender a comercialização de 268 planos de saúde de 37 operadoras, em todo o país, que não cumpriram prazos máximos de atendimento para consultas, exames e cirurgias. No Rio, a suspensão vale para oito planos da operadora Assim e três da Memorial Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários